Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Mandado de Segurança. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Direito, Universidade Santa Úrsula. Rio de Janeiro, 2014.
Nesta pesquisa serão abordados assuntos sobre o mandado de segurança. O citado remédio constitucional é atualmente um dos temas mais debatidos e utilizados. Será demonstrado a sua evolução histórica, conceito, aplicabilidade e sua natureza jurídica bem como o seu procedimento sob a ótica da Lei 12.0196/2009. No primeiro capítulo será apresentado o instituto do mandado de segurança e sua evolução histórica, tais como o conceito desse instituto. Em seguida será abordada a parte processual. Por fim capítulo terceiro será apresentado à conclusão. A presente monografia elucida aspectos, com base na doutrina e na legislação.
O direito ao mandado de segurança vem mostrando-se de grande importância entre nós, tendo em vista que vem crescendo cada vez mais ações.
Será demonstrado a sua evolução histórica, conceito, aplicabilidade e sua natureza jurídica, bem como o seu procedimento conforme a Lei 12.0196/2009.
Será também analisada no primeiro capítulo ao mandado de segurança e seus aspectos gerais, tais como o seu histórico; conceito e sua finalidade; e espécies que poderão ser repressivo de uma ilegalidade já cometida, ou preventiva quando o impetrante comprovar justo receio de sofrer uma violação de direito líquido e certo por parte da autoridade impetrada e sua natureza jurídica.
No segundo capítulo será dada ênfase ao processo e seu procedimento, quando é cabível o mandado de segurança; o conceito de direit
Mostrar todoso líquido e certo; e seu prazo e como funciona o seu procedimento para sua impetração; os legitimados: tanto ativo (impetrante) como passivo (impetrado) e no caso de mandado de segurança coletivo. Bem como competência para processar e julgar o mandado de segurança tendo em vista a função da hierarquia da autoridade legitimada a praticar a conduta comissiva ou omissiva que causa a lesão ao direito subjetivo da parte.
Será abordado como o direito positivo, a doutrina e a jurisprudência vêm tratando o instituto do mandado de segurança na medida em que sua existência constitui fato sobre o qual se deparam os operadores do direito, especialmente advogados, juízes e promotores de justiça.Ocultar
1. MANDADO DE SEGURANÇA – ASPECTOS GERAIS
1.1 Histórico
Com o fim da ditadura militar (1985), com a nova Constituição em 1988, teve inicio também o mandado de segurança, Segundo nas Palavras de Adriana pereira Campos: “de raiz constitucional para proteger direito líquido e certo, quando o responsável pela ilegalidade ou pelo abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público” .
A História do mandado de segurança abrange os primeiros instrumentos que cumpriram o seu papel no passado até a sua origem. É normal remeter-se ao direito anglo-saxão, à origem do habeas corpus e do mandado de segurança, os remédios constitucionais garantidores da liberdade mais importante do ordenamento jurídico .
No início, os mandados tinham car
Mostrar todosáter interdital, ou seja, o juiz avaliava a pretensão do autor e, entendo-a possível e razoável, ordenava a expedição de mandado com cláusula justificativa contra o impetrado, acompanhado de cominação de pena. Com a apresentação dos embargos, a norma contida do mandado seria suspenso e convertido em simples citação. Porém, se o réu não comparecesse à audiência, ou, comparecendo, mas não resistindo ao preceito, prontamente admitir-se por sentença .
O habeas corpus no Direito brasileiro, embora com influência pelo Common Law, inspirou-se somente no modelo anglo-saxônico. Esse instituto desenvolveu no Brasil precisamente por encontrar suporte na “apelação extrajudicial” e em outros mecanismos de tutela interdital previstos nas Ordenações do Reino, conhecidas como “seguranças reais” e as “cartas de seguro” ou de “segurança”Ocultar
BUENO, Cássio Scarpinella. Do mandado de segurança: comentários às Leis n. 1.533/51, 4.348/64 e 5.021/66 e outros. São Paulo: Saraiva, 2002
BUZAID, Alfredo. O mandado de segurança. São Paulo: Saraiva, 1989, v.1.
CAMPOS, Adriana Pereira; LARANJA, Kátia Toríbio. Revista Agora, Mandado de Segurança, Vitória, nº 2, 2005.
CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição, 7ª edição, Editora Almedina, Coimbra, 1997.
CAPELLETTI, Mauro; GART, Bryant. Acess to justice: The woldwilde moviment to make rigths effective: a general report. Milãi: Giuffè, 1978. P.26. (Traduzido para o português por Elllen Gracie Nothfleet)
CARVALHO, Kildare Gonçalves. Direito constitucional. Belo Horizonte: Del Rey, 15ª edição, 2009. Atualizado conforme a Lei n. 12.016, de 7 de agosto de 2009, que
Mostrar todos disciplina mandado de segurança individual e coletivo.
FAUSTO, Boris. A revolução de 30: historiografia e história. São Paulo: Brasiliense.
GRAMSTRUP, Erik Frederico. Do Mandado de Segurança. In: BUENO, Cássio Scarpinella (Cord.). Aspectos polêmicos e atuais do Mandado de Segurança 51 anos depois. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.
MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Interesses difusos: conceito e legitimação para agir. 2ª ed. São Paulo: Revistas dos Tribunais, 1991.
MARTINS JUNIOR, Wallace Paiva. O mandado de segurança e o Direito Administrativo. In: Revista do Advogado, n.64, São Paulo: Associação dos Advogados de São Paulo, outubro/2001.
MAZZILLI, Hugo Nigro. A defesa dos interesses difusos em juízo. 7ª edição. São Paulo: saraiva, 1995.
MEIRELLES, Hely Lopes. Mandado de Segurança, ação civil pública, mandado de injunção, habeas data.18. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1997.
MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 27ª ed. São Paulo. Atlas. 2011.
NUNES, Castro. Do mandado de segurança e de outros meios defesa contra atos do poder público. 7ª ed. Rio de Janeiro, Forense, 1967.
PAZZAGLINE FILHO, Marino; MORAES, Alexandre de; SMANIO, Gliopaolo Poggio; VAGGIONE, Luiz Fernando. Juizado especial criminal; aspectos práticos da lei nº9. 099.São Paulo: Atlas, 1996Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!