A origem da tradição cultural do teatro

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

A origem do teatro grego está relacionada à sua religião e à sua mitologia. Da terceira geração de deuses, de onde origina-se, Zeus, deus supremo da Mitologia Grega, e seu filho bastardo Dionísio, deus do vinho, da vinha, ciclo de vida e vegetação. O mito envolvendo este deus é apontado como o que originou, inspirou o início do teatro grego, em especial, o gênero “tragédia”. Inicialmente a tragédia era apresentada ao ar livre cujos atos remetiam a liturgia, cerimônias, ritos de cultos a Dionísio e, posteriormente foram sendo adicionados outros episódios referentes à mitologia grega. A s primeiras tragédias eram interpretadas apenas por um ator que utilizava-se de máscaras a fim de interpretar diferentes personagens (inclusive os femininos pois às mulheres não era concedido o direito de atuar), este também era acompanhado de um coral, posteriormente viria a ser permitido a presença de até três atores no palco.

A secularização da temática do teatro elisabetano que passara a apontar também para a sociedade, mostrando suas qualidades e defeitos, passou a incomodar a alta sociedade que, por sua vez, passou a criar e patrocinar companhias de teatro a fim de pregar os bons costumes através de temas puritanos, estas companhias apresentavam-se livremente pelo interior de Londres para entreter os nobres como também pelas periferias a fim de ensinar esses bons costumes (segundo conceitos da nobreza) à plebe, porém, as peças representadas pelos plebeus limitavam-se às periferias, entretanto, apesar dos conflitos, o teatro mesmo fragmentado passou a alcançar toda a sociedade, que contemplava esta arte cada qual do modo que melhor lhes aprazia. Hoje, o dna de Grécia, Roma e Inglaterra pode ser identificado no teatro contemporâneo, em geral, na sociedade moderna não há restrição quanto a temática, quanto aos locais de apresentação, vemos casas históricas, luxuosas, bem como autos religiosos a céu aberto, talvez o traço peculiar do teatro contemporâneo esteja na estética, mais precisamente na arte de atuar, na performance.

Na estética tradicional o ator deveria conduzir a atenção do público à estória e ao personagem interpretado, levado-os ao mundo ficcional enquanto na atual estética há duas correntes, a tradicional já citada e a contemporânea na qual ator traz para seu corpo a atenção do público, trazendo assim a estória para o mundo real, mesmo que ela e seus personagens não tenham características verossímeis. A partir do século XX com avanços tecnológicos e a globalização o teatro tomou forma de ondas de rádio e TV, passou a ser apresentado em telões e foi rebatizado de acordo com as vias em que ele era conduzido a seu público. Retomando o primeiro parágrafo deste texto, mas entrevistando o ídolo ao invés do fã, ao ser indagado sobre sua preparação, o ator em questão provavelmente mencionará uma escola de teatro e/ou experiências obtidas através do mesmo.

Morais, Flávia Domitila Costa. O teatro elisabetano como ativismo sociocultural – Campinas, SP: 2008. f. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes.

52 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download