Lixo e Insetos - Compostagem - Reciclagem

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharia mecânica

Documento 1

Projeto de Ensino (Graduação em Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cidade, Ano. RESUMO Lixo e Inseto, Inseto e Lixo – Conscientização e Soluções – Esse trabalho trata de problemas do cotidiano de qualquer pessoa, em especial dos discentes que habitam em regiões rurais. A Embrapa busca soluções naturais para isenticidas de fabricação caseira que não poluam o meio ambiente e nem prejudicam a saúde, tentando amenizar o problema dos insetos que aumenta por conta do lixo produzido pelos humanos. O objetivos, é conscientizar a nova geração desses graves problemas sugerindo soluções práticas em um trabalho de campo coletivo. Pesquisadora da Embrapa Semi-Árido) nos acendeu a luz conceituando os resíduos orgânicos que constituem todo material de origem animal ou vegetal.

Arlene Maria Gomes Oliveira, Pesquisadora da Embrapa, nos diz como separar e armazenar o lixo orgânico. ZAMBERLAN, A. F. FRONCHETI, A. Lixo 4. Insetos 5. SUMÁRIO Introdução________________________________________________________6 1 Referencial Teórico_______________________________________________8 1. Lixo X Compostagem_________________________________________9 1. Mas o que são resíduos tóxicos?________________________________10 1. Ensinando a proteger o Meio Ambienta______________________________19 2. Justificativa____________________________________________________19 2. Problematização________________________________________________19 2. Objetivos______________________________________________________19 2. Conteúdo______________________________________________________20 2. Além de poluir, atrái um número infinito de insetos que além de incomodar a vida das pessoas podem causar doenças, endemias e epidemias. O objetivo é conscientizar os discentes para esses problemas de impacto ambiental e dar-lhes ferramentas para que possam minorizar seus problemas caseiros. Desenvolveremos, primeiramente, em sala de aula, debates sobre o problema do lixo: Lixo orgânico, Metais, Papéis, Vidros, Borracha, Plásticos e produtos eletrônicos. Vamos priorizar a Reciclagem – separação do lixo – e solução para todos os produtos.

A seguir, trataremos do problema do Lixo Orgânico, o nosso lixo, o de casa, que inclui também o uso dos sacos plásticos e a absorção desses, que não se deterioram, e prejudicam algumas espécies animais. Para a fabricação de inseticidas naturais, conforme as fórmulas: Sabão de Coco, Pimenta, Alho, Borra de Café (que também serve para a compostagem etc). Esse é um trabalho para um mês e a intensão é dar aos discentes a ideia de que a Geografia faz parte da vida deles. Tudo faz parte da Geografia, desde seus problemas sociais até a solução do problema do lixo de suas casas. Os problemas mundiais fazem parte de suas vidas direta ou indiretamente. A solução tem que ter um começo e começa com ‘um’ fazendo e dando certo, e, aí o outro, o vizinho vai se interessar em fazer também e logo teremos uma comunidade resolvendo problemas.

A ação de ‘um’ pode fazer a diferença na ação de todos. de todo esse lixo é formados por resíduos orgânicos que poderiam e deveriam ser transformados em fontes de nutrientes para as plantas – adubo - fazendo assim um ciclo natural dos alimentos. Uma questão meramente educativa que poderia mudar o destino de lugares, se incentivado e trabalhado com os discentes de forma didática e em campo. É transformando a criança que o adulto aprende e utiliza o novo saber. Dessa forma as novas gerações terão um planeta melhor. Vamos tentar reduzir esse estrago alertando a geração de discentes. Pesquisando sobre os assuntos e visualizando como passar esse conhecimento para os discentes para que utilizem em suas vidas e ensinem aos seus amigos e parentes, na esperança de um futuro melhor, segue abaixo a pesquisa: 1.

Lixo X Compostagem Segundo TEIXEIRA, L. B. GERMANO, V. Mas o que são resíduos orgânicos? Segundo Flávia Rabelo Barbosa Enga Agra (D. Sc. Pesquisadora da Embrapa Semi-Árido), “os resíduos orgânicos constituem todo material de origem animal ou vegetal cujo acúmulo no ambiente não é desejável. Por exemplo, estercos de animais (boi, cavalo, porco, galinha etc), bagaço de cana-de-açúcar, serragem, restos de capina, aparas de grama, restos de folhas do jardim, palhadas de milho e de frutíferas, restos de alimentos de cozinha, crus ou cozidos, como cascas de frutas e de vegetais, restos de comida etc. O lixo doméstico orgânico é rico em nitrogênio (N) (um nutriente importante para que o processo bioquímico da compostagem aconteça); restos de capim ou qualquer outro material rico em carbono (C), como palhadas de milho, casca de banana, folhas de jardim, restos de grama ajudam no processo.

