Projeto Contos de Fadas

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Física

Documento 1

A Literatura é uma das formas de uso da língua em nossa vida cotidiana e, como colocado nos Referenciais Curriculares Volume I, pode ser parte das atividades de aprendizagem: “Isso pode ser feito de várias maneiras, através de trechos, capítulos, cenas, ou de obras completas ao longo do ano, em projetos como escrever um roteiro e produzir uma peça de teatro, contar a história através de uma música composta pela turma, etc. ” (2009, p. Projeto realizado para obtenção de parte da nota na disciplina de Estágio Supervisionado I – Ensino Fundamental Anos Finais, pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL, no Curso de Letras – Português e Espanhol. Este projeto foi aplicado em uma turma de 7º ano no primeiro semestre de 2018. A nota final do estágio foi 10.

Dentro desta proposta, estudaremos o Conto de Fadas em sua origem e definição, indicando três contos, dos Irmãos Grimm e do Charles Perrault, a fim de que o conheçam e reconheçam a demonstração de como eles foram criados e narrados no século XVIII e como são contados hoje em dia. Um dos objetivos gerais de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais Volume 2: “valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos. ” (1997, p. Trabalhar o Conto de Fadas com alunos de Ensino Fundamental fará com que eles percorram o universo da imaginação e mais, oportunizará um pouco de fantasia, de emoção.

Nádia Battella Gotlib, afirma que o conto, no entanto, não se refere só ao acontecido. Objetivos: Objetivo Geral: O projeto tem como objetivo geral desenvolver o interesse pela Literatura através da apresentação de três Contos de Fadas, fazendo com que os alunos se interessem pela leitura, conhecendo e reconhecendo a história, bem como desenvolver a leitura, a escrita e a ampliação de vocabulário por parte dos alunos. Objetivos Específicos: Conhecer a história dos Brothers Grimm e do Charles Perrault; Conhecer o histórico dos Contos de Fadas; Reconhecer as várias versões dos Contos de Fadas; Relatar na linguagem oral os Contos de Fadas na versão dos alunos; Contar os contos: Cinderela e A Bela Adormecida; Interpretar os contos; Explanar diferentes versões dos contos; Trabalhar gramática nos contos contados; Identificar os verbos nos textos dos contos de fadas; Trabalhar com verbos no Modo Indicativo; Classificar verbos quanto a sua conjugação.

Desenvolvimento: Será apresentado o tema, mostrando para os alunos os Contos de Fadas em sua origem e definição. Também serão apresentados os três Contos de Fadas escolhidos na forma escrita e na forma oral, pois aqui está sendo trabalhada a linguagem oral. Toda esta forma de apresentação fará com que os alunos apresentem os contos na versão deles. Recursos: Internet; folhas de ofício; fotocópias; lápis de cor, cadernos; lápis de escrever; dicionários, folhas de cartolina, papel pardo. Cronograma: 1ª aula (3 períodos) – Explosão de ideias; Definição de Contos de Fadas; Bibliografia dos autores Irmãos Grimm e Charles Perrault; Conto: A Bela Adormecida no Bosque; Interpretação de texto; Trabalhar com verbos. ª aula (2 períodos) – Feedback da aula anterior; Trabalhar em grupos; Mostrar vários Contos de Fadas; Interpretação de texto; Trabalhar com verbos.

ª aula (3 períodos) – Feedback da aula anterior; Conto: Cinderela ou a Gata Borralheira; Interpretação de texto; Trabalhar com verbos. ª aula (2 períodos) – Feedback da aula anterior; Criação de um conto pelos alunos. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental – Brasilia, 1997. p COELHO, Nelly Novaes. O Conto de Fadas. HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2003. p. São Paulo: CONTO DE Grimm e Charles →Texto: escritores; min); propostas pelo Editora Ática, FADAS”, na Perrault; →Os alunos →Texto: professor, com a 1998. p. Série explosão de ideias; →Conto: A Bela relatam a versão escritores (10 interação dos Princípios; 103). →Conhecer o Adormecida; que conhecem do min); alunos e o histórico dos →Interpretação de conto: a bela →Os alunos interesse deles RIO GRANDE Contos de Fadas; texto; adormecida; relatam a versão pelo assunto e DO SUL.

→Identificar os →Verbos →Contar a que conhecem sua participação Secretaria de personagens continuação do do conto: a bela em sala de aula. Secretaria de Educação e Cultura. Referenc ial curricular: Liçõe s do Rio Grande: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Arte e Educação Física. Porto Alegre, RS: Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, 1998. p. V. Nesse texto, os alunos terão que identificar os verbos que estão faltando no texto, e conforme o quadro de verbos que estará na parte inferior do texto. Os alunos terão que alocá-los no texto nos espaços em branco. Após, terão que copiá-los no caderno e classificá-los em verbos regulares e irregulares. Após esta etapa, começaremos com os relatos da versão que os alunos conhecem do conto “A Bela Adormecida”, para que após possa relatar a verdadeira história desse conto na versão de “A Bela Adormecida no Bosque” de Charles Perrault.

Com isso, os alunos receberão uma cópia do conto original, para que possamos fazer a interpretação do mesmo. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra S/A, 2007. p BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental – →Contação dos ocorrerá de contos por parte forma dos alunos (35 processual min). Rio de Janeiro: Sextante, 2005. DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA Feedback é importante para todos nós. É a base de todas as relações interpessoais. É o que determina como as pessoas pensam, como se sentem, como reagem aos outros e, em grande parte, é o que determina como as pessoas encaram suas responsabilidades no dia-a-dia. WILLIANS, 2005, p. Cada grupo trabalhará num conto. No primeiro momento, terão que lê-lo e responder alguns questionamentos, após, o trabalho será encontrar no conto alguns verbos que serão pedidos pelo professor.

Construiremos um painel com esses contos, para que todos possam ter acesso a eles. No final, cada grupo terá que realizar a hora do conto para a turma. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, um dos objetivos gerais da Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental é “compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem produz. Passo texto; conto; min); Fundo: Ed. →Trabalhar com →Entregar o texto →Contar a Universidade de Passo Fundo, verbos. com o conto; continuação do 2004. p. →Interpretar o texto conto (15 min); com perguntas e →Entregar o respostas; texto com o →Trabalhar no conto (5 min); texto com verbos. no. citado 16 Abril 2005], p. Disponível na World Wide Web: <http://www.

sciel o. br/scielo. Dividirei o texto em partes e faremos grupos para que possam interpretar em forma de desenhos o seu trecho da história. Como está descrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais, no volume 6 referente a disciplina de Arte, um dos objetivos gerais de arte para o ensino fundamental compreende “expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas. ” O trabalho em grupo é de extrema importância, pois cada um apresenta a sua opinião e juntos relacionam-se e trabalham em equipe, pois trabalhar em equipe é fundamental para o mundo de hoje, dentro e fora da escola, assim, neste caso, conseguir fazer um belo trabalho de escrita, ajudando na aprendizagem de todos do grupo.

Na visão de KELLER, “Com atividades adequadas para serem realizadas em pares e/ou em grupos, serão garantidas maior eficiência e maior produtividade no trabalho de ensino, além de maior prazer e motivação nas atividades práticas, o que, certamente, pode ocorrer mesmo em turmas com desníveis de conhecimento de LI. ” (2004, p. Referenc ial curricular: Liçõe s do Rio Grande: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Arte e Educação Física. Porto Alegre, RS: Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, 1998. p. V. WIKIPÉDIA http://pt.

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