ISO 9000: Qualidade Total

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

A ISO ficou popularizada pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas. Histórico: Desde o início, a industrialização levantou questões relativas à padronização, ao gerenciamento de processos e à qualidade dos produtos. No início do século XX, destacaram-se os estudos de Frederick Taylor, que visava racionalizar as etapas de produção. Seus estudos obtiveram sucesso e foram implantados em sua linha de montagem. A padronização internacional começou pela área eletrotécnica, com a constituição, em 1922, da International Electrotechnical Commission (IEC). Em 1994, a série foi revisada, porém sem grandes modificações, apenas com uma pequena ampliação e alguns esclarecimentos em seus requisitos, mantendo a mesma estrutura, ou seja, três normas sujeitas à certificação.

Em paralelo, a ABNT revisou as normas brasileiras, adotando o nome "série NBR ISO 9000", alinhando-se com o resto do mundo que já adotava nomenclatura similar para suas versões. Em Dezembro de 2000 a série foi totalmente revisada; além das alterações em sua estrutura, agora temos apenas uma norma sujeita à certificação, a ISO 9001, a norma trouxe o enfoque de gerenciamento de processos. ISOS Por Ano 3. ISO 9000:1987 Essa primeira norma tinha estrutura idêntica à norma britânica BS 5750, mas era também influenciada por outras normas existentes nos Estados Unidos da América e por normas de defesa militar. Controle da concepção e projeto - Trata da concepção e desenvolvimento de novos produtos para atender aos clientes; 4. Controle dos documentos e dados - Trata da forma de controlar os documentos do sistema da qualidade; 4.

Compras - Trata da qualificação dos fornecedores de materiais / serviços e do processo de compras; 4. Produto fornecido pelo Cliente - Trata da metodologia para assegurar a conformidade dos produtos fornecidos pelo Cliente para incorporar ao produto final; 4. Rastreabilidade - Trata da história desde o início do fabrico do produto ou da prestação do serviço; 4. Serviços após - venda Trata dos serviços prestados após venda; 4. Técnicas estatísticas - Trata da utilização de técnicas estatísticas na empresa; Esta versão por exigir muito "papel" em vez da implementação das práticas como exigido pela ISO 9001:2008. ISO 9000:2000 Para solucionar as dificuldades da anterior, esta norma combinava as 9001, 9002 e 9003 em uma única, doravante denominada simplesmente 9001:2000. Os processos de projeto e desenvolvimento eram requeridos apenas para empresas que, de fato, investiam na criação de novos produtos, inovando ao estabelecer o conceito de "controle de processo" antes e durante o processo.

Esta nova versão exigia ainda o envolvimento da gestão para promover a integração da qualidade internamente na própria organização, definindo um responsável pelas ações da qualidade. que introduz o conceito de exclusões. Esta cláusula permite que requisitos da norma que não sejam aplicáveis devido a características da organização ou de seus produtos sejam excluídos, desde que devidamente justificados. Desta forma, garante-se o caráter genérico da norma e sua aplicabilidade para qualquer organização, independente do seu tipo, tamanho e categoria de produto. Critérios Para a Normatização As normas foram elaboradas por meio de um consenso internacional acerca das práticas que uma empresa deve tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade total.

A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas organizações a serem certificadas; as próprias organizações é quem estabelecem essas metas. Política da Qualidade - conjunto de intenções e de orientações de uma organização, relacionadas com a qualidade, como formalmente expressas pela gestão superior. Procedimento - modo especificado de realizar uma atividade ou um processo. Processo - conjunto de atividades interrelacionadas e interatuantes que transformam entradas em saídas. Produto - resultado de um processo. Qualidade - medida de atendimento a expectativas, dada por um conjunto de características intrínsecas.

88 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download