Controladoria, Mercado de Capitais e Desenvolvimento Sustentável

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

º bimestre do. º semestre 20. e em sua forma final, apresenta. dequado (__)provado. Tutor Prof. Seguindo com os objetos do estudo, verifica-se a politica de desenvolvimento sustentável que a empresa desenvolve suas atividades com foco na eficiência de seus processos e na alta qualidade em seus produtos e melhoria contínua. Alinhada a essas diretrizes, se observa as questões de saúde e segurança, qualidade de vida de seus empregados, bem como o desenvolvimento sócio-econômico e o bem-estar das comunidades que se relaciona, através de programas educacionais e de melhoria da gestão de organizações da sociedade. Ao final do trabalho conclui-se que na atual competitividade dos negócios, as empresas procuram a maximização do desempenho e do controle de suas contas, que a transparência de seus processos contábeis e financeiros, ademais dos sistemas de governança coorporativa bem definida, através da gestão de riscos, compliance e comitês de ética, são fundamentais no momento em que investidores buscam aplicar seus recursos em empresas e companhias com compromissos bem definidos com as relações internas e externas, acionistas e comunidades.

Portanto, a controladoria exerce papel preponderante nas empresas, apoiando os gestores no planejamento, acompanhamento, controle e gestão dos negócios e ativos da empresa. Palavras-chave: controladoria, planejamento, mercado de capitais, desenvolvimento sustentável. In line with these guidelines, the health and safety issues, the quality of life of its employees, as well as the socio-economic development and well-being of the communities it relates to are observed, through educational programs and improved management of organizations of society. At the end of the paper it is concluded that in the current business competitiveness, companies seek to maximize the performance and control of their accounts that the transparency of their accounting and financial processes, in addition to well-defined corporate governance systems, through risk management, compliance and ethics committees, are fundamental at the moment that investors seek to apply their resources in companies and companies with well defined commitments with internal and external relations, shareholders and communities.

Therefore, the controlling role plays a predominant role in the companies, supporting the managers in the planning, monitoring, control and management of the business and assets of the company. Keywords: controlling, planning, capital markets, sustainable development. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO. Desempenho operacional. Custos ABC. MERCADO DE CAPITAS. Novo Mercado. Autorização para negociação no mercado novo. O crescimento vertical e diversificado desses conglomerados exigia, por parte dos acionistas e gestores, um controle central em relação aos departamentos e divisões que rapidamente se espalhavam nos Estados Unidos e em outros países. Pode-se dizer que a verticalização, diversificação e expansão geográfica das organizações e o consequente aumento da complexidade de suas atividades, aliados às tendências de descentralização da gestão das empresas, exigiram a ampliação das funções do controller, executivo a cargo de controlar e verificar as contas, bem como, fazer o seguimento destas, também, nas diversas divisões da organização, além do lotado na administração central da companhia.

Apesar das atribuições do controller nas organizações, a contabilidade define controladoria como uma de suas áreas no atual estágio evolutivo. As diversas abordagens têm seu foco mais voltado às capacidades requeridas para o exercício da função, bem como de suas atribuições nas empresas, do que explicitar o seu verdadeiro significado. A controladoria é responsável pela estruturação dos controles internos nas organizações e se tem mostrado como poderoso auxiliar na gestão estratégica das organizações. Localização da empresa A sede da empresa está localizada na Avenida Magalhães de Castro, 4800, no 24º andar do Edifício Continental Tower, no bairro Cidade Jardim, na cidade de São Paulo. As indústrias que compõe o conglomerado estão localizadas nas cidades de Anápolis, Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo, no estado de Goiás, São Paulo, Mogi das Cruzes, São Roque, Guarulhos e Taboão da Serra, no estado de São Paulo e ainda em Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco e também no Rio de Janeiro.

Os centros de distribuição estão localizados em: Anápolis e Goiânia, no estado de Goiás, Cajamar, no estado de São Paulo, Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro e em Contagem e Extrema, no estado de Minas Gerais. Histórico e evolução Fundada em 2001, a Hypermarcas é a maior empresa de produtos farmacêuticos no Brasil. Ao final de 2015, a empresa detinha cerca de 14% de participação de mercado em unidades, ocupando a primeira posição do ranking nacional, segundo o Intercontinental Marketing Statistics Health. Além disso, sua distribuição é bastante robusta, tanto em redes de drogarias como nas lojas tradicionais do varejo independente, acessadas por meio de uma ampla rede de distribuidores. Essa plataforma operacional é suportada por altos investimentos de marketing e uma política agressiva de inovação, com lançamentos contínuos de produtos.

