Gestão de Pessoas

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Ou seja, a gestão de pessoas é um processo que visa melhorar o desempenho dos colaboradores e da empresa. Para isso, é necessário que os envolvidos na gestão estejam em sintonia com as equipes e identifiquem os perfis mais adequados à cultura para focar em ações de engajamento, desenvolvimento e motivação dos mesmos ações estas que devem estar alinhadas com o planejamento estratégico da empresa. Os objetivos da gestão estratégica de pessoas envolvem: • apoiar a organização no alcance de suas metas, desenvolvendo e implementando ações dos Recursos Humanos integradas com a estratégia de negócios; • contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de alto desempenho; • garantir que a organização tenha as pessoas talentosas, qualificadas e engajadas que precisa; • criar uma relação de emprego positiva entre a gerência e os funcionários e um clima de confiança mútua; • incentivar a aplicação de uma abordagem ética à gestão de pessoas.

Quais são os pilares da gestão de pessoas? Agora que você entendeu a importância da gestão de pessoas, com certeza já percebeu como é fundamental investir na valorização do capital humano. Mas para uma administração eficiente, é necessário diagnosticar as necessidades dos colaboradores e da organização e tomar medidas a fim de garantir a evolução e o crescimento interno da empresa. As diferentes expectativas devem ser consideradas pela gestão. Se por um lado a remuneração é o grande fator motivacional de um grupo de funcionários, por outro, os benefícios são os responsáveis pela atração e retenção. Estabelecer metas Um bom gestor precisa inteirar-se sobre as metas da empresa e a partir desses números, estabelecer novos objetivos aos setores e a cada colaborador.

Metas desafiadoras são importantes para tirar as pessoas de sua zona de conforto e estimular seu desenvolvimento. Investir no processo seletivo É necessário captar os profissionais mais compatíveis e alinhados à cultura organizacional. Comunicação Ter uma comunicação clara infelizmente ainda é uma deficiência em algumas empresas. Mas esse é um pilar essencial para a organização, por isso, deve ser uma meta para a gestão de pessoas. Um gestor deve se comunicar de forma segura e transparente, eliminando qualquer ruído que possa atrapalhar os processos e as relações. Quando a organização promove a prática da comunicação transparente e inclusiva, os talentos se sentem mais seguros em expor suas ideias e fazer a diferença, ajudando a alavancar o negócio. Profissionais querem ser ouvidos por seus gestores e, quando eles se sentem sem voz, tendem a também ficar desmotivados.

Esse é um aspecto que tem sido cada vez mais exigido do RH, afinal, é uma forma clara de valorização do capital humano. Garantir o desenvolvimento dos talentos é uma das formas de garantir que eles continuem na empresa. Mas os benefícios vão além, profissionais mais capacitados produzirão resultados ainda mais satisfatórios, serão mais inovadores e felizes na empresa. E assim como no desenvolvimento de líderes, a capacitação de equipes precisa ir além de treinamentos esporádicos e apenas relacionados às habilidades técnicas. Atualmente, é possível implementar diversas metodologias de aprendizado constante para que os colaboradores estejam em constante crescimento profissional. Cada profissional tem algo a aprender e a ensinar. Muitos desconhecem algumas capacidades que podem ser usadas a favor da empresa e deixam de investir no autoconhecimento.

Percebendo isso, a gestão de pessoas será bastante eficiente se souber agrupar e canalizar as características individuais mais marcantes, para lançar em grupo, propondo uma ação coletiva e colaborativa em benefício da empresa. A avaliação de desempenho por competência é um instrumento válido de medição da capacidade produtiva e verificação do perfil de cada funcionário. É provável descobrir talentos dentro da própria empresa evitando abrir processo seletivo. É preciso priorizar a valorização do capital humano, colocando os profissionais da empresa à frente dos lucros. Essa é a maneira de se destacar em um mercado onde os talentos buscam cada vez mais organizações que ofereçam uma experiência satisfatória. Qual a importância da gestão de pessoas para as empresas? As pessoas são o bem mais valioso de uma empresa, é por meio delas que todos os outros aspectos se desenvolvem e ramificam entre as áreas, a venda de produtos, a emissão de relatórios, a operação de máquinas.

