Modelos de Liderança e uma apresentação do estilo do momento: a liderança coach

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

Isto porque cada vez mais está em foco uma liderança motivacional e participativa visando melhorar as relações humanas no trabalho e assim o desempenho dos funcionários. Dessa forma, a correlação entre alcançar relações humanas positivas e resultados satisfatórios obtidos pela equipe é função do gestor. Por isso, se torna imprescindível o conhecimento dos modelos existentes de liderança pelos administradores. Sendo assim, por meio da metodologia de revisão de bibliografia, este trabalho estudará os estilos de liderança sendo a ênfase dada ao modelo mais contemporâneo, o estilo de liderança coaching. Palavras-chave: Relações Humanas. Ao se possuir um entendimento mínimo a respeito do modo de pensar do ser humano, um grupo passa a ter relações humanas saudáveis dentro da organização onde trabalha, estendendo isso para sua casa e na sociedade.

Entretanto nem sempre foi assim, há menos de 100 anos, esses pensamentos eram muito diferentes e culminaram na Revolução industrial. Naquela época, segundo Marx, o modo de produção capitalista transformava o trabalhador em um individuo sem identidade, sendo apenas uma engrenagem do todo, sem conhecimento do processo geral produtivo (MARX, K. Para o homem, é importante a consciência do que fabrica, a falta disso levava-o à frustração. Esta forma de produção do sistema capitalista tinha somente uma finalidade, que era o crescimento de riquezas que ficavam apenas nas mãos dos proprietários destes meios de produção (BATISTOTI, 2018) Ainda conforme o pensamento de Marx, o produto do trabalho precisa satisfazer algumas necessidades humanas e seu valor precisa estar ligado com sua utilidade, no entanto no capitalismo, é apenas uma mercadoria, não tendo o chamado valor de uso, só com valor de troca.

E para que alguém esteja apto a fazer tudo isso da maneira adequada é preciso que seja treinada para a liderança, focada na motivação dos indivíduos da equipe, sempre voltada para o alcance de metas e entrega de resultados. A teoria comportamental e a importância da motivação Na década de 40, nos EUA, surgiu a chamada Teoria Comportamental, fundamentada na democracia, marcando a influência das ciências do comportamento do homem na administração, se constitui de novas propostas em relação a motivação humana, assim o administrador deve conhecer os mecanismos motivacionais para conseguir guiar de acordo as pessoas, além de si mesmo (RIBEIRO, B. Em tese, motivação é um processo que causa um incentivo no comportamento do homem em direção a uma ação específica, o estimulando a realizar suas atribuições de maneira que a meta seja alcançada satisfatoriamente (GOIS, G.

S. Seguindo a teoria de Herzberg, o autor Chiavenato (2005) afirma que a motivação de uma pessoa em relação ao trabalho depende alguns fatores: os higiênicos que referem-se ao contexto do trabalho e os motivacionais, que dizem respeito ao cargo e suas atividades relacionadas. Para melhor entendimento deste assunto, é válido aprofundar certos aspectos, teorias e conceitos sobre liderança. Maximiano (2000) explica que possuímos vários estilos de liderança, começando pelos transacionais e os transformacionais. Estes são mais focados em pessoas, enquanto aqueles são mais voltados para tarefas, sendo os extremos dos estilos e entre os dois há outros estilos de liderança (NORO, G. B. STUKER, C. É válido ressaltar uma característica essencial que todo líder precisa ter não importando seu estilo de liderança: a inteligência emocional, que é capacidade da pessoa de reconhecer e administrar informações emocionais (ROBBINS, 2005).

Este aspecto pode ser desenvolvido em cinco dimensões: autoconsciência, autogerenciamento, automotivação, empatia e habilidades sociais. Nota-se ainda que é possível haver uma mistura de estilos em um mesmo indivíduo e que isso pode ser muito positivo, pois não há como escolher qual estilo é o mais adequado, já que existem diversas situações que uma equipe pode passar e que exigirá uma forma ou outra de liderança (ROBBINS, 2005). Em vista disso, muitos estudos estão voltados em encontrar um estilo de liderança que seja mais produtivo para as empresas de modo geral, daí surgiu o estilo contemporâneo denominado coach ou estilo de liderança coaching. Líder coach: o estilo de liderança do momento, um passo para o futuro De forma geral, as organizações vêm passando por transformações por causa da globalização, do melhoramento tecnológico, entre outros.

Conclusão A liderança se torna, assim, uma parte essencial para todas as empresas, onde o administrador precisa conhecer a motivação humana e as ferramentas de gestão de pessoas que o ajudarão na tomada de decisões sobre a melhor maneira de incentivar e alcançar o melhor da sua equipe. De forma geral, percebe-se que os líderes eficazes não utilizam um único estilo de liderança, se ajustando à situação, que pode ser também direcionada de acordo com a cultura da empresa. Pode-se concluir então, que nas últimas décadas, e mais fortemente nos últimos anos, tem-se uma preocupação crescente com a qualidade de vida no trabalho de um funcionário, pois as empresas estão se conscientizando gradativamente que quanto mais se investe em líderes motivadores, quanto mais se preocuparem com a satisfação do funcionário, mas este produzirá, desencadeando na ponta o tão buscado lucro.

Referências Bibliográficas ARAUJO, L. C. Construção de talentos: coaching e mentoring. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002. CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando Pessoas: Como transformar os gerentes em gestores de pessoas. º Ed. administradores. com. br/artigos/ tecnologia/motivacao-uma-analise-do-comportamento-do-individuo-dentro-das-organizacoes/57558/>. Acesso em 15 set. GOLDSMITH, M. R. O que é liderança visionária? 2018. Disponível em: <https://www. ibccoaching. com. Teoria geral da administração. Da escola científica à competitividade na economia globalizada. São Paulo: Atlas, 2000 MAXIMIANO, A. C. A. OLIVEIRA, J. H. R. A relação das características inerentes aos perfis de liderança no desenvolvimento do processo coaching. Revista Capital Científico, Eletrônica (RCCe), ISSN 2177-4153, v. Relações humanas com base em dinâmica de grupo em uma instituição de prestação de serviços. Rev. Saúde Pública.

v. n. administradores. com. br/artigos/academico/teoria-comportamental-na-administracao/107956/>. Acesso em 10 set. ROBBINS, S. SILVA, Rosana Cristina Ferreira. A dialética do prazer na profissão docente. Dissertação (Mestrado em Educação defendida em 28/abr/2006). Três Corações: UNINCOR –2006. SOBRINHO, D.

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