Como fazer Arlene Maria Gomes Oliveira, Pesquisadora da Embrapa, nos diz: “Para separar e armazenar o lixo orgânico doméstico deve-se utilizar duas latas de lixo em sua cozinha com capacidade de 50 ou mais litros. Em um dos recipientes coloque o lixo seco (jornais, revistas, vidro, metal, plástico que podem ser reciclados). Na outra lixeira coloque o lixo orgânico, este é o que nos interessa para a Compostagem. Após encher a lixeira, leve os resíduos para o local destinado ao preparo do composto e comece a formar as pilhas de Compostagem. Inicialmente deve-se revolver a terra com uma enxada antes de depositar a primeira camada de resíduos orgânicos no solo. Com a leira pronta não é necessário molhar até o primeiro reviramento. Caso tenha cinzas disponíveis, essas podem ser colocadas na formação da pilha.

A primeira e última camada devem ser de restos de capinas ou outro tipo de palhada”, conclui. embrapa. br/equipe/-/empregado/259018/arlene-maria-gomes-oliveira) 1. Durante a decomposição, o composto não deve atrair insetos nem soltar mau cheiro. Se isto estiver acontecendo, basta revirá-lo mais vezes até que este problema desapareça. Caso existam animais domésticos soltos próximos à leira de compostagem, deve-se cercá-la com telas de arame ou formar pilhas acondicionadas em cilindros metálicos. Quanto menor o tamanho dos resíduos orgânicos e mais variada a sua composição, mais rápida é a compostagem. Portanto, picar os materiais antes de formar as leiras e usar diferentes materiais, acelera a decomposição. É uma fonte de nutrientes (N, P, K etc), a adição de matéria orgânica do composto melhora a estrutura física do solo, proporcionando aos solos arenosos maior retenção de água e de nutrientes, enquanto nos solos argilosos aumenta a porosidade, melhorando a sua aeração.

Aumenta também a população de microrganismos benéficos, como bactérias e fungos, que disponibilizam os nutrientes minerais do solo para as plantas. O composto orgânico pode ser utilizado em todos os cultivos e plantas. Insetos X Inseticidas Os sapos, lagartos, lagartixas, morcegos e pássaros dentre outros predadores naturais dos insetos estão cada vez mais tendo seus habitats invadidos pela ação do homem. Por conta dessa invasão de cidades mata adentro, a população de insetos cresce incrementada inclusive pela má ação do homem na utilização inadequada de lixeiras abertas das casas, depósitos de lixões à céu aberto, falta de higiêne coletiva e privada, depósito de água de chuva em calhas, cantos ou coisas que se assemelhem, enfim, coisas que o ser humano poderia evitar, pensar e não o faz por questões básicas de educação.

Passo Fundo: P. Berthien, 1994. p. existem vantagens nos inseticidas naturais em relação aos sintéticos, como as citadas por Escalona et al. pois oferecem alternativa aos inseticidas químicos sintéticos, uma vez que podem ser empregados com o mesmo propósito; podem ser facilmente preparados a partir de restos de colheita ou de várias espécies vegetais reconhecidamente eficientes, por meio artesanal, semiindustrial e industrial; são facilmente biodegradados, por sua natureza orgânica, o que contribui para a diminuição da contaminação ambiental; contribuem para a segurança alimentar, melhorando a qualidade de vida e protegendo a saúde dos trabalhadores e consumidores; por conterem mais de um princípio ativo e pouca persistência, são menos propensos a promover resistência ou tolerância em pragas e patógenos; são compatíveis com o Manejo Integrado de Pragas - MIP e com o sistema de manejo orgânico; são mais econômicos que os agrotóxicos sintéticos.

