PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

ENTREVISTAS: importância da psicologia organizacional 10 2. ENTREVISTA 1 10 2. ENTREVISTA 2 12 2. ENTREVISTA 3 14 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17 REFERÊNCIAS 18 1. INTRODUÇÃO Vivemos numa sociedade organizada onde o relacionamento interpessoal é muito valorizado. De acordo com o livro da disciplina Psicologia Organizacional de Sara Maria de Melo Elgenneni, o profissional da psicologia organizacional estuda e pesquisa o desempenho das pessoas no trabalho, sua saúde, a qualidade de vida que tem, as condições de trabalho, os fatores motivadores e desmotivadores presentes em uma organização. Os comportamentos individuais afetam os comportamentos grupais dentro de uma organização. Esses grupos são importantes para o alcance de metas, divisão do trabalho, enfim, são importantes para o desenvolvimento da organização. Nos grupos informais verificamos que há uma maior interação e confiança entre os membros participantes deste grupo do que dos grupos formais.

Isso se deve à afeição afetiva e ao grau de confiabilidade depositada em pessoas com personalidade semelhante a nossa. O estilo transacional não é um estilo de liderança verdadeira, é uma forma de controle onde o líder propõe ao grupo uma troca, eles desempenham a sua função alcançando a meta e em troca recebem benefício econômicos, políticos ou psicológicos. A liderança transformacional envolve comunicação entre líder e liderado, carisma e valoriza as necessidades dos subordinados. É um líder que influencia e é influenciado pelas pessoas a sua volta. Esse estilo é muito eficaz, pois, consegue maior desempenho e motivação dos funcionários que buscam uma auto-estima mais elevada. O estilo laissez-faire é um estilo de liderança omissa, em que o líder não procura a resolução dos conflitos entre os membros dos grupos, é um líder que possui um título apenas não exercendo nenhum tipo de liderança efetiva e nem possui uma postura de líder.

Este pode ser reprimido se houver uma meta que precise ser atingida e se não houver tempo para a resolução do problema. Mas isso nem sempre é o ideal, o líder deve estar apto a gerenciar os conflitos, seja evitando-o, harmonizando, assinalando e negociando. A organização é constituída por pessoas e precisa atingir sua meta principal: a lucratividade, para isso seus funcionários precisam ter um bom rendimento na produção e na execução de sua função, para que isso aconteça eles precisam estar motivados. A motivação impulsiona as pessoas a realizarem suas tarefas na organização, é variável de pessoa para pessoa. Os estudos realizados sobre a motivação de funcionários em uma organização, de acordo com Gondim (2004) tem por finalidade entender o comportamento produtivo e ao controle exercido sobre as pessoas, a fim de que sejam aperfeiçoados e melhorados elevando o alcance dos objetivos.

os dois solteiros, com casa própria. ambos possuem necessidades financeiras a serem supridas, como pagamentos de contas pessoais, aquisição de bens de consumo, status, etc. A pessoa que recebe R$ 500,00 acha que sua vida melhoraria se ela recebesse um aumento de R$ 1. e a que recebe R$ 5. acha que sua vida seria muito melhor se ela recebesse um aumento de R$ 5. Existem ainda muitas outras teorias motivacionais, mas estas são as mais conhecidas e importantes. Existe também um fator de que pode alterar o comportamento das pessoas e a interação entre elas no ambiente de trabalho, esse fator se chama clima organizacional. Segundo Moscovici (2002) o clima organizacional pode ser observado a partir de ações como calor humano, tensão, equilíbrios, restrições, crises, etc.

A avaliação do clima organizacional é feito com pesquisas de satisfação internas e se for apontado falhas no clima o gestor deve estar pronto para uma modificação a fim de melhorar as relações interpessoais e individuais de seus funcionários. Um bom ambiente de trabalho com pessoas cordiais e calmas, que tenham um bom relacionamento entre si, que estejam motivadas e aptas a desempenhar a função só tende a caminhar para o sucesso, para o completo alcance e superação de metas. Em porcentagem eu diria que não chega nem a 1%. ENTREVISTADOR: E com mais de um dia de atestado? ENTREVISTADO: É raro. A empresa nos dá um convênio com plano de saúde muito bom e isso a gente vê na saúde dos nossos funcionários.

É muito difícil eles faltarem por motivo de doença. ENTREVISTADOR: Como você administra um funcionário com stress? ENTREVISTADO: Aqui na empresa nosso lema é conversar sempre. ENTREVISTADOR: Qual sua atitude quando se depara com a equipe em conflito? ENTREVISTADO: Aqui na empresa a gente resolve os problemas na hora que acontecem. Não deixamos o cara ir pra casa e ficar “ruminando” o que aconteceu porque isso só piora as coisas. Na hora dos conflitos sentamos, conversamos e se for preciso um perdoa o outro colega de serviço pra que tudo saia bem pra todo mundo. ENTREVISTA 2 – EMPRESA: MAHLE ANÉIS S/A Dados entrevistado: Ademir Eduardo Empresa onde atua: Mahle Cargo desempenhado: gestor de pessoas ENTREVISTADOR: Quantos anos de mercado a empresa possui? ENTREVISTADO: Deixa eu consultar os registros para te falar com certeza (.

a empresa atua no nosso país desde o ano de 1920. ENTREVISTADOR: Como você pretende fazer ou está fazendo para motivar a sua equipe? ENTREVISTADO: realizamos palestras de motivação, concedemos bônus salarial. ENTREVISTADOR: Você concorda que para cada pessoa há um modo diferente de motivar? E como você identifica essa diferença? ENTREVISTADO: Concordo. Tem gente que prefere recompensa em dinheiro, outros promoções, outros folgas, aqui no meu setor as pessoas falam o que desejam assim fica bem fácil identificar. ENTREVISTADOR: Como sua empresa colabora para o desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários? Há plano de carreira? ENTREVISTADO: Não existe plano de carreira. A empresa oferece um curso no senai para aperfeiçoamento da atividade e só. A forma de identificar acontece no dia-dia, trabalhando junto, analisado seus resultados e sua conduta.

ENTREVISTADOR: Como sua empresa colabora para o desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários? Há plano de carreira? ENTREVISTADO: Sim a empresa dá curso de treinamento, palestras, treinamento no setor. Temos plano de carreira e salários também. No caso da área comercial o colaborador entra como Promotor, passando a vendedor de varejo, vendedor de SM, Monitor de vendas, Supervisor de Varejo, supervisor de Sm, gerente regional (varejo) Gerente Regional Sm, etc. ENTREVISTADOR: Qual sua atitude quando se depara com a equipe em conflito? ENTREVISTADO: Ouvir um a um e depois tomar a decisão. trabalhamos em equipe com a ajuda de todos os membros da mesma. REFERÊNCIAS BERGAMINI, C. W. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. Ed.

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