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Trabalho escrito em parceria com Marcia Kühl Martins. Márcia foi uma grande escritora, eu tive a sorte e o prazer de conviver pessoal e profissionalmente com ela.
Essa apostila, que segue rigorosamente as normas da ABNT é um curso completo de atendimento ao cliente, o material que tem inclusive uma dinâmica proposta em seu anexo, foi escrito após cuidadosa pesquisa bibliográfica e foi pensado para ajudar o trabalho do facilitador(a).
Esse trabalho faz parte do acervo da consultoria RV Martins - Graficosnet: www.graficosnet.com
Proprietário: Rodrigo Virgilio Martins
Na luta pela sobrevivência, os homens em um passado longínquo caçavam, pescavam e extraíam alimentos da natureza. Com tempo, passaram a produzir o que consumiam e ao longo de sua história, aumentaram a produção de bens e serviços. Com o desenvolvimento alcançado se envolveram além do cultivo, com a distribuição de excedentes que, a princípio, eram comercializados por trocas.
Desse modo, organizações se constituíram como princípios formados por diferentes recursos, com os quais ofereciam produtos e serviços para alcançar a satisfação de seu público-alvo. Drucker (2002, p. 35) esclarece que: "só existe uma definição válida para a finalidade de uma empresa: criar um consumidor. Para isso, precisa conhecer suas necessidades e preferências”.
Para Corrado (1994, p. 45): “Estamos vivendo em uma economia globalizada cada vez mais dependente da criação, administração e distribuição de recursos de informação por redes globais interconectadas como a Internet. As novas tecnologias evoluem e levam informações ao redor do mundo em segundos”. Essas proporcionam vantagens na gestão de diferentes organizações, como:
• Redução de custos: A informatização é eficiente para reduzir custos.
• Produtividade: Ao automatizar processos manuais, a companhia gasta menos tempo, o que quer dizer que a produtividade aumenta.
• Atendimento ao cliente: A tecnologia ajuda a empresa a atender bem o comprador. Desde sistemas complexos, até os simples, como um suporte ao cliente via chat, permitem oferecer um atendimento personalizado.
• Integração: Sem te
Mostrar todoscnologia, pode não se vender para um grande cliente potencial, que levará o seu processo de compra para portais ou por meio de sistemas de compras eletrônicas.
• Internet: A tecnologia é essencial para a comunicação com parceiros de negócios e clientes. Ela é fundamental para reduzir custos, atender melhor o cliente e integrar os negócios de forma rápida e barata (SONIQ, 2013, p. 02).Ocultar
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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