A RELAÇÃO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Por tanto, esse resumo crítico irá abordar a relação entre a Base Nacional Comum Curricular e as tendências pedagógicas, e qual o seu grande impacto na educação dos estudantes da rede pública e privada. EMBASAMENTO TEÓRICO A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) segundo Brasil. MEC (2018) é um documento que determina quais os conteúdos básicos a serem trabalhados ao longo do período escolar que vai desde a educação básica ao ensino médio, válido tanto para as escolas públicas como para as escolas particulares. Trata-se de um documento de suma importância tanto para os educadores, como para os estudantes e também para sociedade, já que base Nacional comum curricular tem como objetivo garantir que os alunos possam ter acesso a uma série de conhecimentos e habilidades que terão um grande impacto em seu desenvolvimento futuramente.

A BNCC busca garantir esse direito em todas as regiões do país e em todas as classes sociais, desde os mais desfavorecidos às classes mais altas, buscando dessa forma diminuir as desigualdades educacionais encontradas em nosso país e principalmente proporcionar uma melhor qualidade de ensino. A quarta competência tem haver com Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho, isso significa que o professor precisa estimular no aluno sentimento de pertencimento, despertar nele a vontade de aprender, inserir o aluno em atividades no qual eles possam contribuir para organização das regras da turma, isso vai fazer com eles desenvolvam responsabilidade e notem que suas ações têm consequências sejam elas boas ou ruins. A quinta competência é trabalhar em equipe, educar não é uma tarefa fácil sabemos como é importante o envolvimento da família na vida escolar do aluno e como isso agrega em seu desenvolvimento, por outro lado também é importante uma ação conjunta entre o educador e a junta pedagógica, a escola em geral, os pais dos alunos, é necessário um trabalho em conjunto para que a criança de desenvolva tanto no aperto física, psicológico e emocional, além disso o educador precisa ser o primeiro a dar exemplo, não adianta esperar que a criança aprenda determinados conceitos se você não pratica aquilo que ensina.

A sexta competência é participar da administração da escola, estimular a criança a ter pensamento crítico tem um grande impacto na maneira como ela vai enxergar a realidade a sua volta, o modelo de educação que apresenta o professor como uma autoridade inquestionável e o aluno como sujeito sem opinião que está ali apenas para ouvir, é um modelo antiquado e ultrapassado ou pelo menos deveria ser, o educador deve guiar o aluno e não tratá-lo com sujeito sem identidade. Além de tudo o professor precisa está engajado na administração da escola, participando das reuniões, apresentando suas sugestões, indicando melhorias, é seu dever como professor está envolvido nas atividades que irão proporcionar melhoria na qualidade de ensino dos seus alunos.

A competência de número sete é informar e envolver os pais, nos exemplos anteriores já falamos da importância da família na trajetória escolar do aluno, geralmente é educador que faz essa ponte entre a escola e a família, este na maioria das vezes tem uma grande influência sobre a criança já que ela normalmente o vê como detentor do saber e acabam imitando as ações do mesmo, em casa a criança muitas vezes podem manifestar um comportamento ou uma ação porque o professor em sala de aula disse que aquele aluno deveria fazer tal coisa, por essas e outras o professor tem uma grande responsabilidade diante do que suas ações refletem sobre aquele sujeitos, a família muitas vezes recorrem ao educador quando notam algum comportamento indivíduo na criança para saberem como agir.

Tecnicista, é voltada para inserir o aluno no mercado de trabalho, de acordo com as exigências da sociedade industrial e tecnológica, com uma maior ênfase na produtividade do aluno, são muito realizados os exercícios programados e a finalidade é observar se os alunos adquirem o comportamento desejado. Pedagogia progressista também dividida em quatro subgrupos, a pedagogia progressista, buscam analisar a realidade social de seus alunos, e busca visar a o papel do sujeito com um ser que constrói sua própria realidade, possui um caráter político e pedagógico ao mesmo tempo. Libertadora, a escola ganhou um papel social, seu papel é conscientizar para transformar a realidade, e sua metodologia é caracterizada pela problematização da experiência social em grupos de discussão. A relação professora aluno avança se tornando ambos fonte de QQ,aprendizado.

Libertária, a pedagogia libertária é voltada a uma educação democrática, e política social. Comunicação; 5. Cultura digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Referências BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular Educação Educação é a base: Base Nacional Comum Curricular. Base Nacional Comum Curricular Educação Educação é a base, Brasília, p. Disponível em: <http://basenacionalcomum:mec:gov:br/documento/BNCC-APRESENTACAO:pdf>.

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