RESUMO - MORAES Rita de Cássia Barbirato Thomaz Ler para compreender textos em inglês algumas estratégias São Carlos UFSCar 2014

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

Unidade 1: Raising awareness A primeira unidade, intitulada Raising awareness, está dividida em cinco seções: Primeiras palavras; Problematizando o tema; O que é leitura?; O que é inglês instrumental?; Considerações finais e Referências. Inicialmente, a autora problematiza as dificuldades enfrentadas por estudantes para aprender o inglês como Língua Estrangeira devido à necessidade de compreensão de textos em inglês e à ausência de tempo para aprender o idioma. Como o inglês se tornou uma língua muito utilizada para a publicação de pesquisas científicas ao redor do mundo, seu domínio é imprescindível para o desenvolvimento científico. Assim, a autora questiona o que é a leitura, atividade central presente em todos os níveis do Ensino Superior. Durante a leitura, conhecimentos prévios são mobilizados, inclusive no que tange a textos em língua estrangeira.

Assim como textos em língua materna, o leitor em língua estrangeira mobiliza conhecimentos prévios quando se depara com informações presentes no texto. Esse conhecimento prévio é um importante recurso para a compreensão e, assim sendo, a autora traz um exemplo prático, que diz respeito à empresa Facebook. Após o texto, são feitos alguns questionamentos que permitem uma compreensão do texto, ainda que escrito em inglês. Na sequência, outra importante habilidade é trabalhada. Trata-se da predição, um artifício que os leitores utilizam durante a leitura para tentar “adivinhar” o que o texto trará em seguida, contando com erros e acertos. Em seguida, há a aplicação prática das estratégias aprendidas na unidade. Inicialmente com uma propaganda do serviço skype.

Na sequência, há um texto sobre a teoria da estruturação, do sociólogo inglês Anthony Giddens e um artigo sobre a fusão ser humano-máquina. Nas considerações finais, a autora chama novamente a atenção para a necessidade de se ter atenção para essas estratégias de leitura de textos escritos em inglês. Unidade 4: Scanning e grupos nominais A quarta unidade, intitulada Scanning e grupos nominais, está dividida em seis seções: Primeiras palavras; Problematizando o tema; Scanning – buscando informações específicas no texto; Grupos nominais; Considerações finais e Estudos Complementares. Em relação aos grupos nominais, a autora chama a atenção para alguns elementos importantes. O primeiro deles é a ordem presente em inglês, que parece como que refletida em um espelho para o nativo da língua portuguesa.

Por esse motivo, é importante a identificação do núcleo do grupo nominal, ou seja, a identificação do substantivo. Os principais grupos nominais são formados da seguinte forma: a) adjetivo + substantivo; b) substantivo + substantivo; c) substantivo + preposição + substantivo. Após alguns exercícios de revisão, a autora apresenta as considerações finais, onde ela comete um pequeno equívoco.

56 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download