TRABALHO ACADEMICO -FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E METODOLOGIA DA PESQUISA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

CONTROLAR. LIDERAR. CONCLUSÃO. REFERÊNCIAS. Introdução O termo teoria neoclássica é, segundo Chiavenato (2000), um exagero em sua definição, tendo em vista que seus diversos autores não estão preocupados em se alinhar dentro de uma organização comum. p. diz que “planejar é definir objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los”. E especificando a forma como serão atingidos. “O Planejamento define onde a organização deseja estar no futuro e como fazer para chegar lá. Planejamento significa definir metas para o desempenho organizacional futuro e decidir sobre as tarefas e o uso de recursos necessários para sua realização” (DAFT, 1999, p. Dizemos que estamos planejando quando fazemos uma lista das atividades para o dia ou quando pensamos sobre as férias familiares no próximo ano.

No entanto, em termos de atividades de administração , o significado de planejamento pode ser dividido especificamente. Organizar A organização é uma importante função administrativa e deve servir como base fundamental para estratégia organizacional. A estratégia define o que fazer enquanto a organização define o como fazer. A estrutura organizacional é uma ferramenta para o administrador utilizar no sentido de harmonizar os recursos, de modo que tudo seja feita através da estratégia estabelecida. A estrutura organizacional é a maneira pela qual as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas. Constitui a arquitetura ou formato organizacional que assegura a divisão e coordenação das atividades dos membros da organização. CHIAVENATO, 2003, p. Por isso, o processo de organizar exige racionalização do trabalho objetivando minimizar desperdícios e aperfeiçoar a produtividade para alcançar ótimos resultados.

Organizar significa buscar a melhor maneira para agir. Em função destas características podem ser encontradas muitas semelhanças com a conceito de avaliação institucional, tendo em vista que é exatamente este papel em uma instituição , conforme defendido por Souza(2000, p. “examinar,compreender e avaliar uma instituição ou a maior parte dos seus segmentos”. É estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes adotadas são as mais compatíveis com o que a organização almeja. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e as ordens ditadas. “Controle consiste na verificação para certificar se todas as coisas ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos, o objetivo é localizar as fraquezas e erros no intuito de retificá-los e prevenir a recorrência” (CHIAVENATO.

Para que isto seja possível é necessária existência de verdadeiros lideres nas posições chave da estrutura organizacional, liderança esta conquistada através de suas habilidades. A liderança é diferente da autoridade formal, que é uma das bases da organização e um atributo dos cargos gerenciais. Cada gerente, em uma organização formal contemporânea, ocupa uma posição dentro de uma hierarquia regida por normas impessoais. Essa posição chamada cargo, empresta a seu ocupante o direito de tomar. Decisões e de se fazer obedecido, durante um período, chamado mandato, e dentro de uma jurisdição definida por algum critério de divisão de trabalho. CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Ed. Rio de Janeiro: Campus,2004. FARIA José Carlos. Ed. Rio de janeiro: Jc, 1997.

FAYOL, Henry. Gestão empresarial- Evolução e Tendências da Moderna administração de empresas. Ed.

150 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download