O ser humano carece de estímulos contínuos para identificar oportunidades e desenvolver um bom trabalho. A gestão de pessoas tem a missão de encontrar as melhores práticas para abranger a empresa inteira em prol de um objetivo. Quais são as áreas da gestão de pessoas? O RH é subdivido por áreas para facilitar o trabalho de acompanhamento e suporte aos gestores e departamentos da empresa. Mesmo uma área que tem foco em pessoas é essencial distinguir as especialidades e distribuir as responsabilidades conforme a formação e a experiência de cada profissional envolvido. Cada etapa da relação entre a empresa e o grupo de funcionários tem uma assistência focada nos resultados almejados. Dessa forma, desde a contratação até a necessidade de treinamento e capacitação, a gestão de pessoas deve atuar com o intuito de envolver e engajar os profissionais.

Também chamadas de subsistemas, as áreas têm funções distintas e devem ser bem evidenciadas dentro da empresa para tanto as equipes, quanto os gestores saibam a quem recorrer em caso de dúvidas ou necessidades. Responsável pelos aspectos legais, cuida da formalização do vínculo empregatício dos profissionais aprovados no processo seletivo. Mesmo aprovado, o candidato só pode ser considerado um funcionário, depois que cumprir todas as orientações do departamento pessoal. Um profissional da área faz o contato solicitando que o candidato providencie uma série de documentos e entregue na empresa no prazo marcado. Veja a lista: • original e cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); • cópia do RG e do CPF; • título de eleitor para maiores de 18 anos; • comprovante de residência; • inscrição no PIS/Pasep; • cópia do comprovante de escolaridade; • registro profissional emitido pelo órgão de classe (se pertinente); • certidão de nascimento para solteiros; • certidão de casamento para casados; • certificado de alistamento militar ou reservista, para homens entre 18 e 45 anos; • cópia de certidão de nascimento de filhos de até 21 anos; • cartão de vacinação dos filhos menores de sete anos e comprovante de frequência escolar dos filhos maiores de sete anos para o caso de salário-família; • caso haja, atestado de invalidez dos filhos de qualquer idade; • fotos; • CNH, no caso em que a profissão demande o trabalho com veículos.

Todos esses documentos são obrigatórios e a eles se junta o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) — emitido depois do exame médico que pode ser clínico, audiométrico, laboratorial (de acordo com a função e atividades), com parecer médico de apto ou não apto. Em empresas de médio a grande porte é fundamental ter uma área na gestão de pessoas, específica para analisar e adequar o cargo, as funções e o salário. As diferenças salariais entre funcionários que executam as mesmas atividades, com cargos similares podem gerar o chamado passivo trabalhista, que é quando um trabalhador abre reclamação formal de equiparação a um colega do mesmo setor. Antecipar esses fatos é uma das funções da área de cargos e salários.

É também atribuição realizar pesquisa de mercado e comparar com o praticado pela empresa, é uma medida preventiva recomendada para quem não deseja perder bons profissionais para a concorrência. Benefícios Da mesma forma que existem funcionários condicionados pelo salário, há aqueles que preferem um bom pacote de benefícios. A comunicação clara e objetiva reforça a relação de confiança entre líder e liderados, portanto, um bom gestor deve buscar o aprimoramento em sua forma de se expressar e sempre perguntar à sua equipe se existe alguma dúvida no assunto abordado. Foco somente nos resultados Estabelecer metas desafiadoras é importante em uma boa gestão e contribui para a motivação dos colaboradores, mas abusar dessa estratégia pode colocar tudo a perder.

