Resumo - Origens da Língua Portuguesa e impactos da colonização em sua distribuição pelo mundo

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Essa expansão foi motivada pelas Guerras Púnicas, travadas entre romanos e cartaginenses, que concorriam pela prata e pelas rotas comerciais do Mediterrâneo. O latim era a língua oficial dos romanos e tinha duas formas: (i) o latim clássico, usado pelas classes dominantes, era a língua literária, conservadora, ensinada nas escolas e, por isso, resistente às transformações, e (ii) o latim vulgar, utilizado pelo povo, não se preocupava com as correções gramaticais, era uma modalidade falada e, por isso, sofreu muitas transformações. A entrada dos romanos na Península resultou no surgimento de várias línguas chamadas “línguas românicas”, que foram derivadas do latim vulgar. Podemos citar o catalão, o castelhano e o galego-português, do qual resultou a Língua Portuguesa.

O domínio cultural e político dos romanos na Península Ibérica impôs sua língua, mas a mesma sofreu modificações devido às línguas já existentes na região e devido às línguas de povos que invadiram a região posteriormente, como os germânicos e os árabes. Tudo isso favoreceu a expansão e acentuou a oposição do português ao castelhano, já que muitos autores portugueses davam preferência a esta última pela sua maior penetração. Os estudos de Duarte Nunes de Leão no século XII também foi outro importante evento. Dada a sua consolidação, a expansão da língua portuguesa começa a acontecer por meio da expansão das navegações portuguesas chegando a várias partes do mundo.

No Brasil, a língua portuguesa chega em 1500 por meio de Cabral e sua tripulação. Nesse momento, entra em contato com as línguas indígenas dos nativos e vai se sobrepondo a elas. Esse aprendizado tardio e o acesso limitado à língua, dado que a interação entre colonizados e colonizadores era mínima e para fins específicos, desencadeou um processo chamado de crioulização, que resultou no nascimento de sociedades e línguas crioulas, sendo o português a base lexical dessas línguas. A estreita relação histórica entre Cabo Verde e Guiné-Bissau favoreceu, neste último, a origem de mais uma língua crioula com base lexical portuguesa. Assim, a língua portuguesa estendeu-se por muitos espaços onde hoje assume estatutos variados. No Brasil e em Portugal, a língua portuguesa é língua nacional e oficial, tendo em vista que é a língua materna de parte majoritária de seus habitantes.

Já em Macau, nos países africanos de língua oficial portuguesa e em Timor Leste, apesar de ser considerada língua oficial, é a segunda língua da maioria dos habitantes. Pontos de Gramática Histórica. ed. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1974. BASSO, Renato Miguel; GONÇALVES, Rodrigo Tadeu. História Concisa da Língua portuguesa. Acesso em: 13 de julho de 2021.

130 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download