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Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em dezembro de 2016. Área: direito do consumidor.
A presente monografia tem por objetivo analisar a proteção conferida pelo Código de Defesa do Consumidor ao combate à publicidade sexista que segue discriminando o gênero e a figura feminina, colocando-a ou como objeto ou como destinatária de determinada mensagem, inferiorizando-a quanto ao sexo masculino e, por vezes, desclassificando-a. Ademais, far-se-á um estudo comparado com a doutrina sobre a temática e a jurisprudência, retratando um estudo crítico e reflexivo acerca da desvalorização da imagem feminina e de sua “coisificação”, buscando, assim, levantar questionamentos importantes para o bom desenvolvimento da sociedade. O método utilizado foi a análise crítico-reflexiva através de pesquisa documental, jurisprudencial e doutrinária e o qualitativo, com coletas de dados e fontes secu
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Palavras-chave: Sexismo. Publicidade. Igualdade. Dignidade da pessoa humana. Defesa do Consumidor. Garantias Constitucionais. Ocultar
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................08
1. A CARACTERIZAÇÃO DA PUBLICIDADE SEXISTA E SEUS REFLEXOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E NO DIREITO: breve análise histórica e conceitual..................................................................................................................10
2. A PROTEÇÃO CONSTITUCIONAL E A PROTEÇÃO PREVISTA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR...............................................................................14
2.1 Da defesa do consumidor enquanto Direito Fundamental...................................14
2.2 Da violação aos princípios da igualdade e da dignidade da pessoa humana......15
2.3 Das Inovações trazidas pelo Código de Defesa do Consumidor..........
Mostrar todos...............19
3. O SEXISMO NA PUBLICIDADE: ANÁLISE DE CASOS PRÁTICOS..................26
3.1 As Revistas de Moda e os estereótipos às mulheres...........................................26
3.2 O caso ITAIPAVA e o caso SKOL........................................................................28
3.3. O caso Hope........................................................................................................35
3.4 Críticas à publicidade sexista: diretrizes nacionais e internacionais....................38
CONCLUSÃO............................................................................................................41
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................4Ocultar
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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