A IMPORTÃNCIA DOS ADORNOS DE PAREDES NO DESIGN DE INTERIORES

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Administração

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As categorias e aplicações de materiais decorativos são diferentes por causa do ambiente interno e externo diferente, função e demanda. Este artigo enfatiza principalmente o papel e a aplicação de materiais de decoração de interiores. O design de interiores distingue-se pela utilização de materiais renováveis, mas não há uma compreensão de outros conceitos de sustentabilidade, como redução e reaproveitamento falta de informação técnicas de diferentes materiais conferem à pesquisa exploratória um caráter empírico. Palavras-chave: Adornos. Decoração. E a Pintura Bizantina com a técnica do afresco aplicada sobre uma superfície de madeira ou metal muitas vezes revestidas com pedras preciosas e ouro. No século XI veio à tona a arte da tapeçaria em seus vários formatos, com a fama da obra “Tapeçaria de Bayeux” que consistia num tecido de grande tamanho com bordados coloridos narrando em cenas sequenciais a conquista da Inglaterra por Guilherme, o Conquistador.

A partir daí da tapeçaria de parede, também ganha cena, mas fortifica-se somente uns séculos mais tarde, numa ampla variedade cultural. Logo, o renascimento traz para as paredes da era moderna pinturas com efeitos realistas através da perspectiva e da profundidade promovendo a percepção de tridimensionalidade. A pintura da obra “A Última Ceia” (1495-1498), de Leonardo da Vinci, afresco, pintado na parede do refeitório do Convento Santa Maria Delle Grazie, Milão (Itália). No conjunto de objetos decorativos necessários para a harmonização de um ambiente, os adornos de parede em versões criativas e diversificadas fornecem um brilho incontestável no décor reforçando o caráter de singularidade do ambiente. Os quadros, placas, artesanatos diversos, esculturas de parede, fotografias, relógios, espelhos e muitos outros, juntamente com os demais itens compositivos do design, reforçam a identidade expressando o sentido do ambiente, independentemente de seu estilo.

Proporcionam também a originalidade ao espaço através das cores, formatos, texturas indo além da interação harmoniosa entre todas as peças envolvidas no projeto, transmitindo a ideia de terem sido feitos um para o outro. Hoje a realidade parece multiplicar os olhares sob os detalhes que enriquecem a decoração ousando na autenticidade e criatividade. Nisso, a questão da decoração vertical segue mais forte do que nunca, com uma gama imensa de opções de materiais, formas e suas características. Aa artes decorativas são conhecidas no Brasil desde o século XIX. apesar disso, os estudiosos acreditam que, como a arquitetura, é uma disciplina que possui todo um histórico desde a antiguidade, em que as preocupações com a organização espacial interno se faziam sempre presentes.

O surgimento do design de interiores remete a antiguidade, a mostra de preocupação com a decoração ambiental, pois é possível que elementos como vasos, esculturas, adornos e pinturas nas paredes já eram comuns nesse período. VEDANA E PANSONATO,2017) Segundo Heidegger (1994), a espacialidade do design de interiores pertence à essência da existência, porque a existência humana se constitui no espaço ao estabelecer conexões entre entidades ambientais. Esta afirmação pode ser usada em um ambiente em que as pessoas realizam suas atividades diárias, seja profissional ou familiar. Desde os tempos pré-históricos, a decoração acompanha os seres humanos passaram por todos os estágios de desenvolvimento e nunca perderam o contato com as atitudes espirituais e conceitos artísticos de todos os tempos específicos.

KUBISCH e SEGER, 2007, p. A existência deste recurso decorativo sempre acompanhou o ser humano e sua história, em sua elaboração e aplicação, é fascinante. Não se pretende nenhum tratamento histórico do assunto, apenas para apontar algumas referências pré-contemporâneas, a pesquisa traz dados relacionados a padrões considerados importantes pela pesquisa. Artes decorativas-Anuário Studio Mobiliário e Decoração), publicado entre 1906 e 1968, mostrando padrões de uso, reserve um capítulo específico para eles, representado por tecidos e tapetes. Observou-se que os padrões, como elementos constitutivos do ambiente, não só podem ser entendidos através dos sentidos, mas também através do intelecto mensagens subliminares que desencadeiam interpretações subjetivas. A escolha do modo como se decora é muito pessoal.

