CIÊNCIAS POLÍTICAS: estamos caminhando para um regime autoritário?

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Saúde coletiva

Documento 1

Definir um regime político autoritário não é de um todo tarefa de grande dificuldade, haja visto que lhe damos com isso de forma natural, porém pouco percebida nos dias atuais. De uma maneira formal, podemos conceituar o regime autoritário, como sendo o regime pelo qual as normas constitucionais são manipuladas ou reeditadas conforme os interesses do grupo ou partido que detêm o poder. Significa dizer que no autoritarismo aqueles que detêm o poder, possuem a capacidade de controlar a sociedade através de normas coercitivas que são impostas pelo estado afim de que se sigam um padrão hierárquico regulamentador. Alguns elementos são visíveis no regime autoritário e acabam por exteriorizar sua ideologia de negativa a igualdade entre as pessoas e a supervalorização do princípio da hierarquia, quais sejam: a estrutura política profundamente hierárquica; o interesse pela desigualdade social; menosprezo pela classe subalterna.

Em contrapartida ao que foi visto, temos o regime político democrático, onde em sua acepção formal podemos definir como sendo o regime que possibilita a participação da população na tomada de decisões relacionadas ao público, tratando, pois, de uma série de normas e instituições que organizam o estado e o exercício do poder segundo critérios democráticos. Portanto podemos chegar a um ponto comum no que tange a insatisfação popular em ambos os regimes e hoje vivenciado, bem como no anseio pela mudança, porém, ficando subentendido os objetivos dos nossos representantes, outras insatisfações podem surgir ao longo do tempo, o que, por conseguinte pode se tornar em um novo modelo de regime político ou ainda quem sabe a criação de uma nova perspectiva de autoritarismo quem sabe.

O fato é que teríamos ainda, brechas demais para sermos direto a afirmativa de retorno ao autoritarismo. Tratemos, pois, de uma forma mais abrangente de redemocratização, onde a miscigenação de ideias pode ser o ponto principal para que possamos chegar a um consenso do que poderíamos seguir e adotar como modelo de regime político sem deixar de lado o ideal de democracia e a necessidade de uma força regulamentadora com a mesma disciplina contida no modelo autoritário, para quem sabe se poder chegar a uma igualdade social mais pura e rigorosa sem ferir os direitos alheios. Há portanto, quem defenda a ideia de que estamos passando por fazes muito semelhantes ao autoritarismo, porém, vale ressaltar que isso está mais ligado a uma reação popular as manobras do governo, do que propriamente uma articulação politica para deter o poder, onde em tal modelo, o mesmo de forma coercitiva, acaba induzindo o cidadão a tal escolha.

467 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download