EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO ALUNO

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

As modificações ambientais decorrentes das atividades humanas podem constituir em uma degradação do meio em que vivemos, adquiridas ao longo dos anos pela sociedade consumista e inconsciente. Por isso, é importante resaltar a importância da formação dos educadores para desenvolver o trabalho voltado à preservação do meio ambiente não só como ecologia, mas sobre o cotidiano do educando. Desenvolvendo a percepção critica dos alunos sobre o meio em que vivemos. Assim as consequências de suas atitudes no presente resultando o futuro das próximas gerações. Trabalhando a relação entre teoria e prática no ambiente educacional. Therefore, it is important to highlight the importance of training educators to develop work aimed at preserving the environment not only as ecology but also about the daily life of the student.

Developing students' critical perception of the environment in which we live. So the consequences of their attitudes in the present resulting the future of the next generations. Working the relationship between theory and practice in the educational environment. These practical activities beyond theoretical ones can be developed in all the phases of the elementary school with materials produced by them with different resources. As reflexões buscadas são sobre atitudes corriqueiras do educando em um ambiente que não seja escolar ou ate mesmo dentro dele. Ações que podem ajudar na integração do homem com o ecossistema da sociedade. De acordo com documentos oficiais do governo federal (PCN,1997) “A Educação Ambiental traz aos alunos conhecimentos para que estes exerçam sua cidadania de maneira plena, reconhecendo seus direitos e consciente de seu papel na sociedade contemporânea atualmente percebemos que a integração da sociedade com o meio ambiente tem sido conflituosa, onde os aspectos econômicos se sobrepostos a qualidade de vida coletiva.

” A Educação Ambiental é vista como agente de transformação exigindo uma profunda mudança de valores, atitudes e conceitos de toda uma sociedade “Uma nova visão de mundo, o que ultrapassa bastante o universo meramente conservacionista. ” BUGGER, 1999, p. A dependência do homem sobre os recursos obtidos no meio ambiente como a água, o ar, os alimentos produzidos com o auxilio desses fatores. A compreensão e aprendizagem dos alunos poderão ser desenvolvidas com atividades pedagógicas recreativas de formas atrativas e diferenciadas aos educandos. A educação ambiental não deve ser desenvolvida de forma isolada ou apenas em um fator, pois ela deverá ser um processo continuo e decisivo para a formação moral e ética dos estudantes. Referindo se a educação, compartilhamos o pensamento de (BUGGER 1999).

“Declarando como permanente o domínio dos pensamentos sobre o tema de forma crítica que estimule o papel cidadão e do educando”. Segundo Dias (2004) “Essas finalidades seriam um conjunto de elementos capaz de compor um processo de formação do ser humano em que este perceba de forma nítida, reflexiva e crítica, os mecanismos sociais, políticos e econômicos que estão intrinsecamente ligados à sustentabilidade e à vida no planeta. Para que as finalidades da Educação Ambiental sejam realmente efetivadas na prática, é necessário que as discussões perpassem pelo ambiente escolar. Percebe-se que a discussão sobre meio ambiente é realizada, na maioria das vezes, fora do ambiente escolar, os professores, gestores e a comunidade escolar como um todo precisam participar dessas discussões, para sentir que suas opiniões, ideias e saberes são importantes e contribuem para a elaboração das políticas públicas para o meio ambiente.

” Trabalhar esses fatores nem sempre é uma tarefa fácil, apesar de que encontramos diversos recursos e materiais disponíveis aos profissionais da educação, o resultado do mesmo precisará ser bem desenvolvido e estimulado pois a conscientização do educando precisa ser construtivista e resultante a um processo de desenvolvimento e praticas expostas ao aluno. “Aliado a esses fatores temos” também a dificuldade e perceber um processo da visão antropocêntrica utilitarista, como o fato da historia da ciência que através de um enfoque, nada integrador, fazia diferenciar a fermentação, vista como útil, da putrefação, mecanismo de decomposição classificado como inútil “(GRYNSZPAN, 1999)”. Segundo Effting (2007), a educação ambiental é um método de aprendizagem para o aproveitamento e melhoramento de todas as relações entre a sociedade humana e o meio ambiente.

Isso será possível de forma integrada e sustentável. Este método poderá ser exposto à relação homem/natureza, como as maneiras de preservar, conservar e administrar os recursos de uma forma mais apropriada. Por isso, a escola funcionará como uma ferramenta de promoção da cidadania e respeito ao meio ambiente. Sendo assim, essa fase da educação na vida da pessoa é importantíssima, pois ela levará o indivíduo à tornar se um cidadão crítico e participante de seus direitos e deveres. Atividades pedagógicas que desenvolvem o conceito de educação ambiental e a cidadania. CONCLUSÃO Podemos concluir que a interação entre o meio em que vivemos e o ensino e aprendizagem do aluno é uma temática que precisa ser mais valorizada no âmbito escolar, pois refere se a formação do aluno como cidadão consciente,destacando que os problemas ecológicos encontram se presente em nosso cotidiano.

A educação ambiental não se refere apenas a ecologia ou sobre as questões ambientes, e sim a conscientização do educando nesse processo e a transformação do mesmo em cidadãos conscientes. Que nós educadores também possamos fazer a integração das reflexões sobre o assunto, analisando as questões socioambientais presentes, da mesma forma que possamos os alunos a compreender o espaço habilitado como complexo e pensar em ações para melhoria do meio em que vivemos. REFERÊNCIAS: BUGGER, Paula. ed. São Paulo. Gaia. DIAS, Genebaldo Freire. Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental. diaadiaeducacao. pr. gov. br/diaadia/diadia/arquivos/File/taniaregina. p df > Acesso em 16 de ago. Educação em saúde e educação ambiental: uma experiência integradora.

Cad. Saúde Pública, 1999. NALINI, R. Justiça: Aliada Eficaz da Natureza. p. SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2002. TRISTÃO, M.

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