Organofosforados (PARATHION, MALATHION, ORTHENE, BIDRIN): são ésteres do ácido fosfórico. Menor teor de toxidez com relação aos organoclorados, porém, são absorvidos pelo organismo humano através de todas as vias possíveis (respiratória, gastrointestinal, dérmica, por membranas de mucosas). Não são cumulativos, insolúveis em água, apresentam toxidade aguda (efeitos aparecem rapidamente no organismo). Carbamatos (CARBARYL, METHOMIL, FURADAN): são ésteres do ácido carbâmico, muitas vezes sintetizados a partir de compostos organofosforados. Apresenta toxidade aguda média, baixo acúmulo no meio ambiente, são insolúveis em água, pouco absorvidos pelo organismo humano e bastante utilizados no controle de insetos em estocagem de grãos. O ideal é utilizar inseticidas que têm eficácia comprovada mesmo quando aplicado em pequenas quantidades, não são tóxicos ao homem, a outros animais e nem ao meio ambiente, econômicos, de fácil aplicação e que apresentem baixo acúmulo no ambiente, como é o caso dos inseticidas naturais”, conclui.

Curiosidade informativa O Baygon, por exemplo, contêm produtos piretroides (ciflutrina e transflutrina) e os carbamatos (propoxures e clorpirifós), como ingredientes ativos. Os piretróides pode levar a uma variedade de efeitos nocivos, se ingerido em quantidade suficiente, incluindo: tremores, dispneia e paralisia. O SBP também tem Ingredientes ativos (Imiprotrina 0,020%, Permetrina 0,050%, Esbiotrina 0,100%), solvente, antioxidante, emulsificante e propelentes. Fonte: http://www. Fonte: Abreu Junior (1998). – Mata Mosca - Indicação: tripes, pulgões, mosca doméstica, lagarta do cartucho do milho (Spodoptera frugiperda), mosca dos chifres (Haematobia irritans), mosquito (Aedes aegypti), míldio (Peronospora spp. brusone (Pyricularia sp. podridão do colmo e da espiga (Erwinia carotovora var. zeae), mancha de Alternaria, mancha de Helminthosporium, podridão negra. Triturar folhas secas (20 g de folhas secas para cada 100 ml de água), adicionar água, agitar e deixar em repouso por 48 horas.

O uso dessa mistura resultou em até 80% de mortalidade da lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis). Fonte: Cruz & Dias (2002). – Pulga - (Piper nigrum) Indicação: pulgões, ácaros e cochonilhas: - 100 g de pimenta-do-reino; - 60 g de sabão de coco; - 1 L de álcool; - 1 L de água: Colocar a pimenta no álcool durante 7 dias. Dissolver o sabão em 1 litro de água fervente. Justificativa Na maioria das comunidade o lixo individual e coletivo é um grande transtorno. Geralmente colocados amontoados nas calçadas, vielas, cantinhos ou apenas jogados no mato, acabam entupindo bueiros inundando as ruas quando há precipitações mais volumosas, além de causar mau cheiro e poluir o meio ambiente. Outro grave problema é o aumento de insetos, por conta do acúmulo de resíduos orgânicos, que além de incomodar podem trazer doenças, endemias e epidemias.

Teoria e prática como forma de assimilarem a proposta de convivência saudável com o Meio Ambiente. Problematização Demonstrando os elementos químicos que contém os inseticidas e sua classificação delinearemos o grau de periculosidade de cada classe. A coleta de lixo pela Prefeitura acontece regularmente? Para onde vai o lixo colhido? Próximo passo será a apresentação de um vídeo sobre os lixões e o problema dos Chorumes que poluem o solo e o mau cheiro que fica no ar. Em outro vídeo mostraremos as soluções encontradas em países desenvolvidos como o Japão, onde todo o lixo é reaproveitado. A Compostagem é uma das soluções práticas que podemos fazer. Mostraremos como fazê-la aproveitando o lixo orgânico da própria escola.

