Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Não consigo fazer. Preciso urgente até administração. Tem só 2 dias Título do pedido «Inclusão digital na terceira idade – Um estudo sobre a relação entre a classe social e a utilização da Internet».
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Este trabalho tem por objetivo geral investigar a relação entre a classe social de pessoas da terceira idade com a frequência e a finalidade do uso de aplicativos, mais precisamente, verificar as vantagens e as dificuldades encontradas pelas pessoas de terceira idade no uso da tecnologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória-descritiva e delineada pela pesquisa de campo e bibliográfica com aplicação de questionário para 34 pessoas de terceira idade que participaram do curso de inclusão digital no município de Bragança Paulista-SP. Os resultados demonstram que as maiores dificuldades encontradas pelos respondentes estão relacionadas ao manuseio do computador e das informações. Quanto às vantagens, o resultado obtido foi de melhora na autoestima e maior confiança.
Mostrar todosApenas alguns dos respondentes procuraram o curso de Inclusão Digital para aprender usar o computador para fins de trabalho. A maioria procurou pelo curso para aprender a usar o computador em casa, para se manter atualizados ou até mesmo para redes sociais. Conclui-se, portanto, que a inclusão no curso digital trouxe resultados favoráveis a essas pessoas, pois eles afirmaram ter conquistado independência para manusear o computador, obtiveram melhor comunicação à distância, melhoraram sua autoestima, e conseguem manter-se atualizados, proporcionando conhecimento e amizade e disseram também que são mais felizes.Ocultar
Este trabalho de Conclusão de Curso apresenta o tema: Inclusão digital na terceira idade – Um estudo sobre a relação entre a classe social e a utilização da Internet.
3.1. Objetivo Geral
Investigar a relação entre a classe social de pessoas da terceira idade com a frequência e a finalidade do uso de aplicativos.
AMERICAN MARKETING ASSOCIATION. Marketing: O que é, conceito e tudo que você precisa saber. 12/2015. Disponível em: https://marketingdeconteudo.com/o-que-e-marketing/. Acessado em: 10 de dezembro de 2018.
BANDEIRA, L; MELO, H. P; PINHEIRO, L. S. "Mulheres em dados: o que informa a PNAD/IBGE", 2008. in Observatório Brasil da Igualdade de Gênero, julho, 2010, p. 107- 119.
BLACKWELL, Rogerd; ENGEL, James F.; JAMES F. Miniard. Comportamento do Consumidor. 9 eds. Rio de Janeiro: Thomson, 2001.
BELTRÃO, K. I.; CAMARANO, A. A.; KANSO, S. Dinâmica populacional brasileira na virada do século XX. Rio de Janeiro: IPEA, 2004ª (Texto para Discussão, 1.034).
BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Estatuto do Idoso: Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Brasília: 2010.
BRASIL
Mostrar todos, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Política Nacional de Assistência Social. PBAS/2004. NOB/SUAS. Brasília, 2005.
CAMARANO, A. A. et al. "Como vive o idoso brasileiro?", in CAMARANO, A. A. (org.). Muito além dos 60: os novos idosos brasileiros. Rio de Janeiro: IPEA, 1999.
CAMARANO, A. A.; KANSO, S.; MELLO, J. L. "Como vive o idoso brasileiro?", in CAMARANO, A. A. (Org.) Os novos idosos brasileiros muito além dos 60? Rio de Janeiro: IPEA, 2004, p. 25-76.
CHURCHILL, G.A. Jr.; PETER, j. Paul. Marketing: Criando valor para clientes. São Paulo: Ed. Saraiva, 2000.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GOMES, F. P.; ARAÚJO, R. M. de. Pesquisa Quali-Quantitativa em Administração: uma visão holística do objeto de estudo. São Paulo. VIII SEMEAD, 2005. Disponível em: < http://www.ead.fea.usp.br/Semead/8semead/resultado/trabalhosPDF/152.pdf>. Acessado em 10 de dezembro de 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Dados sobre População do Brasil, PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), 2001.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Sinopse do Senso Demográfico de 2010. Rio de Janeiro, 2011.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA. Cuidados com idosos foram discutidos em seminário, 2010. Disponível em: www.ipea.gov.br. Acessado em 10 de dezembro de 2018.
KACHAR, Vitória. Longevidade. Um novo desafio para a educação. São Paulo: Cortez, 2001. p. 27-35.
KALACHE, A.; VERAS, R.; RAMOS, L. R. "O envelhecimento da população mundial. Um desafio novo", in Revista Saúde Pública, 21 (3), 1987, p. 200-210.
KARSCH, U. M. "Idosos dependentes: famílias e cuidadores", in Cadernos de Saúde Pública, Vol.19, n. 3, Rio de Janeiro, 2003.
INOUYE, K.; PEDRAZZANI, E. S.; PAVARINI, S. C. I. "Octogenários e cuidadores: perfil sócio demográfico e correlação da variável qualidade de vida", in Texto contexto – Enfermagem, Vol. 17 n. 2, Florianópolis, 2008.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 7 eds. Rio de Janeiro: LTC, 1995.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Celia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento cientifico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katalysis. V. 10. Florianopolis. 2007.
SEMENIK, Richard J; BAMOSSY, Gary J. Princípios de Marketing: Uma Pesquisa Global. São Paulo: Makron Books, 1996.
SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Ed. Bookman, 2016. Disponível em: https://www.books.google.com.br/books. Acessado em: 10 de dezembro de 2018.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu. “Inclusão Digital, Software Livre e Globalização Contra-Hegemônica”. In: SILVEIRA, Sérgio Amadeu; CASSINO, João (org.). Software livre e inclusão digital. São Paulo, Editora Conrad Brasil, 2003.
SOUZA, H. M. R. de; FILHO, W. J; SOUZA, R. R. de. Turismo e Qualidade de Vida na Terceira Idade. Barueri, SP: Manole, 2006.
VIEIRA, Valter Afonso. As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Revista da FAE Curitiba V.5 N.1 jan/abr 2002. Disponível em: https://www.revistafae.fae.edu/revistafae/article/viewFile/449/344. Acessado em: 10 de dezembro de 2018. Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!