NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS NO ENSINO

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Diante disso, cabe ao professor, se utilizar de ferramentas digitais, para melhor associação do aluno, no universo que ele está inserido, fazendo com que o conhecimento, possa ser passado e transmito de forma fortalecedora, refletindo no educando, a absorção eficiente de todos os conhecimentos, fornecidos pelo educador de forma eficiente e definitiva. Palavras- chaves: Educação; Internet; Inclusão. Digital. ABSTRACT The main objective of this work is to demonstrate the importance of the influence of technology for the development of learning during the pandemic period. Therefore, a qualitative bibliographic research was carried out in order to describe about schools, new generations and new technologies, seeking to describe according to history up to the present day, in the current scenario of digital education. As tecnologias tornam possível que os usuários possam se relacionar não apenas com pessoas, mais sim com informações, dados e conteúdo e essa transmissão é feita de forma dinâmica e ágil, amplo conjunto de informações, conhecimentos, linguagens, rapidamente e com potencialidades incalculáveis.

Além disso, elas disponibilizam diferentes possibilidades e ritmo de ação a cada um que com elas se relaciona. Essas transformações sociais, acabam impactando a unidade escolar. Nessa universalidade de gama variada de comunicação, onde os dados se tornam como fluxo de informações que transitam nas redes de computadores. Neste aspecto a escola pode ser compreendida como um ambiente de troca mutua repleta de informação. Uma nova tendência neste aspecto na formação de professores é o EAD Educação a Distância, com a sua existência, foi possível a abertura de novos caminhos em aprendizagem. REFERENCIAL TEÓRICO O homem tende a transformar o universo, através de interação com a utilização dos artefatos culturais, que obtiveram a sua criação com a finalidade de gerar comunicação, educação, transformação e interação.

Se faz necessário a consideração, do contexto da educação, identificando assim as suas mudanças no decorrer da evolução da humanidade, podendo ser ressalvado que desde antigamente a atuação da educação está conectada ao aprendizado dos indivíduos. Determinando o seu convívio social de forma eficaz e completa (ALMEIDA, 2003). Segundo Procópio (2017) discorre que na antiguidade da construção social, os conhecimentos eram passados para os demais integrantes da sociedade, afim de se manterem abastecidos dessas informações e permitindo que essas, fossem mantidas vivas. A existência da educação, daquele período era garantir a formação da elite, podendo ser considerados como novos militantes, tendo o idealismo da Grécia em garantir a formação do indivíduo que tivesse conhecimento que das artes, excelente em atuações esportiva e deveria obter o saber voltado nas áreas da filosofia.

E para os romanos a preocupação, era garantir que o indivíduo tivesse domínio da música, astronomia e ciências e a vida. CENÁRIOS ATUAIS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO Pode-se observar que vivenciamos atualmente, uma transição no modelo de formação profissional, que interfere em diversas áreas da sociedade. Pois ao tratar sobre a tecnologia, passamos a nos referir na tecnologia de informações e comunicações, interligada na utilização da internet e seus serviços. Esse contexto, torna-se relevante para tentar definir o escopo de reflexões que fazem necessárias, no período atual, uma vez que as tecnologias referenciadas, no contexto atual sucintas cenários desafios e oportunidades diversos a que se refere a formação. O estabelecimento dessa rede e suas interconexões criou um novo espaço de troca e disseminação das informações: os ciberespaços, Segundo Levy (2003) discorre que o ciberespaço é atualmente com desenvolvimento mais ágil de toda a história técnica de comunicação.

O ciberespaço encarna um dispositivo de comunicação qualitativa original, que se deve bem distinguir das outras formas de comunicação e de suporte técnico. Dessa forma, pode ser observado que o ciberespaço potencializou uma nova forma de nos comunicarmos, ensinarmos, aprendermos e disseminarmos o conhecimento. Suas múltiplas possibilidades de linguagem e da interação oferecem uma velocidade acelerada de informações potencializam o ambiente digital com uma nova efervescência cultural e proporcionando um contexto de novidades e de emergências. A partir do ciberespaço, constrói -se uma nova cultura, que passa a ter uma denominação como cibercultura, e com ela um novo gênero de saber e uma nova forma de pensamento (LEVY, 2003). Ele a condiciona, porém não a determina.

