GEOTECNOLOGIAS EM SALA DE AULA O USO GOOGLE EARTH E GOOGLE MAPS NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Engenharia mecânica

Documento 1

Nesse sentido, tem-se por objetivo averiguar quais são de fato essas contribuições, além de identificar as limitações dessas ferramentas. Para tanto, optou-se por utilizar o método fenomenológico como base lógica para nortear esse estudo. Dessa forma, faz-se uso da abordagem qualitativa, tendo como meio de investigação o levantamento bibliográfico acerca do tema. Ao final são apresentados resultados relevantes, que confirmam a eficácia e efetividade no ensino/aprendizagem da matéria de geografia, quando auxiliados por geotecnologias como Google Earth e Google Maps. Palavras-chave: Geotecnologias. Finally, relevant results are presented, which confirm the efficacy and effectiveness of the teaching / learning of geography when assisted by geotechnologies such as Google Earth and Google Maps. Keywords: Geotechnology. Tools Strategies. Google Earth. Google Maps.

São utilizadas para coleta, processamento e análise de informações em relação a uma determinada localização (ROSA, 2011, p. Tais recursos oferecem modelo tridimensional do globo terrestre – possibilitam a exibição de conteúdos por meio de um projetor multimídia, com telas estáticas exibidas aos alunos – com o diferencial do uso da ferramenta de zoom e apresentações mais dinâmicas, podendo trabalhar espacialmente, o que seria impossível apenas com o uso de mapas impressos. Diante dessas informações, no contexto atual, essa temática ganha relevância, visto que se verifica tanto a importância dessas tecnologias para a eficácia e a efetividade do ensino/aprendizagem de geografia, quanto, consequentemente, a necessidade de aprimoramento das estratégias pedagógicas e dos instrumentos didáticos utilizados pelos docentes em sala de aula.

Assim sendo, essa pesquisa questiona se uso dos programas computacionais Google Earth e Google Maps contribuem de fato para a aprendizagem dos alunos nas aulas de Geografia. Nessa perspectiva, esse artigo tem por objetivo basilar estudar a utilização e as contribuições do Google Earth e Google Maps para o ensino e aprendizagem de Geografia, além de analisar a importância e as limitações dessas tecnologias como ferramentas pedagógicas. Compreender e realizar a educação, entendida como um direito individual humano e coletivo implica considerar o seu poder de habilitar para o exercício de outros direitos, isto é, para potencializar o ser humano como cidadão pleno, de tal modo que este se torne apto para viver e conviver em determinado ambiente, em sua dimensão planetária.

A educação é, pois, processo e prática que se concretizam nas relações sociais que transcendem o espaço e o tempo escolares (DCNEM, p. Na perspectiva dos PCNs o conhecimento geográfico deve favorecer a reflexão sobre a ação humana em todas as suas dimensões, formando sujeitos capazes de atuar de forma consciente em seu meio social, contribuindo para a construção de um mundo melhor (BRASIL, 2000, p. Nesse contexto, o ensino de Geografia assume papel preponderante na formação de cidadãos críticos e participativos, capazes de utilizar seus conhecimentos para atuar de forma ética e responsável em seu meio social. Manuel Correia de Andrade salienta que a Geografia como ciência social e humana, possui a responsabilidade “de analisar a própria sociedade, as relações que influenciam no tipo de espaço produzido e explicar a razão de ser da ação da sociedade nesse espaço” (ANDRADE, 1987 p.

Castrogiovanni (p. argumenta que: A escola não se manifesta atraente frente ao mundo contemporâneo, pois não dá conta de explicar e textualizar as novas leituras de vida. A vida fora da escola é cheia de mistérios, emoções, desejos e fantasia, como tendem a serem as ciências. É urgente teorizar a vida, para que o aluno possa compreendê-la e representá-la melhor e, portanto viver em busca de seus interesses (CASTROGIOVANNI, p. Através da contextualização dos conteúdos de Geografia, o aluno conseguirá perceber a aplicação dos conhecimentos adquiridos na escola. Aulas baseadas apenas no quadro e giz, livro didático, sem a participação ativa dos alunos tem se demonstrado pouco eficientes. A discussão, o debate e a reflexão devem ser estimulados constantemente, contribuindo assim, para a construção das competências sócio-político-culturais.

