GESTÃO DE SUPRIMENTOS: REDUÇÃO DE CUSTOS COM A UTILIZAÇÃO DO SUPPLY CHAIN

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

O Supply Chain Management (SCM) é uma metodologia que busca alinhar todas as atividades de produção de forma sincronizada, visando reduzir custos e minimizar tempo de ciclo. Tudo isso de forma estratégica integrada, maximizando o valor percebido pelo cliente final. A gestão ou gerenciamento da Cadeia de Suprimentos pode ser definido como uma integração dos processos-chave de negócios desde o usuário final até os fornecedores originais que provêem produtos, serviços e informações que agregam valor para os consumidores e demais interessados no negócio. Não é fácil montar uma cadeia de suprimentos bem estruturada, principalmente no Brasil, onde o a ferramenta Supplay Chain ainda é pouco utilizada, principalmente nas pequenas e médias empresas, porém os que conseguem manter esses sistemas funcionando saem na frente das concorrências.

Palavras-chave: Supply Chain Management. Conceito Supply Chain 2. Introdução a Cadeia de Suprimento No mercado competitivo em que se encontra as empresas na atualizade , a busca pela redução de custos está cada dia mais em ênfase no vocabulário dos gestores. Um fator determinante para que esses objetivos se concretizem é o Supply Chain Management (SCM). Cecatto (2003) define que o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos consiste em aprimorar e desenvolver todas as atividades relacionadas com o fluxo e transformação de produtos e serviços associados, desde a obtenção de matérias-primas até a chegada do produto ao usuário final, bem como os fluxos de informação relacionados e a geração de valor para todos os componentes da cadeia. Beamon (1999) define a cadeia de suprimentos como um processo integrado, em que a matéria-prima é transformada em produto final que é então entregue aos clientes (via distribuição, varejo ou ambos).

Fonte: Xavier (2008) 2. Os ganhos das empresas que implantam Sistema Supply Chain De acordo com Fleury (2006), o SCM já está na agenda da maioria dos gerentes das grandes empresas internacionais. Artigos na imprensa especializada estão anunciando o SCM como a nova fonte de vantagens competitivas. O enorme interesse pelo tema é totalmente justificado em função tanto nos exemplos de sucesso já conhecidos, quanto do nível de complexidade e descoordenação da grande maioria dos canais de distribuição hoje existentes. O autor ainda ressalta que uma série de estudos realizados no EUA nos últimos anos tem confirmado as oportunidades de ganho com a adoção do SCM. As empresas brasileiras, em sua maioria não conseguem aderir ao sistema SCM, devido à falta de cultura, principalmente das pequenas e médias empresas, onde não conseguem gerir todo o caminho percorrido por seus produtos e processos em seus fornecedores.

As dificuldades encontradas neste processo estão nas barreiras de ordem Cultural, Tecnológica e Financeira. As barreiras culturais, gerentes com objetivos funcionais individuais, pode ser vencidas através do gerenciamento de mudanças, gerentes com visões de benefício em conjunto, ou seja, abandonar o gerenciamento de funções individuais, e buscar a integração das atividades através da estruturação de processos-chave na cadeia de suprimentos. Um bom gerenciamento da cadeia de suprimentos, começa na avaliação dos gastos, no modelo atual de compras, na avaliação dos índices financeiros aplicados na renovação dos contratos por fornecedores, não basta colocar um software de administração da cadeia, se não alterar o modelo de gerenciamento, torna-se necessária a introdução da decisão centralizada para elevar o nível de serviço, abaixar os custos, distribuir a produção de forma suavizada e aumentar a flexibilidade quanto a possíveis afastamentos da demanda do valor previsto.

Com o trabalho foi atingida a proposta de avaliação de desempenho da cadeia de suprimentos, considerando que a SCM trata basicamente da integração holística desde as fontes originais de matérias-primas, passando pelos fabricantes, atacadistas, varejistas e até os clientes finais, que são voltadas normalmente para o curto prazo, nos objetivos estratégicos alavanquem seu desempenho, sendo eficiente e eficaz simultaneamente. Desenvolvimento de novos produtos – buscar o mais cedo possível o envolvimento dos fornecedores no desenvolvimento de novos produtos. Os primeiros benefícios procurados pelas empresas ao implementar os programas de gerenciamento da cadeia de suprimentos são: 1. Satisfação do cliente; 2. Redução de custos; 3. Aumento da lucratividade; 4. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. ed. Porto Alegre: Boockman, 2006.

BEAMON, B. n. CAIRES, R. R. Administração de materiais e estoque na empresa. Trabalho de curso de Pós-Graduação lato sensu em Administração e negócios da Unip Interativa. A importância do Supply Chain Management no desenvolvimento das empresas brasileiras. Disponível em:. Acesso em: 30 abril 2018. FLEURY, P. F. blogspot. com. br/p/scm. html>. acesso: 30/04/2018 XAVIER, S.

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