A pratica de educação física nas escolas

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Esta amarração se dá no nível de confiança e confiabilidade que o professor constrói com o aluno. Para Paulo Freire (2003, p. “o papel do professor e da professora é ajudar o aluno e a aluna a descobrirem que até mesmo dentro das dificuldades, há um momento de prazer, de alegria”. Presentemente, compreende-se a disciplina de Educação Física com um campo que trata da cultura corporal e que tem como objetivo introduzir e integrar o aluno no seu contexto social. Desta maneira, o aluno poderá se instrumentalizar para usufruir dos jogos, todo tipo de esportes, lutas, danças e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida (BETTI, 1991 p. Para complementar, é possível afirmar que a Educação Física na escola procura por meio da sua prática pedagógica, oportunidades para que o aluno possa aprender a reconhecer e a entender o seu corpo, com o objetivo de superar os limites e estimular as potencialidades físicas e emocionais, de forma independente e responsável.

Em uma concepção ampliada, o estudante aprende a se relacionar consigo mesmo, com o outro e com o meio ambiente por meio de vivências corporais e interações sociais éticas para que ao desenvolver as suas vivências corporais, consiga desenvolver de uma maneira consciente, a sua própria identidade. Segundo BETTI & ZULIANI (2002), existem diferentes fases de ensino para as quais se devem obedecer: • “Primeira fase do Ensino Fundamental (1º a 3º anos): a atividade corporal é um elemento fundamental da vida infantil e que a estimulação psicomotora adequada e diversificada, guarda as relações com o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, assim, é importante destacar atividades que visem o desenvolvimento das habilidades motoras básicas, tais como: jogos e brincadeiras de variados tipos de atividades de auto testagem.

• A partir do 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental: iniciação nas formas culturais do esporte, atividades rítmicas, dança e ginásticas. A aprendizagem de uma habilidade técnica deve ser secundária em relação ao desenvolvimento do espírito lúdico e prazeroso e levando em conta o potencial psicomotor dos alunos. REFERENCIAS: BETTI, Mauro. Educação Física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.   BETTI, M e ZULIANI, L. R. ª ed. São Paulo: UNESP, 2003.

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