A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL NAS RELAÇÕES DE CHEFIA E LIDERANÇA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Chefe e líder, para efeitos deste artigo, serão considerados como pessoas diferentes, apesar de ser sabido que esses dois papéis podem ser exercidos por um único indivíduo. Nesse sentido, buscou-se na literatura referenciais relevantes à construção de um embasamento teórico, visando ao fortalecimento dos conceitos que serão abordados acerca de comunicação, os quais são indissociáveis dessa temática, como por exemplo, a comunicação verbal e não-verbal, bem como as suas características, vantagens e desvantagens; a comunicação no ambiente organizacional e os seus principais aspectos; a manifestação da linguagem corporal no processo de comunicação; e, por fim, a influência dessa forma de linguagem na relação entre chefia e liderança. Para tanto, será apresentada uma situação hipotética que servirá de exemplo/objeto para a reflexão/discussão da temática.

O esforço maior é de trazer à tona a discussão sobre a influência da linguagem corporal nas relações interpessoais entre o chefe e seu subordinado que exerce liderança frente aos demais, e o quão se faz importante compreender essa forma de linguagem para a melhoria dessas relações. Palavras-Chave: chefe; linguagem; líder; corporal; comunicação. Entretanto, os indivíduos não dispõem somente da fala e da escrita (código verbal) como instrumentos para viabilizar a construção da comunicação. Essa, também, é formada por expressões de rosto, gestos, movimentos, desenhos e sinais (linguagem não-verbal). Este artigo se propõe a discutir acerca da importância da linguagem corporal nas relações entre chefia e liderança, considerando as influências desse tipo de linguagem quando usado de forma incoerente com a mensagem que é verbalizada pelo locutor.

Para tanto, será apresentada uma situação hipotética, buscando-se depreender dessa pontos que sejam relevantes à reflexão. Buscou-se na literatura referenciais importantes, visando reunir um embasamento teórico, em prol do fortalecimento dos conceitos que serão abordados. Portanto, a comunicação precisa incluir a transferência e a compreensão do significado. ” (ROBBINS, 2010, p. Toda comunicação vai envolver duas ou mais pessoas. Pois essa é um processo de passar informação. Portanto, não pode ser realizada por um só indivíduo consigo mesmo, de maneira isolada. Estas mensagens são os que denominamos não verbais, e vão da cor dos olhos, comprimento do cabelo, movimentos do corpo, postura, e até o tom da voz, passando por objetos, roupas, distribuição do espaço e do tempo.

PEASE, 2010, p. A linguagem não-verbal possui um papel sobremaneira preponderante no processo comunicacional. Essa importância é enfatizada por Albert Mehrabian, atualmente Professor Emérito de Psicologia da UCLA (Clark University), em uma pesquisa realizada na década de 1950, na qual testificou que nas situações de comunicação, a linguagem verbal (somente palavras) corresponde a 7%, a parte vocal, incluindo o tom de voz, inflexão e outros sons são responsáveis por 38%, e, 55% se referem à linguagem não-verbal (PEASE, 2005). Ambas as formas de comunicação (verbal e não-verbal) apresentam vantagens e desvantagens. Haja vista administrar implica em utilizar os recursos (de tempo, financeiros, humanos, etc. da melhor forma possível, visando ao alcance dos objetivos, então, principalmente no gerenciamento dos recursos humanos, faz-se necessária uma comunicação constante acerca do que deve ser feito, como e quando deve ser feito.

No contexto organizacional, o processo de comunicação permite com que os colaboradores recebam a informação e a compreensão necessárias para a consecução das suas tarefas, e, o desenvolvimento da motivação, da cooperação e da satisfação nos seus respectivos cargos. Nesse sentido, Robbins (2010) explica que para alcançar tais propósitos, a comunicação possui quatro papéis importantes que devem ser observados: permitir o controle, facilitar a motivação, promover a expressão emocional e proporcionar as informações necessárias à tomada de decisão. O referido autor esclarece ainda: Nenhuma das quatro funções é mais importante que as demais. Nessa perspectiva, Caravantes (2009), buscando demonstrar a importância da comunicação eficaz dentro do ambiente organizacional, a compara, de maneira criativa, com a corrente sanguínea no corpo humano.

Esta última, se estiver sofrendo qualquer tipo de obstrução, fica impedida de fluir dentro da normalidade, resultando em desordem generalizada no corpo e até mesmo em morte. A linguagem corporal no processo de comunicação A linguagem corporal consiste em uma das formas de comunicação não-verbal. É um meio de comunicação, na maioria das vezes, inconsciente e que geralmente transmite mais informações do que a comunicação verbal. Em filmes antigos, por exemplo, conhecidos como o ”cinema mudo”, a linguagem corporal era a única forma de comunicação e a competência dos atores era medida pelo talento na comunicação não-verbal. Pease (2013), ao tratar acerca da relevância da linguagem corporal no processo de comunicação, afirma que a maior parte (até 90%) da opinião formada por um indivíduo a respeito de outro acontece nos primeiros quatro minutos.

