TCC Inédito - Pode ser utilizado em graduação ou pós de pedagogia

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Sendo que no ambiente empresarial o pedagogo age no aprender fazer, ser, conviver, conhecer, refletindo suas ações no planejamento, organização, direção e controle melhorando a qualidade de vida no trabalho. Palavras–Chave: Pedagogo. Espaços não escolares. Aprendizagem. Educação. Para podermos conhecer o pedagogo que atuam nestes locais, primeiramente precisamos identificálo. As empresas, os hospitais e as ONGs são espaços que oferecem serviços ligados diretamente com o ser humano, por esse motivo, foi necessário pensar num profissional que atendesse as expectativas dessas entidades. Nesse contexto, a organização, o conhecimento é muito pessoal, e cabe ao pedagogo adequar ou transformar esses conhecimentos para que se tornem conhecimento organizacional. Dominar, sistemática e intencionalmente, as formas de organização do processo de formação cultural na escola.

Cabe a ele prover a escola de uma organização tal que cada criança, cada educando, em especial aqueles das camadas trabalhadoras não veja frustrada sua aspiração de assimilar os conhecimentos [. Sua meta é propiciar o aprendizado de forma com que resulte e um caminho de novidade e conhecimento. Sendo então que os estudantes de modo geral, buscam por Educação e vimos que nesses ambientes não formais o pedagogo precisa ter o intuito de expor ao sujeito o seu valor perante a sociedade, mostrando ao educando que este poderá socializar seus pensamentos e sua base de entendimento para com o todo, promovendo a interação e a comunicação de um trabalho em equipe. Demonstra que a sociedade tem a visão e o argumento que uma pedagogia bem feita é aquela ensinada somente em ambiente de educação e o professor precisa estar envolvido somente com a pedagogia formal, porem devemos ter uma ampla visão que o pedagogo é formado para muito além, pois este profissional estende-se não só a educar crianças e adolescentes, e sim aquele trabalhador que devido a circunstância de seu dia a dia, não conseguiu estar no ambiente formal de educação, e precisa de um profissional pedagogo para seu ensino, o pedagogo consegue e precisa também atuar em lugares importantes como hospitais que devido a situação, a pessoa acamada não consegue se dirigir a um ambiente formal, o pedagogo pode estar em fabricas direcionado pessoas, em empresas com um numero elevado de funcionários direcionado uma ideia de trabalho em equipe e muito mais horizontes que este grandioso profissional pode estar inserido.

No decorrer de nossa história é visto que a sociedade só tem crescido e a educação cada vez mais valorizada, e o momento é de grande preocupação, pois surgem muitas novidades e indagações difíceis de serem resolvido, desafio estes gerado pelo crescimento do próprio aprendizado do Ser Humano, que tem buscado meios de inovar a cada dia, e chegamos enfim, a uma era em que a globalização e a tecnologia estão cada vez mais audaciosas e em busca de uma resposta em que a palavra chave sempre ira ser o aprender e crescer para o novo que invade nossa sociedade em geral. A educação sempre será o foco principal para transformar qualquer situação, seja ela qual for tanto mental e social de um povo que precisa de foco e esperança para se direcionar ao novo, então não adianta acharmos outras maneiras de entender o caos que esta se tornado nosso meio, e sim buscar princípios éticos e inovadores para o aprendizado da sociedade como um todo.

É importante destacar que a educação formal e a educação informal caminham paralelamente, sempre com foco no aprendizado do sujeito. Sendo assim podemos considerar que ela cabe em qualquer lugar onde exige conhecimento pratico, teoria de organização e planejamento, desde que tenha participação de pessoas dispostas a interagir e assimilar esse conhecimento. Se como vimos a pratica educativa é um fenômeno constante e universal inerente á vida social, se é um âmbito da realidade possível de ser investigado, se é uma atividade humana real, ela se constitui como objeto de conhecimento, pertencendo essa tarefa a Pedagogia que e, por isso, teoria e pratica da educação. LIBANEO 2004, p. A área da educação esta cada vez mais elevada e com sede de ensinar e aprender, desde que neste espaço tenha profissionais com garra e autonomia para explorar o novo meio de educação.

A conceituação de tais propostas e os fatores que suscitaram seu florescimento é discutida por vários autores, entre eles Ghanem e Trilla (2008) que explicam que a partir do século XIX, quando se expande o acesso à escola, o discurso pedagógico cada vez mais se limita a caracterizar educação como sinônimo de escolarização. A escola é uma instituição histórica. Não existe desde sempre nem nada garante sua perenidade. Foi e é funcional a certas sociedades, mas o que é realmente essencial a qualquer sociedade é a educação. A escola constitui apenas uma de suas formas, e nunca de maneira exclusiva. GOHN, 2008, p. No Brasil, a difusão destes novos espaços de educação, propõe-se também, aos movimentos sociais, que lutaram de alguma forma para a igualdade a todos.

O paradigma da educação popular, inspirado originalmente no trabalho de Paulo Freire nos anos 60, encontrava na conscientização sua categoria fundamental. A prática e a reflexão sobre a prática levaram a incorporar outra categoria não menos importante: a da organização. Afinal, não basta estar consciente, é preciso organizar-se para poder transformar. Em seus estudos Maturana (1998) explicita o sinônimo entre conhecer e viver, diretamente vinculada ao modo de relacionar-se e organizar-se. Ao falar de emoção o autor não se refere ao que tratamos como sentimentos e sim disposições corporais dinâmicas que definem os diferentes domínios da ação em que nos movemos. Os espaços educativos são formados por fenômenos sociais que manifestam emoções, pensamentos, conceitos e objetivos dos grupos sócias recriando os sujeitos que delas participam.

Esses autores nos remetem a propor uma ação voltada para o ensino aprendizagem que acontece em espaços educativos não formais, com suas dimensões sociais e culturais, demandando do educador um olhar de curiosidade frente à construção do saber. Não podemos descartar a importância da educação formal que é uma ação complexa que exige dos professores, além do domínio do conteúdo especifico capacidade de incentivar os alunos, prestar atenção a suas dificuldades de aprendizagem, estimulo a trabalhos em grupos visando à cooperação e busca solidaria na resolução de problemas; desenvolver a escuta ativa e o respeito às diferenças, reconhecendo a riqueza da diversidade cultural dos alunos sob todas as formas, dentro outros aspectos, dos espaços educativos não formais.

Propicia a aquisição de conhecimentos geográficos, históricos, econômicos, sociais, políticos, científicos, artísticos etc. de forma direta por meio da experiência vivida. Desenvolve as habilidades de observar, pesquisar, descobrir, entrevistar, coletar dados, organizar e sistematizar os dados coletados, analisar, sintetizar, tirar conclusões e utilizar diferentes formas de expressão para descrever o que observou. HAYDT 2006, p 199) Com muito estudo e pesquisa abre direção para vários conhecimentos para a formação e atuação de pedagogo fora do contexto escolar, sendo visto no ambiente empresarial como fator de equilíbrio da empresa. O pedagogo leva o trabalhador a se ver como peça importante dentro da empresa, buscando cada vez mais conhecimentos para trazer benefícios a todos da empresa e a sua volta em geral.

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