CASTROGIOVANNI, 2001, p. Entretanto, é importante destacar que a falta de recursos didáticos nas escolas não deve ser um fator limitante no ensino e aprendizagem dos conteúdos de Geografia ou de qualquer outra disciplina. Aquino Júnior (2007, p. MORAES, 2005, p. Diversos autores/pesquisadores, tais como, Lévy (1993), Perrenoud (2000) e Fonseca (2010) apontam sobre a importância do uso dos diferentes recursos tecnológicos (computadores conectados à internet, softwares educativos, plataformas de aprendizagem, etc. no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente o conhecimento não é encontrado exclusivamente nos livros didáticos, a conexão com a internet possibilita a aquisição de informações que são atualizadas a todo instante. O estudo do espaço geográfico como hoje é entendido requer a apropriação de diversos métodos de leituras da paisagem, descrição, observação, explicação, interação, análise, síntese, dentre outros.

O professor poderá utilizar esse programa para elaboração de roteiros de campo para o estudo do espaço geográfico, exploração tanto dos recursos físicos, visualização de aspectos geomorfológicos do relevo, da vegetação, e nuances topográficas de ruas, bairros e avenidas. Em relação ao Google Earth, esse recurso pode ser acessado através do endereço eletrônico <http/www. googleearth. com>. Figura 2: Tela inicial do Google Maps. O uso desses programas também é apontado por Vale (2014, p. como metodologia didática para os alunos compreenderem os fenômenos geográficos e suas complexidades de maneira multidisciplinar, auxiliando-os a refletir e desvendar a realidade na qual estão inseridos. Outro fator positivo é a possibilidade de ampliar as habilidades dos alunos quanto às relações topológicos e projetivas.

Amade (2010, p. aponta algumas vantagens e desvantagens da utilização do Google Maps e Google Earth (Quadro1). As aulas tornam-se mais difíceis de controlar devido às inúmeras possibilidades que os alunos ficam expostos ao acesso a essas tecnologias. Fonte: Amade (2010, p. Fonseca (2010, p. também aponta que em muitos lugares as imagens não são atualizadas frequentemente ou apresentam baixa resolução, podendo dificultar a investigação geográfica de determinados fenômenos. Entretanto, apesar dessas limitações o uso dessas tecnologias tem demonstrado resultados positivos na aprendizagem dos alunos. Além do de promover a inclusão digital e desenvolvimento de habilidades essenciais à formação de cidadãos críticos e reflexivos, capazes de usar os conhecimentos como ferramenta de transformação social. REFERÊNCIAS AMADE, Nelson.

Integração dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) no ensino em Moçambique, Google Earth como Ferramenta de Auxílio à Disciplina de Geografia no Ensino. Beira: Universidade Católica de Moçambique, 2010. ANDRADE, Manuel Correia de. Tese (Doutorado em Geografia) UNESP, Rio Claro, 2009. BRASIL Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: Ministério da Educação e Desporto, 2012. gov. br/seb/arquivos/pdf/introducao. pdf>. Acesso em 29 out. CALLAI, Helena Copetti. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Geografia), Universidade de Brasília/Universidade Aberta do Brasil – UnB/UAB, Brasília, 2012. FACINCANI, Claudinei. A Utilização do Google Earth na Disciplina de Geografia. Monografia (Curso de Especialização em Informática na Educação).

Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2011. Base Editorial, 2009. FONSECA, Raquel Alves. Uso do google Maps como recurso didático para mapeamento do espaço local por crianças do ensino fundamental I da cidade de Ouro Fino/MG. Tese (Doutorado em Geografia) – UNESP,Rio Claro,2010. FREIRE, Paulo. br/earth >. Acessado em 26 de novembro de 2017. GOOGLE MAPS. Disponível em <https://maps. google. A prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007. MARCONI, M. D. A. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. PERRENOUD, Philippe. Utilizar Novas tecnologias. In: 10 novas competências para ensinar. SILVA, Ana Paula Amorim; CHAVES, Joselisa Maria. Utilização do Google Maps e Google Earth no ensino médio: estudo de caso no Colégio Estadual da Polícia Militar-Diva Portela em Feira de Santana-BA.

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