E, também, que os demais resíduos (Metal, Papel, Vidro e Plástico) podem e devem ser reciclados. br/boas_praticas/textos_compostagem/Manual_Compostagem_Embrapa. pdf www. ciorganicos. com. br/wp-content/uploads/2013/09/02manualhorta_1253891788 2. Divisão da turma em grupos. Recursos Didáticos: Pacote de 1 quilo de terra adubada, para que sintam a textura e o cheiro; Vídeo demonstrativo: https://www. youtube. com/watch?v=Oc8p3Q7F6E4 https://www. youtube. Também, mostrando que terra abudada corretamente pode ser comercializada. AULA 7 E 8 (DOIS TEMPOS) Tema da aula: Lixo e Insetos, Insetos e Lixo – Conscietização e Soluções Ano-Turma: 2º Ano do Ensino Médio – turma 203 Objetivo: Conscientizar os perigos que podem acontecer por conta dos insetos atraídos pelo lixo. Introduzir o problema dos inseticidas na vida cotidiana da população Conteúdo: Falar das pragas urbanas, das doenças e epidemias causadas por mosquitos; do modo como lidamos com esse assunto e das prováveis soluções que cada um pode sugerir.

Rever conceitos de inseticida e os males que esses estão fazendo através da pulverização em plantações e mesmo os inseticidas usados em plantações caseiras. Alertar para a classificação deste pesticidas – mostrar tabela. Metodologia: Apresentação de grupos e debate final sobre os assuntos abordados. Recursos didáticos: Nesta aula apenas serão apresentados os resultados dos trabahos de casa. Avaliação: Após a apresentação dos grupos será avaliados o conteúdo de cada projeto para a nota final. Prática ao fim da aula: Aulas práticas conjugadas com aulas em campo, mesmo em forma de trabalho em conjunto rendem uma satisfação maior aos alunos e fixam mais a matéria sugerida. Esperamos ter preparado esses discente para a vida. Dividir a turma em grupos.

Orientá-los para trazerem avental e luvas plásticas para a próxima aula em campo, quando faremos a Compostagem a partir do lixo orgânico pré-separado da cozinha da escola. Apêncies 4 e 5) Aula 3 – 16 de Abril – Segunda-Feira – dois tempos Primeiro tempo – Coletar o lixo orgânico da cozinha da escola e dividir em baldes para os grupos. No canteiro atrás da escola, onde acontecerá a compostagem, os alunos coletarão folhas secas e palha e colocarão em sacos de lixo de 100 L (sacos pretos, que vendem em supermercados). Segundo tempo – Usando a enxada e carrinho de mão, os alunos carregarão terra preta para o lugar da compostagem. Apêncices 6,7) (Anexos A, B, C) Segundo tempo – Inseticidas caseiros. Produzir inseticidas caseiros pode ser uma solução que não afeta o Meio Ambiente e reduz a população de insetos.

Falaremos dos venenos químicos que contém os inseticidas vendidos em supermercados, da indústria química. Fórmulas para inseticidas caseiro será dada aos alunos em uma folha e estes escolherão uma para produzirem em grupo. Esta atividade vale 3 pontos. Pensar, interagir, criticar. Debater sobre todo o precesso vivido e aprendido. Avaliação Para a avaliação do contexto da prática, em campo, pelos alunos em grupo o importante é a participação de todos, onde todos terão a oportunidade de pegar na enxada e revirar o composto. Todos colerão folhas e gramas secas, palha, colocando-as em sacos plásticos apropriados. Esterco poderá ser adicionado comos abudo, mostrando que a atividade está de acordo com as explicações em sala de aula. A pesquisa na internet também estimula a produção e atiça a curiosidade sobre o tema.

A Compostagem, em escolas rurais, ajuda as famílias a lidarem com o problema do lixo – sabendo fazer fica mais fácil. A produção de inseticidas caseiros é outro fator de auxílio nos problemas do dia-a-dia e que também podem ser uma fonte de renda para alguns. Espera-se, com esse trabalho, estar contribuindo com a formação sócio-cultural dos discentes e com o Meio Ambiente. REFERÊNCIAS ABREU, C. de. Tempo de compostagem de lixo orgânico urbano, caroço de açaí e serragem em Moju, Pará. INACIO, C. de T. Compostagem de restos de alimentos com aparas de grama e esterco de animais: monitoramento do processo. Compostagem de suínos mortos e restos de parição. PEIXOTO, T. M. A. G. R. R. CINTRA, F. L.

D. B. Germano, V. L. C. Oliveira (Embrapa Amazônia Oriental. FRONCHETI, A. A agricultura alternativa: um enfrentamento à agricultura química. Passo Fundo: P. Berthien, 1994. p. com/watch?v=Oc8p3Q7F6E4 5-Vídeo de 8 minutos https://www. youtube. com/watch?v=O7lpOWtPKHQ 6- Site do SBP http://www. sbpprotege. com.

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