Sediada em São Paulo, SP, e listada na BM&FBovespa desde 2008, a Hypermarcas reunia um time de aproximadamente 11,5 mil colaboradores. Ramo de atividades A empresa é uma das maiores companhias de bens de consumo com capital de origem brasileira e possui o maior e mais diversificado portfólio de marcas, incluindo predominantemente marcas líderes e vice-líderes em seus respectivos segmentos. Atuam em duas linhas de negócios, farma e consumo, desenvolvendo, produzindo e comercializando produtos que fazem parte de um amplo e reconhecido portfólio de marcas. A melhoria da execução possibilitada por essa nova estrutura organizacional, bem como o crescente papel da inovação, combinados à resiliência do setor farmacêutico no Brasil, foram fatores que contribuíram para o desempenho da Companhia no trimestre. A Receita Líquida avançou 12,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior, combinando expansão tanto em preço, quanto em volume, com destaque para o desempenho da unidade de negócios Branded Prescription, que possui marcas ícones como Predsim, Alivium e Lisador.

O desempenho da unidade reflete a consistência dos esforços da Companhia para maior efetividade da equipe de demanda médica, com ganhos recorrentes de receituário. O crescimento foi acompanhado por melhoria da rentabilidade, com expansão da Margem Bruta em 1,4 ponto percentual em relação ao 1º trimestre de 2016, para 74,7% no trimestre, com melhoria do mix devido, sobretudo a um maior crescimento em produtos de prescrição. Foi destaque ainda a unidade de negócios Branded Generics – prescrição de marca, que vem aplicando inteligência analítica para buscar expansão da receita líquida com rentabilização do portfólio de produtos. Em conjunto com dividendos e recompra de ações, portanto, a Companhia terá retornado a seus acionistas mais de R$1,4 bilhão apenas no exercício social de 2017.

Apuração de custos e preços dos produtos Os preços do setor caracterizam-se por aumentos graduais ao longo do tempo, devido, primordialmente, aos seguintes fatores, aumento nos custos de produção, aumento na demanda por produtos de maior valor agregado por conta do crescimento do poder aquisitivo dos consumidores. Ganhos consistentes na produtividade dos e tornem permitido aos fabricantes evitar o repasse de todos os aumentos nos custos aos consumidores. O custo dos produtos vendidos é composto pelos custos de produção, formado por custos de matéria-prima, embalagens, mão-de-obra direta, utilidades e gastos gerais de fabricação. Os gastos gerais de fabricação incluem rateios das áreas de apoio (ex: engenharia, laboratórios, manutenção) e gastos com depreciação. custos diretos: são identificados com precisão no produto acabado através do sistema de medição cujo valor é relevante.

custos indiretos: são aqueles relativos a vários produtos, mas que são locados através de sistema de rateios, estimativos de outros meios de alocação. Este sistema de custos é desenvolvido para atingir finalidades especificas relacionada à medição dos lucros, determinação da rentabilidade e avaliação do patrimônio para o controle das operações e atividades da empresa. O sistema de custos é desenvolvido através de coleta e processamento de dados que acompanha com a produção e distribuição das informações através de relatórios contábeis, estes relatórios garantem o fluxo continuo de informações, mostrando a avaliação atual e comparação com o planejamento futuro. O custeio variável é um tipo de custeamento que consiste em considerar como custo de produção do período apenas os custos variáveis incorridos.

