Processos de Operações Contábeis

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Para isso, precisa aprender Contabilidade. Se você não sabe ler o placar, não sabe como anda o jogo, o que significa que não consegue distinguir os vencedores dos perdedores. Através da Contabilidade é que se traçam objetivos, se mensuram resultados e se avaliam desempenhos. É por meio dos relatórios elaborados com base no sistema de informações contábeis que gestores decidem quanto ao preço a ser praticado, ao mix de produtos a ser vendido e à tecnologia a ser utilizada. Como qualquer linguagem, a Contabilidade utiliza sinais e símbolos cognitivos próprios, possui um vocabulário específico e seus princípios fundamentais de contabilidade para registrar as informações contábeis. OBRIGAÇÕES – constituem obrigações para a empresa todos os valores que ela tem a pagar para terceiros (fornecedores, proprietários de imóveis, empregados, Governo, bancos etc).

EMPRESA – é uma unidade de produção, resultante da combinação dos três fatores da produção (natureza, trabalho e capital) e constituída para o desenvolvimento de uma atividade econômica. Entre as funções da Contabilidade, temos: • Função Administrativa – controlar o patrimônio; • Função econômica – nas empresas, consiste em apurar o lucro ou prejuízo, ou seja, calcular o resultado econômico. A principal finalidade da Contabilidade é fornecer informações sobre o Patrimônio, informações essas de ordem econômica e financeira, que facilitam as tomadas de decisões, tanto por parte dos administradores ou proprietários como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa. As informações de ordem econômica referem-se à movimentação das compras e vendas, despesas e receitas, evidenciando os lucros e prejuízos apurados nas transações realizadas pela empresa.

Sendo assim, registros começaram a ser feitos com a finalidade de controlar os bens (basicamente instrumentos de caça e pesca) e os animais que criavam. Ainda que tenha se iniciado com Leonardo Fibonacci, quem realmente pode ser considerado o pai da contabilidade é Frei Luca Pacioli, devido a sua enorme contribuição para esta ciência. De fato, um grande marco da contabilidade ocorreu durante o período do Renascimento, através do Pacioli. O frade, através de uma de suas significativas criações, o método das partidas dobradas, é o responsável pela correta aplicação das técnicas e pelo alcance da eficácia contábil. Devido a isso foi consagrado como o precursor da contabilidade. As com objetivos sociais são aquelas cuja administração tem por objetivo o bem estar social da coletividade, como as associações recreativas e esportivas, os hospitais beneficentes, os asilos etc; as com finalidades socioeconômicas são aquelas cuja administração tem interesse no aspecto econômico da entidade, porém este reverte em benefícios da coletividade a que pertencem.

São exemplos os institutos de aposentadoria, pensões, previdência etc. Como vimos, as empresas são entidades econômico-administrativas que tem finalidade econômica, isto é, visam o lucro. Desenvolvem os mais variados ramos de atividades, como comércio, indústria, agricultura, pecuária, transporte, telecomunicações, turismo e uma infinidade de serviços. Quanto a natureza do capital com que são constituídas, as empresas podem ser públicas, privadas e mistas. • Fornecer elementos para que os acionistas ou sócios possam examinar as contas da diretoria e aprová-las ou não. • Demonstrar ao fisco o cumprimento da legislação tributária. • Fornecer dados para a tomada de decisões, etc. ORIGEM E APLICAÇÕES DOS RECURSOS O Capital representa um elemento do grupo do Patrimônio Líquido e que, quando da constituição de uma empresa, corresponde à soma dos valores com os quais o proprietário inicia suas atividades.

O Patrimônio da empresa é representado pelo Balanço Patrimonial em um gráfico de dois lados e por que ambos os lados possuem o mesmo total; e, ainda, por que o valor do Patrimônio não é igual à soma dos dois totais encontrados em cada um dos lados do Balanço Patrimonial. As Contas de resultado dividem-se em contas de resultado e contas de receita. Aparecem durante o exercício social, encerrando-se no final de tal exercício. Não fazem parte do Balanço Patrimonial, mas é por meio delas que sabemos se a empresa apresentou lucro ou prejuízo em suas atividades. Despesas decorrem do consumo de bens e da utilização de serviços. As despesas são registradas pela Contabilidade por meio das Contas de Resultado. ATIVO CIRCULANTE Neste grupo, encontra-se classificadas todas as contas que representam os bens e direitos que, pela natureza de cada um, estão em constante circulação.

ATIVO NÃO CIRCULATE Neste grupo encontra-se classificadas todas as contas que representam a aplicação de recursos em direitos realizáveis a longo prazo, bem como em bens de uso e em bens imateriais. Os direitos realizáveis alongo prazo são aqueles cujos vencimentos ocorrem após o término do exercício social seguinte ao do Balanço. PASSIVO No Passivo, encontram-se as contas que representam as obrigações e o patrimônio líquido devidamente classificadas em três grupos: Passivo circulante, Passivo não circulante e Patrimônio Líquido. A ordem de disposição das contas do Passivo, é a ordem decrescente do grau de exigibilidade. Fatos permutativos são aqueles que provocam permutações entre os elementos do Ativo e/ou Passivo, sem modificar o valor do Patrimônio Líquido.

São também denominados Fatos Qualitativos. Pode ocorrer troca entre os elementos do Ativo, entre os elementos do Passivo e entre ambos ao mesmo tempo. Fatos modificativos são aqueles que acarretam alterações, para mais ou para menos, no Patrimônio Líquido. São também denominados Fatos Quantitativos. Ex: Terrenos; • Intangível. Ex: Marcas e patentes; Os elementos do patrimônio líquido subdivide-se em: Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucros, Ações em Tesousaria e Lucros ou Prejuízos Acumulados; Capital social Dentro do contexto da contabilidade, o Capital Social corresponde ao investimento realizado na sociedade entre os seus acionistas e proprietários. É importante destacar ainda que, de acordo com as leis no Brasil, o valor do Capital Social não sofre nenhum tipo de alteração.

Ele poderá apenas ser mudado caso existir uma aprovação de aumentos ou, até mesmo, redução. Reservas de Capital Tais reservas são o resultado de saldos em dinheiro que não contam com a capacidade de serem distribuídas para os investidores, sendo assim, elas então são integradas ao Capital Social ou, em determinados casos, compensadas como lucros acumulados. As obrigações representam as dívidas assumidas pela empresa perante terceiros. No decorrer de suas operações, a empresa utiliza recursos de terceiros para adquirir bens e serviços, pagar salários, tributos, empréstimos etc. • Análise do passivo - No Balanço Patrimonial, os recursos de terceiros são representados pelo Passivo Exigível e os recursos próprios pelo Patrimônio Líquido. A soma dos recursos de terceiros com os próprios formas o capital total a disposição da empresa, representado pela equação: Passivo total = Passivo Exigível + Patrimônio Líquido A análise do passivo nos permite identificar quais são as fontes ou as origens de recursos que financiam as operações da empresa.

Um passivo exigível de valor elevado em comparação com o patrimônio líquido indica que os ativos foram financiados por terceiros com elevado nível de endividamento. Na insolvência absoluta, inexistem ativos, só existem passivos. É um caso raríssimo chegar a esta situação, onde só existem dívidas e seus credores estão sem possibilidade nenhuma de receber seus créditos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SANDE, S; NEIVA, A. Contabilidade Geral e Avançada. Editora Método, 2020. Editora Atlas, 2020.

90 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download