Definição do processo locomotor no período da vida

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Antes o interesse do desenvolvimentomotor era apenas em uma explicação teórica,não ajudando muito na realidade. Porém, avanteforam desenvolvidas pesquisas baseadas em teorias experimentais, pesquisas estão sendo tratadas com mais importância tendo como base a realidade do indivíduo. Poucos modelos teóricos abrangentes existem no desenvolvimento motor Suas funções basicamente são integrar os fatos existentes englobados na área de estudo e servir como base para geração de novos fatos. É importante debates e divergências, pois serve de centelha de pesquisa. Os desenvolvimentistas tem um grande interesse em saber como as pessoas são em faixa etárias diferentes(descrição) e o que faz com que essas características ocorram(explicação). Nesse momento centros cerebrais inferiores são mais desenvolvidos que o córtex motor, provocando tais movimentosque o bebê faz.

• Estágio de decodificação de informações (processamento). Namedida em que os centros cerebrais superiores continuam a se desenvolver ocorre a inibição. Os centros cerebrais inferiores gradualmente cedem o controlesobre movimentos esqueletais que são substituídos por atividade motora voluntária mediada pela área motora do córtex cerebral, isto é, envolvendo os estímulos sensorias com informações armazenadas e não só como reação dos estímulos. A segunda é a fasemotora rudimentar São as primeiras formas de movimento voluntários,desde do nascimento até aproximadamente 2 anos. Esta fase representa um período em que as crianças estão ativamenteenvolvidasna exploração e na experimentaçãodas capacidades motoras. Éum período para se descobrir como desempenhar uma variedades de movimentos estabilizadores,locomotores e manipulativo,primeiro isolado e então de modo combinado.

• Estagio inicial, representa a primeira tentativa da criança orientadas por um objetivo de desempenhar uma habilidade fundamental. Omovimento, em si, é caracterizado por elementos que falta ou são de forma imprópria marcadamente sequenciados e restritos. Há o aparecimento dessas habilidades apartir dos 2 anos. O individuo começa a buscar ou a evitar a participação em atividades específicas. Há uma ênfase maior na forma, habilidade,precisão e nos aspectos quantitativos do desempenho motor. É proveitosa esta época para refinar e usar as habilidades mais complexas em jogo avançados, atividade de liderança e em esportes selecionados. • Estágiode utilização permanente,começa por volta dos 14 anos de idade e continua por toda a vida adulta. Essa etapa representa a cume de todos os estágios e fases precedentes, e também o pináculo do processo de desenvolvimento adquirido pelo indivíduo por toda vida.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download