A infância e suas linguagens - Na ótica de Loris Malaguzzi

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Para que as aulas se tornem mais atrativas e produtivas para as crianças, utilizando a dança, música, histórias, colagem, massa de modelar, teatro e muita brincadeira. As crianças se tornam assim seres mais críticos, sensíveis ao outro, criativos, atentos e desenvoltos. Deve-se conhecer cada criança para saber como trabalhar para desenvolvê-la de maneira respeitosa, considerando que as crianças têm muito a nos ensinar. O pedagogo tem o papel de observador das crianças, já que cada uma utiliza as próprias linguagens para expressar-se, estimulando em cada um seu melhor potencial. Palavras-chave: Educação infantil. Cada criança tem uma forma de expressão e comunicação própria, a linguagem é uma forma comunicativa dos pensamentos. “A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar, de jogar e de falar, cem sempre, cem modos de escutar as maravilhas de amar, cem alegrias para cantar e compreender, cem mundos para descobrir, cem mundos para inventar, cem mundos para sonhar”.

Loris Malaguzzi 2. FUNDAMENTAÇÃO O respeitado pedagogo Loris Malaguzzi, dizia que o papel do professor é entender as crianças como produtoras e não como consumidoras, devendo aprender a nada ensinar as crianças, exceto o que podem aprender por si mesmas. Devem ingressar na estrutura de tempo das crianças, cujos interesses emergem apenas no curso da atividade ou das negociações que surgem dessa atividade. o As políticas públicas voltadas ao atendimento dos direitos da criança na primeira infância serão elaboradas e executadas de forma a: (. III - respeitar a individualidade e os ritmos de desenvolvimento das crianças e valorizar a diversidade da infância brasileira, assim como as diferenças entre as crianças em seus contextos sociais e culturais; A lei supracitada prevê também, que é dever do estado promover a formação cultural da criança4 e esse é um dos principais objetivos dos métodos de abordagem das linguagens.

O autor inspiração para este trabalho foi o pedagogo Loris Malaguzzi, mundialmente conhecido por seu trabalho na cidade de Reggio Emilia, no norte da Itália, logo após o término da segunda guerra mundial. O método de ensino de Malaguzzi, era basicamente de colocar o professor na posição de documentarista, realizando estudo de seus alunos para então poder dividir com colegas professores e analisar os comportamentos individuais. Neste método, muito eficaz, os professores instigam as crianças a desenvolverem seus trabalhos para depois expor, estimulam o trabalho com as artes através de um ateliê, visto como um lugar que dá asas a imaginação. Podemos destacar que o trabalho com a oralidade no universo infantil é principalmente o de ouvir: [. falar e pensar, portanto, não se aprende sozinho, mas na interação com outros.

Assim, falar sobre as coisas com os outros ajuda a criança a pensar sobre elas e a desenvolver sua linguagem e seu pensamento. Nesse processo, nós educadores, devemos buscar ouvi-las e dar-lhes oportunidades para que, brincando, explorando e interagindo, construam sua própria linguagem, cada uma a seu tempo” (COSTA; GUIMARÃES; ROSSETI-FERREIRA, 2003, p. Nos dia atuais, o contato dos pais com as crianças esta cada vez menor, visto que os pais precisam trabalhar e deixam os seus filhos na creche durante todo o dia ou então com os avós ou parentes. ARTES E DIVERSÃO As artes visuais estão em muito presentes em nosso cotidiano, estão nos muros, nos outdoors, na escola e na televisão, neste sentido, o trabalhar com as artes em sala de aula abre um mundo de possibilidades.

A tradicional massinha de modelar, é uma importante forma de apresentar a arte as crianças, além de desenvolver a coordenação motora das crianças, ela é uma forma divertida de estimular a imaginação. Melhora também a concentração e a criatividade, ao amassar, dividir a massa em tamanhos e formas. Busca-se inserindo a arte no ambiente escolar o desenvolvimento da expressão, afinal, a arte é expressão de pensamento. Pode ser usada também como forma de desestressar os pequenos. O mundo das histórias é muito rico, há parábolas, contos, poemas, narrações, fábulas, contos de fadas, entre outras. O pedagogo pode utilizar-se desses recursos para desenvolver o olhar da criança sobre assuntos específicos, levando para o mundo da imaginação e fantasia, problemas reais.

Há os clássicos da literatura já conhecidos de outras gerações, como João e Maria, que ensina as crianças uma lição de moral. “Quando eu ainda não sabia ler, brincava com livros e imaginava-os cheios de vozes, contando o mundo. ” Cecília Meireles 3. O mais importante resultado desse trabalho pedagógico com as crianças é sem dúvida, a oportunidade que o professor tem que participar da fase mais importante para a formação do ser humano, a infância. O trabalho com lúdico, o caminho da imaginação e tudo que ele proporciona às crianças é sem dúvidas o objetivo a se alcançar. CONCLUSÃO Estamos inseridos em uma sociedade que vê a educação infantil ainda muito engessada naquele pensamento de que a criança deve ir para escola e sentar-se em sua mesa e com os lápis e caderno aprender a ler e escrever, depois fazer contas e resolver problemas matemáticos com o decorrer de seu crescimento.

É papel do pedagogo desconstruir esta ideia de desenvolvimento, muitos estudos e pesquisas mencionados neste artigo demonstram que é primordial para o desenvolvimento da criança trabalhar o aprendizado através do seu mundo lúdico de expressões e linguagens. São inúmeras as linguagens da infância, as formas de se comunicar com as crianças, está exposto acima algumas delas, fica claro que o professor deve ser um pesquisador com olhos atentos ao comportamento das crianças durante a aplicação dos métodos de linguagem infantil, sendo esta a pedagogia da escuta. Redação científica: A linguagem audiovisual enquanto recurso pedagógico: socializando uma experiência. Tocantins. PEREIRA, Morgana Rocho. Redação científica: As Linguagens da arte na infância: Refletindo sobre o cotidiano da criança.

Criciúma-SC, 2011.

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