A Margem Bruta aumentou 1,4 ponto percentual no 1T17, em comparação ao 1T16, com melhoria do mix de produtos relacionada a um maior crescimento em marca de prescrição. As Despesas com Marketing alcançaram 22,2% da Receita Líquida no trimestre, com alta de 1,6 ponto percentual em relação ao 1T16. Esse aumento reflete uma expansão nominal de 21,1% nesse mesmo período, condicionada predominantemente pela criação de novas equipes de visitação médica ao longo de 2016 e pelo aumento do investimento na exposição das marcas da Companhia na mídia de massa. As Despesas com Vendas corresponderam a 11,7% da Receita Líquida no 1T17, com aumento de 0,1 ponto percentual em relação ao 1T16. A Companhia vem expandindo as forças de vendas e o investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Essa redução reflete principalmente um adiantamento de despesas com mídia. A Companhia encerrou o 1T17 com uma posição de caixa líquido de R$1. milhões (pós-hedge), como resultado da redução da dívida bruta de R$2. no 1T16 para R$889,6 milhões no trimestre. Considerando o pagamento de R$31,8 milhões em dividendos e a redução do capital social em R$821,9 milhões aprovados em Assembleia Geral de Acionistas em 19 de abril, a posição de caixa líquido pro forma da Companhia é de R$409,7 milhões. Com isso, é possível se determinar quais são os produtos sub custeados e quais são os super custeados, possibilitando uma melhoria nas decisões gerenciais. O ABC permite ainda que se tomem ações para o melhoramento contínuo das tarefas de redução dos custos, como a melhora dos serviços, avaliação das iniciativas de qualidade, corte de desperdícios, aprimoramento dos processos de negócio da empresa, entre outros.

Embora suficientemente simples, o sistema de custeio ABC, tem contribuído para melhorar sensivelmente a tradicional metodologia de análise de custos. Seu objetivo é rastrear as atividades mais relevantes, para que se identifiquem as mais diversas rotas de consumo dos recursos da empresa. Por meio dessa análise de atividades, busca-se planejar e realizar o uso eficiente e eficaz dos recursos da empresa. Os segmentos de listagem são destinados à negociação de ações emitidas por companhias que se comprometam voluntariamente a observar práticas de governança corporativa e exigências de divulgação de informações, além daquelas já impostas pela legislação brasileira. Em geral, tais regras ampliam os direitos dos acionistas e elevam a qualidade das informações fornecidas aos acionistas. O Novo Mercado é o mais rigoroso deles, exigindo o máximo de práticas de governança corporativa dentre os três segmentos.

As companhias que ingressam no Novo Mercado submetem-se, voluntariamente, a determinadas regras mais rígidas do que aquelas presentes na legislação brasileira, obrigando-se, por exemplo, a: - emitir apenas ações ordinárias; - manter, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) de ações do capital da companhia em circulação; - detalhar e incluir informações adicionais nas informações trimestrais e; - disponibilizar as demonstrações financeiras anuais no idioma inglês e com base em princípios de contabilidade internacionalmente aceitos ou com base na legislação societária neste caso acompanhadas de nota explicativa que demonstre a conciliação do resultado do exercício e do patrimônio líquido apurados segundo os critérios contábeis brasileiros e segundo os padrões de contabilidade internacionalmente aceitos, evidenciando as principais diferenças, e do parecer dos auditores independentes.

A adesão ao Novo Mercado se dá por meio da assinatura de contrato entre a companhia, seus administradores e acionistas controladores e a BM&FBOVESPA, além da adaptação do estatuto da companhia de acordo com as regras contidas no Regulamento do Novo Mercado. Ao final de 2016, o total de ações de emissão da Companhia alcançou 632. ações ordinárias, das quais 58,99% estavam em livre circulação no mercado. Com volume médio diário negociado equivalente a R$74,1 milhões, as ações HYPE3 encerraram o ano cotado a R$26,02, com valorização de 19,9% em relação ao final de 2015. No mesmo período, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, avançou 38,9%, encerrando o ano em 60. pontos. A Companhia possui e segue política de gerenciamento de risco, que orienta em relação a transações e requer a diversificação de transações e contrapartidas.

Nos termos dessa política, a natureza e a posição geral dos riscos financeiros é regularmente monitorada e gerenciada a fim de avaliar os resultados e o impacto financeiro no fluxo de caixa. Também são revistos, periodicamente, os limites de crédito e a qualidade do hedge das contrapartes. Nos termos dessa política, os riscos de mercado são protegidos quando é considerado necessário suportar a estratégia corporativa ou quando é necessário manter o nível de flexibilidade financeira. A Diretoria Financeira examina e revisa informações relacionadas com o gerenciamento de risco, incluindo políticas significativas, procedimentos e práticas aplicadas no gerenciamento de risco. Reutilização de sobras de matéria-prima. Criação de projetos educacionais voltados para a preservação do meio ambiente. Adoção de projetos que visem o desenvolvimento educacional e cultural da comunidade em que a empresa está inserida.