Tudo dependerá do movimento comunicacional e pedagógicos dos envolvimentos dos sujeitos, estes podendo ser professores e alunos. O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOS EDUCADORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA COVID-19 Nesse aspecto de mudança e rápida obsolescência de tecnologias digitais que tendem a impelir a ter de forma inerente a busca por aperfeiçoamento, através de novas habilidades e competências para utilizar artefatos, cada vez mais integradores de recursos e serviços, a escola ou Universidade se depara com um movimento de pressão para se reinventar (FULLAN E LANGWORTHY, 2013) Essa reinvenção, não deve estar somente ligada no seu papel de formador, mais sim de que forma poderá contribuir com esse papel no contexto de uma sociedade impactada de maneira irreversível pela utilização da Tecnologia Digital.

Dessa forma, o presencial se confunde com o virtual, uma vez que as redes sociais e virtuais assumem uma grande importância nos estabelecimentos das relações interpessoais. Os usuários dessas redes virtuais se acostumaram a interagir e resolver problemas, por meio do espaço virtual, e a sensação de pertença é tão tamanha que muitos não a dissociam a relação virtual da presencial. Fullan e Langworty (2013) destacam que não precisamos compreender como é o funcionamento pleno da internet para poder aprecia-la. A estratosfera é tudo isso e muito mais. Ela expande o universo presencial, permitindo trabalhar de uma forma, nunca antes imaginada. Para que seja possível tirar o maior proveito, dessa ferramenta, que é ofertada, se faz necessário atualização, revisão, questionamento e preparo dos educadores para trabalhar de forma diferente com os alunos, considerando cada vez mais o trabalho em equipe (FULLAN E LANGWORTHY, 2013) Anteriormente a escola era um único local, onde se buscava informação, hoje com o advento da internet e a oferta digital de livros, artigos, jornais, revistas e blogs, podem ser considerados como repositório de informação, ela é apenas mais uma fonte alternativa de informação (FULLAN E LANGWORTHY, 2013) Essa mudança dilui a centralização da informação e faz com que seja questionada cada vez mais qualidade e o espaço presencial da educação, uma vez que o ciberespaço estabelece uma alternativa não formal para acessos ao conhecimento (FULLAN E LANGWORTHY, 2013) Vale ressaltar, que anteriormente existia formação fora da escola, mais de modo informal, o que pode ser destacado é que nos dias atuais a oferta digital de informações não seria a causa primaria da organização escolar.

Dentre as possibilidades relacionadas as técnicas digitais, pode ser evidenciado um leque de oportunidades amplamente utilizadas pelos alunos e que se incorporam ao cotidiano escolar de forma ainda tímida (FULLAN E LANGWORTHY, 2013) A partir desse princípio pode-se relatar: jogos que são integrantes dos processos de aprendizagem, os hábitos de uso de fórum e postagens empregados nas redes sociais que fazem parte do elenco de funcionalidades presentes nas plataformas educacionais, a utilização de ferramentas de busca para solução de problemas, o uso de software tradutores, que visam apoiar a comunicação entre os alunos com nacionalidades diferentes quando estão jogando jogos interativos na internet e o manuseio de ferramentas de edição de imagem estatística e em movimento que permitem a postagem de figuras, fotos e filmes.

E essa tecnologia digital, pode ser utilizada de forma pedagógica, na sala de aula, afim de contribuir ativamente, para que o aluno dessa nova geração se sinta integrante do processo escolar. Pois se não houver essa integração associativa, colaborativa do uso dos artefatos da internet, o andamento das aulas, podem perder a relevância das suas ações. A partir desse trabalho, foi demonstrado que a educação deve seguir o desenvolvimento social. Diante disso, cabe ao professor, se utilizar de ferramentas digitais, para melhor associação do aluno, no universo que ele está inserido, fazendo com que o conhecimento, possa ser passado e transmito de forma fortalecedora, refletindo no educando, a absorção eficiente de todos os conhecimentos, fornecidos pelo educador de forma eficiente e definitiva, com o intuito de que, ele também, após de formado, possa ter competências e habilidades necessárias para o mercado de trabalho.

REFERENCIAS Antunes , Ana. Educação E Tecnologia: Diminuindo As Distâncias. in: kupstas, m. org. comunicação em debate. São Paulo, moderna, 1997. Brasil. Constituição, 1988. Constituição Da República Federativa Do Brasil, 1988. São Paulo, Ed. Revista Dos Tribunais, 1989. São Paulo: Pioneira Thonson Learning, 2001. Levy. P. A. A Inteligência Coletiva: Por Uma Antropologia Do Ciberespaço. Carta De Fortaleza - ´Por Uma Educação Transformadora : Os Sete Saberes Necessários A Educação Do Presente. Fortaleza, 2012. Procópio. R. E.

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