Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
A presente Pesquisa destina-se a professores da rede estadual pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Pitanga, a qual consiste em analisar como os professores estão preparados para a nova era tecnológica, pois hoje não basta somente ler e escrever, se faz necessário que o professor esteja imbuído dos conhecimentos tecnológicos. Um professor que não acompanha a era tecnológica, não será capaz de formar cidadãos em condições de acompanhar tais avanços. Também será trabalhado no laboratório de informática do Paraná Digital, os aplicativos do Linux como: processador de texto, slides, planilhas eletrônicas, acesso a internet, dentre outros. Espera-se que ao final do trabalho, os professores estejam aptos na utilização do
computador, bem como, preparados para inovar suas práticas pedagóg
Mostrar todosicasOcultar
Vivemos uma nova era de grandes desafios demandados pelo avanço da tecnologia. Com o desenvolvimento da nova era tecnológica, podemos observar que o acesso à informação se torna mais rápido e fácil. Neste cenário, permite-se que, aos poucos, as tecnologias da informação e comunicação, sejam inseridas no processo de ensino aprendizagem. Podemos dizer em outras palavras, que o quadro negro, o giz, o caderno, a caneta, o lápis e os livros já não são mais as únicas ferramentas tecnológicas utilizadas em sala de aula. As novas ferramentas tecnológicas vem para incrementar, ou seja, inovar a prática pedagógica dos profissionais da educação, inclusive a do professor. No entanto, a questão é: como os professores estão se apropriando dessas novas ferramentas tecnológicas disponíveis na escola?
Se f
Mostrar todosaz necessário não somente saber manusear, mas principalmente saber utilizar de forma pedagógica, para que estas possam provocar impactos positivos na escola.
Neste trabalho serão apresentadas algumas possibilidades e limitações do uso do computador na prática pedagógica dos professores, em que que “o impacto não depende da tecnologia, mas do que é feito com ela.” Sendo assim, vemos que o computador também tem suas limitações na educação. (VALENTE, 2005, p.16)Ocultar
O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO EDUCATIVO
RELAÇÃO PROFESSOR X TECNOLOGIA
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
A INSERÇÃO DO COMPUTADOR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
D’Ambrosio, U. Ciências, Informática e Sociedade: uma Coletânea. Brasília,
Universidade de Brasília, 1994.
DEMO, Pedro. Questões para Teleducação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. 365p.
DINIZ, Melissa, Formação para trabalhar com tecnologia: o grande desafio de
quem ensina, Nova Escola, São Paulo, dezembro/2009,. Disponível em:
.
Acesso em 06 maio 2010.
DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da
Informação, Brasília, v.32, n.1, p. 23-35, jan./abr.2003.
FREIRE, Wendel, Tecnologia e Educação - As mídias na prática docente, Rio
de Janeiro, Wak Editora, outubro/2008.
FRÓES,Jorge R. M.Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a
Questão da Cognição – também disponível em
. Acesso em 13 agosto
2010.
Gatti, B. A Informatização e Tecnologia. In: Serbino, R.
Mostrar todosV. & Bernardo, M.V.C.
(org.) Educadores Rumo ao Século XXI: Uma Visão Multidisciplinar. São Paulo,
UNESP, 1992.
LOPES, José Junio, A introdução da informática no ambiente escolar, São
Paulo, 2006. Disponível em:
. Acesso em: 05 maio
2010.
MAFFI, Bruno, Quadro Negro Tecnológico, Londrina, Folha de Londrina
maio/2010;
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos T., BEHRENS, Marilda A. Novas
tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. 133p.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias.
28
Artigo disponível online http://www.eca.usp.br/prof/moran . Acesso em 21/11/2010.
MORETTO, V. P. Planejamento. Planejando a educação para o
desenvolvimento de competências. Petrópolis: Vozes, 2007.
RENATO, Eduardo José. Informática e educação, 1997, disponível em
http://www.overmundo.com.br/overblog/educacao-e-tecnologia-uma-aliancanecessaria.
Acesso em 22/11/2010.
SANCHO, Juana M., Para uma tecnologia educacional, Trad. Beatriz Affonso
Neves. Porto Alegre: Art Med. 1998.
VALENTE, J.A. Informática na Educação - O Computador auxiliando o processo
de mudança na escola. Disponível em .
Acesso em 12 agosto 2010.
VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação.
Campinas: UNICAMP. 1993Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado comregras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
У наших авторов вы можете заказать любую учебную работу от 200 руб.
Оформите заказ и авторы начнут откликаться уже через 10 минут!
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!