Educação cívica

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

É considerado cidadão a pessoa que está em uma fase madura o suficiente para agir consciente e responsavelmente dentro da sociedade. Logo, as crianças ficam fora deste conceito, já que estão em fase de desenvolvimento. Neste sentido, a educação cívica está centrada no que é considerado socialmente aceito. A humanidade a cada geração que passa vai ficando cada vez mais esclarecida, com novas formas de pensar, sentir e agir. Para se constituir um membro ativo, participante de uma sociedade o homem precisa a todo momento estar acompanhado, orientado, educado. A compreensão e interiorização dos Direitos e Deveres Humanos é fundamental para que se exista um bom relacionamento entre as pessoas, da sociedade, e naturalmente isto é conquistado por meio da educação cívica, não parecendo haver grandes dúvidas, de que deve iniciar na escola, e possivelmente ao longo da formação contínua, permanente na vida do homem.

Não é por acaso que este tema está envolvido e bem referenciado em diversos documentos, inclusive internacionais, garantindo a Educação para todos. Por exemplo a Declaração Universal dos Direitos do Homem, ONU (1948: Art. Toda a pessoa tem direito à educação. A educação deve visar a plena expansão da personalidade humana e o esforço dos direitos do homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a tolerância. SÉRGIO, António, (1984). Educação Cívica. Lisboa: ICLP/ME. MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro.

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