Mesmo que a equipe esteja comprometida com o projeto, uma meta inalcançável pode minar o empenho do time e deixar os talentos inseguros e com a sensação de impotência. Para que o gestor estabeleça desafios tangíveis, é importante que converse com a equipe e ouça o que cada um tem a dizer. Dessa forma, todos estarão envolvidos com o desafio e farão o seu melhor para cumpri-lo. Todos os assuntos que relacionam o interesse da empresa ao dos funcionários devem contar com a participação e intermediação do Analista de RH. Dessa forma, a proximidade da gestão de pessoal desenvolve uma relação de confiança e parceria, ganhando consistência para colocar em prática as ações de melhoria contínua.

O Analista de RH pode ser formado em Administração de Empresas, Gestão de Recursos Humanos ou Psicologia, as atribuições do cargo e os objetivos da empresa é que determinam a melhor formação, lembrando que em qualquer uma delas, a capacidade de lidar com pessoas é imprescindível. São muitas as responsabilidades e vamos descrever algumas para exemplificar a importância desse cargo: • recrutamento e seleção; • elaboração e aplicação de pesquisa de clima organizacional; • cálculo e fechamento de folha de pagamento; • levantamento da necessidade de treinamento; • elaboração e aplicação de treinamento; • análise de cargos e salários; • construção de relatórios e gráficos; • apoio à gestão das áreas; • propostas de melhorias; • diagnóstico comportamental. Coordenador de RH O Coordenador de RH é responsável direto pelas operações do setor, tanto para as atividades do departamento pessoal, quanto para as atividades que envolvem recrutamento e seleção, treinamento e acompanhamento das áreas.

Qual o perfil do gestor de pessoas? Quem atua em RH deve gostar de pessoas e de acompanhar o comportamento profissional dos funcionários. Além disso, o gestor de RH tem a missão de elevar o padrão da empresa no mercado, por meio das competências e habilidades de cada colaborador. A liderança é essencial, pois ao gestor de pessoas cabe a missão de envolver os colaboradores para alcançar os objetivos e metas da empresa. Para o sucesso da missão, o gestor de pessoas deve se colocar disponível e acessível para dialogar e receber novas ideias. A capacidade de identificar talentos e alocar as pessoas em posições adequadas é um diferencial no perfil desse profissional. Produtividade A produtividade é um fator determinante dentro de uma empresa.

E um indicador que merece atenção especial, pois canaliza as potencialidades funcionais para gerar resultados e lucro por consequência. Para a sua medição, é necessário ter em mãos dados sobre os custos envolvidos em uma determinada operação, a qualidade do trabalho executado e o tempo para a entrega. Retorno sobre o Investimento (ROI) em Treinamentos Se a empresa investe no treinamento de funcionários, é normal desejar um retorno depois de consolidado o aprendizado. Treinar colaboradores tem custo com material, hora produtiva parada, hora do responsável pelo treinamento e outras despesas. É um indicador que permite analisar, inclusive, as ações de gestão de pessoas e como elas podem atrair tanto candidatos quanto colaboradores. Caso se perceba as possibilidades de melhoria dos processos, o diagnóstico do turnover pode ajudar nessa reformulação.

Como mensurar os resultados da gestão de pessoas? Para medir resultados, é preciso antes realizar um levantamento do que será necessário avaliar. Os apontamentos orientam os resultados e apresentam números extraídos dos dados apurados. Nesse cenário, o não cumprimento de uma meta ou atendimento satisfatório ao cliente podem desencadear diversos fatores para a mensuração. A saúde mental, o grau de satisfação, a fidelização e o compromisso com o trabalho são elementos que devem sempre permanecer no radar das empresas e de toda a equipe RH. Mesmo em um mundo tão moderno e baseado na automação, valorizar as pessoas ainda se mantém como a principal política de gestão de pessoas. É possível aliar esses dois princípios para alcançar vantagem competitiva e um lugar diferenciado no mercado.

Referências Bibliográficas DUTRA, J. S. Administração Pública – Foco nas Instituições e Ações Governamentais. Editora Atlas, 2018.

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