Uso de materiais recicláveis para a confecção de embalagens dos produtos. Uso de filtros que retém os poluentes emitidos em determinadas fases da produção industrial. Respeito às leis trabalhistas do país, fazendo o pagamento de forma justa e garantindo todos os direitos dos trabalhadores. Uso de práticas de produção que garantam a total segurança dos funcionários no ambiente de trabalho. Uso de contratos com consumidores e outras empresas que sejam claros, objetivos e justos. Fornecimento de um sistema de atendimento ao consumidor eficiente. Informar de forma adequada os consumidores a respeito das características dos produtos que vendem ou dos serviços que prestam. Para reduzir os impactos ambientais de suas operações e contribuir com a preservação de recursos naturais, a Hypermarcas e suas subsidiárias buscam otimizar seus processos de produção, monitorar indicadores de consumo e promover ações de redução e de conscientização da sociedade a respeito da preservação.

Para tanto, os principais indicadores ambientais (água, energia, efluentes e geração/ destinação de resíduos perigosos e não perigosos) são monitorados, segundo as melhores práticas nacionais e internacionais. Em 2016, a Brainfarma finalizou novo inventário completo de emissão de gases de efeito estufa (GEE), segundo a metodologia do Programa Brasileiro de GHG Protocol, com base em dados do ano de 2015. O índice de emissões por unidade de produto acabado foi de 24,73 g CO2e considerando os Escopos 1 e 2. Os índice referentes ao ano de 2016 devem ser compilados em 2017 para publicação conjunta com o GHG Protocol. Além disso, foram implantadas ilhas de coleta seletiva compartilhada em áreas administrativas da unidade, para incentivar a separação de lixo visando reciclagem. Para redução do consumo de copos descartáveis por colaboradores, foram distribuídos copos ecológicos no Dia Mundial da Água.

Em 2016, a unidade também iniciou um programa de educação ambiental, com treinamento periódico de colaboradores sobre temas diversos relacionados ao ambiente e aos programas existentes na organização. Em dois meses de treinamento, mais de 1. colaboradores participaram dessa iniciativa. O mercado financeiro é munido de diversas informações relevantes sobre as empresas, as quais são facilmente disponibilizadas, para que os investidores possam eleger a melhor opção de investimento a ser tomada. Através desta pesquisa, foi possível verificar que a empresa objeto do estudo, a Hypermarcas, apresenta fatos e detalhes relevantes aos seus processos administrativos de controladoria, seus sistemas são confiáveis no que tange a apresentação de informações de resultados e suas politicas estão bem definidas o que para os investidores é de suma importância quando falamos de uma empresa que atua no mercado de capitas e possui suas ações listadas na bolsa de valores.

Em relação às informações mais importantes, acreditam ser as demonstrações contábeis obrigatórias, e aproximadamente metade dos investidores confiam plenamente nessas informações. Para aqueles que acreditam em parte, ou não acreditam, o principal motivo é a falta de transparência das informações o que no caso da empresa Hypermarcas pode ser verificado a veracidade e transparência de suas informações disponibilizadas através de sua governaça corporativa. Ainda assim, a maioria dos investidores, tendem a confiar nas informações passadas pelos analistas de investimentos e mercado, o que consideramos algo natural uma vez que, estes profissionais vivenciam o dia a dia do mercado e estão aptos a opinar e aconselhar nos melhores investimentos de mercado, a Hypermarcas é presente de modo positivo nas opiniões do analistas.

Coord. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2002. ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e valor. MISUMI, J. Y. e RUDGE, L. F. Mercado de capitais. ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. SARAMELLI, ALEXANDRE. Mercado de capitais. Sao Paulo: Editora Sol, 2013. riweb. com. br/> <https://pt. tradingeconomics. com/hype3:bs:borrowing-ratio> <http://www.

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