ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Ensino Religioso. Laicidade. Proselitismo. INTRODUÇÃO Este artigo possui por objetivo propiciar uma análise reflexiva quanto a relevância do Ensino Religioso na Educação Infantil, intencionando a uma análise da importância e necessidade desta disciplina para a base escolar, que é a educação infantil, pois este segmento de ensino consiste na base escolar de todo indivíduo, se fazendo preciso que o estudante seja apoiado e incentivado por meio de valores importantes. É justamente na Educação Infantil que ocorrem as acontecem as primeiros convícios sociais da criança, os quais irão ofertar meios para que ela note os ambientes sociais de que faz parte, e dessa maneira passa a integrasse com o meio e aprender valores, crenças, conhecimentos e diversidades de saberes. Como também vale ressaltar que também com a nova LDB 9394/96 artigo 33, alterado lei 9475/97, houve um novo enfoque, um fio condutor, pode-se assim dizer, para o trabalho com o Ensino Religioso dentro das escolas.

Quanto a rotina escolar sabe-se que o Ensino Religioso pode ser de grande valia para ajudar a melhorar a questão dos valores precisos, do respeito ao próximo, e assim por diante, nos fazendo notar a visível relevância desta disciplina na educação infantil, de acordo com a LDBEN (9394/96), onde afirma que o Ensino Religioso, possibilita a criança uma visão ocular transmitindo para ela o conhecimento social, influenciando estes para sua atuação no meio social. OS BENEFÍCIOS DO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Os benefícios se a educação são muitos, um deles em destaque é propicar o desenvolvimento das potencialidades de cada um, não se pode excluir da educação infantil o atributo da importância do ensino religioso, como nos mostra Tillich (1985), à diferença de outros seres vivos, o homem também tem preocupações espirituais, isto é, estéticas, sociais, políticas e cognitivas”.

Indo de encontro ao que nos fala, (CASTELO BRANCO; CORSINO, 2011, p. o Ensino Religioso na educação Infantil, há que respeitar a diversidade multicultural, multirracial e a pluralidade religiosa na qual se configura o cenário da realidade contextual brasileira, e ao respeitar traz inúmeros benefícios ao indivíduo, como por exemplo aguça o respeito aos valores e crenças tanto seus como do seu próximo. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Esse artigo nos mostra de forma precisa a relevância do Ensino Religioso na Educação Infantil, bem como as definições, os fatores, as consequências quanto ao fenômeno em estudo, dando ênfase a importância deste no processo de desenvolvimento do ser humano, por meio de um Ensino Religioso com afetividade como fator preponderante no processo de formação do homem atuante, focando numa saudável relação entre o aprendiz e o saber.

E assim por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativo, nos fazendo lembrar de acordo com Soares (2010), que “o ensino religioso deve sustentasse nos pressupostos educacionais”. E por ser uma ciência de base epistemológica e, portanto, como área de conhecimento pertinente ao ensino religioso, é a melhor maneira de corresponder ao valor teórico, social, político e pedagógico do estudo da religião par a formação do cidadão. Assim, esta investigação parte do problema: • Por que a disciplina de Ensino Religioso implica em uma forma de enriquecer o ambiente escolar? • Como se pode melhorar o dia a dia por meio do Ensino Religioso? • Quais os benefícios da sócio afetividade presentes no ambiente escolar, tanto para os professores como para os alunos através do Ensino Religioso? E assim por meio desta pesquisa como nos mostra Oliveira (2008), nas pesquisas qualitativas os instrumentos ou as técnicas que ajudam a esclarecer os fatos são as observações, as histórias de vida, questionários e as entrevistas semiestruturadas, facilita a obtenção dos dados qualitativos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS De acordo com a literatura acadêmica, o Ensino Religioso na Educação Infantil, como fator preponderante no processo de formação do homem pensante e atuante, sendo considerado um dos fatores significantes para levarmos aos sucesso fora e dentro da escola. Nietzsche. Vol. II. Tradução: Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2007. SILVEIRA, Emerson José Sena da Silveira. Intolerância, Laicidade e Ensino Religioso. In: Diversidade e o campo da educação – diálogos sobre (in) tolerância religiosa. Org. REIS, Marcos Vinicius de Freitas; SARDINHA, Antonio Carlos; JUNQUEIRA, Sérgio. VYGOTSKY, Lev S. – A Formação Social da Mente – Martins Fontes- São Paulo. ª edição, 2004. WALLON, H. As Etapas Da Socialização Da Criança.

1001 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download