AS REDES SOCIAIS NA PROMOÇÃO CULTURAL

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Medicina

Documento 1

Os resultados apontam que a cultura e tecnologia, juntas, modificaram a forma como se interage com a arte, musica etc. Concluiu-se que, desse modo, o primeiro aspecto relevante é que a cultura expressada na mídia digital influência a comunicação e a transformação cultural e social, pois se constitui de sujeitos que constroem cultura popular e movimentam fortemente o mercado regional de forma independente das convencionais. Palavras-chave: Cultura. Internet. Influência. Tudo começa com o surgimento da Internet em 1969 e com a microinformática em 1975, mas a cibercultura ganha importância na década de 1990 Com o advento das tecnologias digitais e, consequentemente, das redes sociais, as formas de como as pessoas se relacionam umas com as outras se modificou de forma que as fotos postadas começaram a se propagar com mais facilidade.

Assim, como o cenário onde essas transformações ocorreram também mudou. Recuero (2009) define uma rede social como: Um conjunto de dois elementos: Atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais). Uma rede, assim, é uma metáfora para observar os padrões de conexão de um grupo social, a partir das conexões estabelecidas entre os diversos atores (RECUERO, 2009, p. Conforme os dados da Pesquisa Brasileira de Mídias2, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, cerca de 65% dos jovens entrevistados, com idade até 25 anos acessam internet todos os dias aqui no Brasil, ou seja mais da metade da população o que caracteriza uma sociedade midiática.  Na contemporaneidade, tem-se muitas plataformas de mídia que possibilitam o acesso a arte para um público bem maior: basta ter acesso a internet para também ter acesso a um amplo acervo artístico.

Na internet são disponibilizados inúmeros conteúdos do mundo todo para milhões de usuários e as possibilidades de interação e diálogo por vezes se mostram até maiores (CATENACCI, 2018). Em geral, quando se promove o diálogo intercultural se assume uma abordagem de orientação liberal e se focaliza, com frequência, as interações entre diferentes grupos socioculturais de um modo superficial, reduzido a visibilizarão de algumas expressões culturais destes grupos, sem enfrentar a temática das relações de poder que perpassam as relações interculturais, nem as matrizes profundas, mentalidades, imaginários, crenças, configuradoras de sua especificidade (LÓSSIO; PEREIRA; MESSA, 2016). Voltando para as mídias digitais, o desenvolvimento de aplicativos comunicacionais e redes sociais digitais disponibilizados na internet, em alguns casos, atingem milhões de usuários em questão de meses.

A apropriação dessa tecnologia permite que o indivíduo crie e compartilhe fotos, vídeos, textos e outros tipos de conteúdos entre os outros utilizadores conectados na mesma rede (SAFKO ; BRAKE, 2010). CONCLUSÃO Este estudo também expõe que a internet, por meio das redes sociais, pode desenvolver, dentro de uma perspectiva de cultura popular, uma movimentação de valorização cultural, onde o grupo provoca organicamente em seu cotidiano de encontros o fortalecimento da cultura. É certo que ainda existem preconceitos voltados à temática. O enfoque no tema deste estudo é importante, pois valoriza os sujeitos sociais em sua prática rotineira quando a visibilidade da mesma, movimentando o contexto social, tendo como motivação principal o seu amor e prazer e com o objetivo de não deixar a sua identidade cultural morrer.

Nesse sentido, o tema que neste estudo foi destrinchado é amplo e rico em possibilidades de aprofundamento para futuras pesquisas, pois esse fenômeno massivo de manifestação cultural pode ser estudado em diferentes perspectivas. Portanto, se faz necessário o desenvolvimento de estudos que façam relação com a temática da cultura disseminada em redes sociais que podem produzir e disseminar cultura e saber popular, no intuito de investigar essa temática e dessa forma somar com as pesquisas já realizadas. LEMOS, André. Ciber-cultura-remix. In: Seminário Sentidos e Processos. São Paulo, Itaú Cultural, 2005. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Bahia: Faculdade de Comunicação/UFBa. Disponível em: <http://www. cult. ufba. br/enecult2007/RubiaRibeiroLossio_CesardeMendoncaPereira. A Bíblia da mídia social: táticas, ferramentas e estratégias para construir e transformar negócios.

São Paulo: Edgard Blucher, 2010. SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: Repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

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