Onde os elementos simbólicos e cheios de significados trazem estilo, cor, textura e memória histórica. Como um quebra-cabeça, no design de interiores, o padrão deve fazer parte do projeto (RODEMANN, 1999, p. A forma como um designer de interiores organiza e escolhe os revestimentos, elementos decorativos, iluminação, cores, padrões etc. O total é a parte maior que o todo porque é forma mais informação. Eles fazem parte da série de princípios da Gestalt: Gravidade de forma (a qualidade é determinada pela facilidade de observar os números), próximo, semelhante, isolado, unificado, fechado, continuidade e unidade, todo e parte da figura e fundação, do aqui e agora. Domina esses princípios que formam a base da linguagem e visão, por profissionais da área, ajuda a qualificar desenvolvimento de padrões, como ao selecioná-los para compor os arredores.

GOMBRICH,1984) Acho que na luta pela sobrevivência, o indivíduo desenvolveu uma consciência ordem, não porque o ambiente é geralmente ordenado, mas porque a percepção requer uma estrutura legal da seção de descanso regular. Exemplo mais simples de previsão nessa relação, presta-se atenção ao rompimento da ordem e às consequências em sotaques básicos, visuais ou auditivos, geralmente representa Interesse pela ornamentação e pela forma musical (GOMBRICH, 1984, p. O espaço adornado deve traduzir trechos da história do usuário, de forma a envolvê-lo, como se ele fosse abraçado, acolhido pelo design, ou seja, pelo conjunto de elementos compositivos, como um porto seguro, atemporal, aconchegante, acolhedor e cheio de personalidade. Agradável em vários aspectos, elegante, sublime, único.

Tanto no Design de Interiores quanto na Arquitetura, os ornamentos a serem devem ser expostos de forma muito harmoniosa e equilibrada, seja na superfície horizontal (Piso e teto) seja na vertical (paredes e pilares), observando cada detalhe e particularidade das fases e componentes que fazem parte desse projeto surpreendente. Ambientes decorados Ambientes decorados refletem nossa sensação de bem-estar, incentivam o cuidado e a organização da casa e tornam nossos espaços ideais para a convivência em família. Decorações e acabamentos decorativos são detalhes verdadeiramente inusitados que desempenham um papel importante em um projeto de interiores de sucesso e são concebidos de forma eficiente e sensível, como as coisas mudam rapidamente, quanto mais atemporal pudermos criar um ambiente, mais ele durará. Enquanto itens com um visual intencionalmente desgastado são ótimos para espaços com decoração rústica, itens em tons pastel, são ótimos para decoração inspirada em cores doces.

HUANG,2011) No design de interiores moderno, devemos considerar os fatores como cor, forma, material, função, segurança e proteção ambiental da decoração de interiores, que são principalmente determinados pela escolha de materiais de decoração de interiores. Materiais de decoração desempenham um papel importante em design de interiores e decoração do novo material não só atender às necessidades estéticas do usuário em forma, mas ao mesmo tempo, tendências modernas de design de interiores, através da colagem mútua entre diferentes materiais para criar novas características artísticas, formando assim um novo estilo de decoração da era. ZHANG,2007) O ornamento é típico do estilo étnico ou clássico e é bem adequado ao interior contemporâneo. Especialmente quando o design de interiores moderno é caracterizado por uma mistura de estilos.

A cor é a força mais expressiva, forma associações ricas, significados e símbolos profundos através dos efeitos fisiológicos, psicológicos e físicos produzidos pela experiência visual das pessoas. A cor dos materiais de decoração pode substituir a tinta de parede tradicional. Sua textura única pode melhorar a qualidade ambiental interior, como parede de fundo de TV, parede de arte, etc. muitas vezes usando materiais especiais de decoração, criando espaço climax interno, aumentando o senso de nível e coordenação do espaço. RUI,2012) Os Móveis internos são muito proeminentes em praticidade e apreciação. Com a melhoria do padrão de vida das pessoas, a ciência e a tecnologia são altamente desenvolvidas e as demandas das pessoas são cada vez maiores.

HUANG,2011) Os materiais decorativos leves, duráveis, de boa textura e inteligentes estão se tornando cada vez mais populares na decoração de interiores. O desenvolvimento de materiais decorativos tende gradualmente a materiais de proteção verde e ambiental e materiais compostos. HUANG,2011) O surgimento de novos materiais decorativos para substituir os materiais antigos, a base da qualidade, melhorar a diversidade funcional, reduz a complexidade da tecnologia, economizar custos de renovação de materiais, atender às diferentes necessidades das pessoas e melhorar a qualidade do ar interior, melhorar a qualidade do ambiente de vida das pessoas. O surgimento de novos materiais é compensar a escassez de materiais antigos. ZHANG,2007) A pesquisa aprofundada e meticulosa do design de interiores é muito necessária para o design e a estética. Fornece uma direção mais ampla para o design de interiores contemporâneo e pesquisa cultural.

