RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL DAS EMPRESAS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NO NOVO MERCADO CONSUMIDOR

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Finanças

Documento 1

TERESINA-PI 2016. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 1. JUSTIFICATIVA 3 1. PROBLEMA 3 1. JUSTIFICATIVA Justifica-se o desenvolvimento do tema, pela percepção das pesquisadoras, sobre a importância da responsabilidade socioambiental das empresas podendo assumir um posicionamento social mais proativo para além da geração de riquezas e postos de trabalho: é chamado de responsabilidade social empresarial. Dentro desse novo papel e diante das demandas cada vez maiores, as empresas, graças à sua grande capacidade de disseminar valores, conceitos, e informações estão assumindo suas parcelas de responsabilidade nesse processo de transformação da sociedade. PROBLEMA Percebendo-se o alto índice de produtos jogados na natureza causando enorme impacto para rios e a própria vida humana, as empresas resolveram tentar modificar esse assoreamento tendo cada uma sua responsabilidade social evidenciando uma melhor associação futura homem/ natureza.

Nesse sentido: Quais os meios que uma organização deve percorrer para atingir um melhor resultado diante das ameaças encontradas no planeta, bem como manter a natureza saudável? 1. OBJETIVOS 1. Isto não apenas representa uma mudança de comportamento da empresa, mas também significa maior legitimidade social, possibilitando a inclusão social que vai dá suporte para aquele desenvolvimento de comunidade, preparar aquele cidadão para o mercado. Para garantir a sobrevivência, em um mercado cada vez mais acirrado e competitivo as pequenas empresas esta percebendo a necessidade de uma atuação diferente junto aos seus clientes. Devemos conscientizar o maior numero possível de consumidor pela preferencia por produtos e praticas que gerem melhoria para o meio ambiente ou comunidade, faz com que o mundo empresarial veja na responsabilidade socioambiental uma nova estratégia para aumentar seus lucros e potencializar seus desenvolvimentos.

O desafio competitivo pode apresentar para as empresas uma ótima oportunidade de negocio, ampliando a participação das empresas desta parte no mercado. Para ter uma boa imagem na empresa é necessário ser bastante transparente em sua relação junto aos seus colaboradores. Nesta perspectiva, percebe-se que a responsabilidade social nas organizações brasileiras é um tema extremamente novo, que vem recebendo várias definições e entendimentos. Ela é a mais nova cultura das organizações e significa a maior e mais importante mudança registrada no ambiente corporativo dos últimos anos. Segundo Chiavenato responsabilidade Social é o grau de obrigações que uma organização assume através de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade à medida que procuram atingir seus próprios interesses. Ocorre que os aspectos caracterizados de vantagem competitiva sustentável a longo prazo passam a ser ainda mais sutis, pois, quando os produtos são considerados similares, as pessoas percebem pouca diferença entre um e outro.

As ações empresariais buscaram transformar os desafios ambientais percebidos pela empresa em fontes de vantagem competitiva. Além de ser cobradas disciplinas desde o jardim até o superior deveriam ter mais programas de incentivos financiados e trabalhados pelos nossos governantes para que não somente o professor, mas qualquer pessoa que se interesse por projetos desse tipo tivesse o apoio necessário para realizar seus trabalhos junto á comunidade. Sabemos que existem várias pessoas que de uma forma ou outra se envolvem em projetos sociais, não porque tem apoio, mas sim porque gostariam de ver um mundo melhor reciclando, reutilizando, enfim, reinventando um mundo melhor. RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL DO ENSINO A escola é antes de mais nada uma empresa que tem uma missão muito mais nobre que é formar cidadãos conscientes ambientalmente, para ser uma empresa ela não pode fugir da tendência contemporânea de assumir seu papel de responsabilidade sócio ambiental.

Para tanto a escola deve desempenhar junto aos alunos com a colaboração do professor vários projetos tanto em salas de aula como no campo, por exemplo a plantação de hortas aonde esses alunos iriam desenvolver técnicas de plantação de frutas e legumes para mais tarde serem consumidas na própria escola e levando o conhecimento para as suas casas e consequentemente para as suas comunidades despertando em cada aluno o desejo e o compromisso com a responsabilidade social para mais tarde aplicar na sua rua, casa, comunidades e nas próprias escolas, também aprender a reciclar vários produtos entre eles garrafas pets desenvolvendo produtos tanto para uso como para comercializar. Assim daríamos a chance de muitos cidadãos tornarem-se responsáveis pelos seus próprios atos de responsabilidade que é um tema que apareceu depois do homem descobrir a degradação de suas próprias ações ao longo do tempo, tornou-se um tema novo embora já venha ao longo do tempo, porém discutido hoje com mais seriedade e responsabilidade, com isso as empresas são cada vez mais cobradas a trabalhar suas responsabilidades sociais levando a conhecimento a importância do assunto no âmbito empresarial mantendo sua ética e responsabilidade.

Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva,2002. VOLPADO, Maricilia; Cimbalista, Silmara. Set/Dez). O processo de motivação como incentivar à inovação nas organizações.

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