Resenha: Seara Vermelha – AMADO, Jorge

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Zootecnia

Documento 1

Biografia Mestre da narrativa e sempre baseando-se em temas regionais, Jorge Amado expressa claramente os valores populares. No célebre discurso de posse na Academia Brasileira de Letras, em 17 de junho de 1. diz: “não pretendi nem tentei jamais ser universal senão sendo brasileiro e cada vez mais brasileiro. Poderia mesmo dizer, cada vez mais baiano, cada vez mais um escritor baiano”. Filho de um comerciante sergipano que era proprietário de terras no sul baiano, Jorge Amado nasceu em Itabuna, no distrito de Ferradas em 10 de agosto de 1. e 1. o escritor e militante político passam a conviver e suas obras são profundamente afetadas por esta convivência. Por influência de Rachel de Queiroz aproxima-se do Partido Comunista Brasileiro, elegendo-se pela legenda deputado estadual por São Paulo.

Participa ativamente dos últimos momentos do PCB antes de deixar o Brasil em para um exílio de 5 anos no Uruguai e Argentina. Passa por um difícil período mesmo vivendo de direitos autorais. Tem na espantosa viagem a companhia constante da fome e da morte. Acomodam-se numa fazenda de café, restando dos que partiram apenas quatro: Jerônimo, Jucundina, João Pedro e o garoto Tonho. Os outros morreram ou perderam-se pelo caminho. Na segunda parte do romance, "As estradas da esperança", a narração foca os três filhos homens de Jerônimo e Jucundina: João, o soldado, o jagunço Zé Trovoada e o cabo Juvêncio. Apreciação ”Cai, orvalho do sangue do escravo, Cai, orvalho da face do algoz. Ao mundo machista do sertão contrapõe-se a lúcida perspectiva da personagem feminina, questionando os motivos e as decisões que afastam os homens das suas raízes.

Persistem ainda hoje, mesmo que muito timidamente, as tentadoras soluções representadas por João, José e Juvêncio, os três filhos de Jucundina e Jerônimo. José vinga-se pela via do cangaço, João procura as respostas messiânicas e Juvêncio reage aderindo às lutas sociais. Entretanto é quase impossível identificar hoje pelo menos dois dos meios representados pelos filhos. Resta-nos quase e tão somente alguns tipos de repostas messiânicas apregoadas em qualquer esquina.

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