O autor relata ainda que o maior impacto causado na primeira impressão é não verbal (de 60% a 80%). A mensagem transmitida pelo corpo geralmente reflete algo importante dos próprios indivíduos. É a expressão do inconsciente (normalmente as pessoas não têm consciência de suas posturas), e, muitas das vezes pode ir à contramão daquilo que é transmitido pelas palavras. O ser humano possui e lança mão de vários recursos de comunicação para expressar suas emoções. É aquele que dirige o trabalho realizado por seus subordinados, sendo assim, responsável pelos resultados. O líder, por sua vez, é aquele que demonstra atributos de liderança, desde ideias, visão e valores até influenciar as demais pessoas com as quais trabalha. O conceito de líder está mais ligado às relações informais dentro da organização.

Para Chiavenato (2014) a liderança é importante em todas as formas de organização humana. Em qualquer grupo de pessoas existe liderança, mesmo que esta seja exercida de forma inconsciente tanto pelo líder quanto pelos liderados. Geralmente o comando das mais diversas instituições, como empresas, forças armadas, entidades públicas, etc. não é concedido a quem tem a qualidade da liderança e sim a pessoas que foram avaliadas por outros fatores como conhecimento específico, aprovação em concurso, indicação política, etc. A situação hipotética apresentada abaixo ocorreu dentro de uma instituição militar e baseia-se no conflito experimentado entre um chefe e um indivíduo com perfil de líder e com o restante dos seus subordinados. Nessa situação, o sargento, chefe de uma equipe de emergência, relatou ao Tenente responsável os desvios de comportamentos por parte dos subordinados.

Segundo o sargento, eles não o estavam respeitando como deveriam, trazendo-lhe aborrecimentos, e, que teria que utilizar o regulamento disciplinar, a fim de punir os militares, para que sua autoridade se fizesse valer. GOIS, 2011, p. A solução para esse conflito encontrava-se em duas ações, uma relacionada à comunicação e a outra à liderança. Primeiramente, era importante que o sargento buscasse melhorar a forma como se comunicava com os seus subordinados (especialmente com aquele que exercia o papel de liderança), buscando encontra o ponto de coerência entre a mensagem verbalizada (ordens, sugestões e etc. com a mensagem enviada pelo corpo. Em segundo lugar, a solução para o problema de liderança não era remover o Cabo da equipe, e sim aproveitar a sua qualidade de liderança para unir a equipe em favor do Sargento.

A posição da mão não pode conflitar com sua posição de chefe. No aperto de mãos está oculta uma conversa inconsciente sobre quem lidera. Quando o braço é estendido com mão na vertical com a palma para o lado significa que a pessoa que estendeu a mão se coloca em posição de igualdade. Quando uma pessoa cumprimenta outra com a palma voltada para baixo, está querendo se impor. Portanto ao responder o cumprimento com a palma voltada para cima há um sinal de aceitação da submissão. PEASE, 2013, p. O papel do componente corporal (um olhar relativamente firme e certos comportamentos de retorno, tais como, concordar ocasionalmente com a cabeça ou reações faciais apropriadas) na comunicação é tão importante, que sem ele o diálogo pode até mesmo ser interrompido.

PRINCIPAIS ASPECTOS DA LINGUAGEM CORPORAL Mãos abertas significam que a pessoa está desarmada e que não representa ameaça. Esse mesmo aspecto é observado na posição das mãos de Hitler, que “encantava” e influenciava multidões com seu discurso firme e autoritário alimentando a esperança dos alemães em dias melhores, num contexto onde estes se sentiam oprimidos e passando por necessidades diversas. Se Hitler fizesse os discursos imperativos com as palmas das mãos voltadas para cima com certeza não teria credibilidade. Sorrir para um chefe ou para um subordinado permite a criação de vínculos. Entretanto, deve ser administrado conforme o momento exigir. Por exemplo, se quando um subordinado é cobrado pelo chefe para mostrar o andamento de determinada tarefa e ao explicar suas dificuldades em cumprir o que lhe é exigido, percebe o chefe com um sorriso, poderá entender que este não se importa com seus problemas; ou, quando a polícia quer se impor em determinado ambiente e para evitar uma desordem é comum se manterem numa expressão de seriedade, pois sabem que sorrisos dariam maior liberdade ao público presente.

O ato de cruzar os braços mostra que a pessoa quer se proteger, ou seja, não está à vontade naquele ambiente. Os chefes geralmente não cruzam os braços após cumprimentarem os subordinados como uma forma de demonstrar domínio, porém os subordinados geralmente cruzam os braços se não estiverem à vontade na presença do superior. Ainda que de maneira inconsciente, a linguagem corporal atua na forma como o indivíduo entende uma mensagem e em como essa é entendida pelos outros. Muito daquilo que se pensa, sente, idealiza ou tem-se como expectativa é revelado através da linguagem corporal. Por isso, muito bem enfatiza Gois (2011) acerca da importância do conhecimento da linguagem do corpo para a vida profissional. É de extrema importância buscar a sincronia entre a linguagem verbal e a não-verbal e entender os aspectos inerentes à linguagem do corpo.

Isso proporcionará uma maior compreensão de grande parte do contexto dos movimentos e uma interpretação clara da mensagem durante um diálogo. Caravantes, Cláudia B. Caravantes e Mônica Caravantes Klockner. Porto Alegre, RS: ICEDEP, 2009. CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. p. PEASE, Allan. A linguagem corporal no trabalho [recurso eletrônico] / Allan e Barbara Pease [tradução de Andrea Holcberg]; Rio de Janeiro: Sextante, 2013. p. PEASE, Allan.

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