Marketing Esportivo

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

OBJETIVOS 3. GERAL 3. ESPECÍFICOS 4. REFERENCIAL TÉORICO 5. METODOLOGIA DA PESQUISA 6. Ele cuida da utilização comercial, licenciamento e imagem de grandes atletas: esse é uma forte estratégia de valorização, divulgação e até mesmo uma determinada marca, eventualmente esquecida no mercado. É possível considerar o marketing esportivo como um tipo de mídia e com isso a maior vantagem da atividade é certamente a capacidade de transmitir uma determinada ‘’mensagem publicitária’’. Enfim o marketing esportivo trás resultados gratificantes na sociedade consumidora. JUSTIFICATIVA ‘’Essa é a fonte de renda com um potencial de crescimento maior. É assim pelas possibilidades de expansão global já comentadas. al (2009) em seu artigo: O marketing esportivo é a parte da divulgação dos negócios do esporte. É a ponte entre o consumidor e a empresa que pretende expor e vender seu produto através do esporte.

Já Segundo os pesquisadores Machado e Zem (2003) em seu artigo que por meio da pesquisa realizada obtiveram-se informações importantes sobre os projetos de patrocínio já das instituições. Uma delas é que 45% desses projetos se iniciaram através da decisão destas instituições em apoiar o esporte brasileiro. Os benefícios são: aumento do reconhecimento público, rejuvenescimento da imagem da empresa, exposição constante da marca na imprensa e em todas as mídias, reforço da imagem corporativa, simpatia junto ao público e mídia, envolvimento da empresa com a comunidade. A pesquisa descritiva expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Desta forma, o marketing com um planejamento estratégico bem definido, pode gerar benefícios tangíveis e intangíveis para uma agremiação.

Nesta perspectiva, é interessante destacar em que termos Délcio Vieira Salomon retrata tal situação: Há uma tendência generalizada em rotular de “pesquisa” e “trabalho científico” certas práticas acadêmicas, cuja natureza é apenas didática: treinar e iniciar atividades científicas com o objetivo de criar e desenvolver nele [trabalho científico] a mentalidade científica. Rigorosamente, não se lhes pode atribuir o caráter científico por faltar- lhes alguns conceitos básicos: a criatividade, a contribuição substancial no processo cumulativo do conhecimento científico. Aaker (2000) defende a ideia de quatro fatores-chave como determinantes do valor de uma marca, ou seja, que constituem a base a partir da qual é possível mensurar o valor de uma marca. A finalidade aqui é descrever a metodologia utilizada na pesquisa.

Estão definidos o tipo de pesquisa, quando aos meios e quanto aos fins, a forma de coleta e de tratamento dos dados e as limitações do método escolhido. Na realidade, a venda e o marketing são antíteses e não sinônimos ou complementações. Haverá sempre, podemos admitir, necessidades para alguma venda. A bola não entra por acaso. Ed. São Paulo: Larousse Brasil, 2010 LAKATOS, E. M. MARCONI, M.

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