O design de interiores está recriando na forma espacial dada pelo edifício. Tem a função de decorar edifícios e seu ambiente, e também tem a expressão característica das artes plásticas gerais. ZHANG,2007) Pessoas dos requisitos funcionais básicos do início do desenvolvimento progressivo das necessidades estéticas dos seres humanos são diferentes, que as pessoas modernas em requisitos ambientais internos continuam a melhorar, também exige que os materiais de decoração tenham as características da beleza, e isso não se limita às propriedades materiais, aparência, textura, mas através da cooperação entre diferentes materiais decorativos por meio de novas tecnologias, mostrar as características da beleza artística, conhecer as crescentes ideias estéticas das pessoas. Na sociedade da informação de hoje, muitos conceitos foram subvertidos, muitos materiais foram desenvolvidos e utilizados, e muitas das tradições foram definidas por novos conceitos.

Isso exige que os designers explorem novos materiais e materiais tradicionais para mais significado e usem com um novo pensamento. HUANG,2011) Os materiais de decoração são a base para construir o estilo de design de interiores, estilo de design de interiores muitas vezes através do qual contêm emoções humanas para refletir emoções humanas apenas com espaço interno, podem impressionar profundamente as pessoas, despertar a simpatia das pessoas, pode realmente refletir o valor da existência do estilo de design de interiores. HUANG,2011) 6. A escolha dos adornos de paredes Ornamentos e peças decorativas são a essência e a alma de qualquer outro ambiente, um equilíbrio entre todos os elementos compositivos e o caráter funcional, dá ao espaço toda a soberania para enriquecer e antropomorfizar o projeto de interiores.

É ideal para trazer mais charme a um cômodo e complementar a decoração de cada ambiente. ZHANG,2007) No Design de interiores, muitos fatores são analisados: cores escolhidas, texturas aplicadas, mobiliário, revestimento, estilo, elementos compositivos além dos seus princípios básicos. No entanto, um dos detalhes diferenciadores é a escolha dos adornos, capazes de dar o brilho da nova identidade desse ambiente. ZHANG,2007) Quadros: Dão um toque diferente à decoração da sua de estar, sala de jantar ou quarto. Com eles, é possivel criar estilos rústicos, retrô ou modernos. etc. Espelhos: Os espelhos servem a uma variedade de propósitos: são úteis para a vida cotidiana e, se colocados corretamente, podem dar a um espaço uma sensação de bem estar. Uma boa dica é apostar em espelhos se o objetivo for uma moldura feita de materiais preciosos como prata e ouro, ou até mesmo um visual mais requintado.

Esculturas de parede: Uma escultura de parede é um ornamento que funciona como uma moldura decorativa, mas em um estilo mais moderno e versátil. Essas esculturas dão forma e movimento ao ambiente e garantem um toque de elegância e irreverência. A forma é a apresentação final da arquitetura, e a arquitetura carrega muito significado cultural e conotação na forma da entidade. ZHANG,2007) O material de decoração de interiores é a base material do design de interiores. Materiais de decoração de interiores podem não só melhorar a arte do ambiente interno, mas fazer com que as pessoas tenham um belo prazer, também com a proteção ambiental multifuncional, confortável, segura e confiável, e assim por diante, jogar uma estrutura corporal principal de proteção, extensão de vida útil, e satisfazer alguns requisitos especiais, é indispensável para materiais modernos de decoração.

A compreensão completa de seu papel e aplicação inovadora pode não apenas trazer eficiência e inspiração para os designers, mas também promover o desenvolvimento da ciência social e tecnológica. ZHANG,2007) 7. As paredes, no contexto da decoração são superfícies e área de trabalho do designer de, assim como uma tela em branco aguardando a surpresa vir das mãos do pintor. Referências CALLISTER, William D. Jr. Ciência e Engenharia de Materiais: uma introdução. William D. The Sense of Order – A Study in the psycology of Decorative Art. London. Phandon Press, 2nd ed. GOMES FILHO, João. Design do objeto: bases conceituais. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas residenciais. ª ed. São Paulo: SENAC, 2007. HUANG, Jianjun.

Análise da semiótica dos materiais. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997 MANCUSO, Clarice. Arquitetura de Interiores e Decoração: A arte de viver bem. ª Ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. Rui. Yi. Aplicação regenerativa artística de materiais decorativos abandonados na decoração moderna e macia. Embalagem hunan,2012. SAVOIR, Lou Andrea. P. Evolução do design de interiores: do Egito antigo ao modernismo. VOSGUERITCHIAN, Andrea B. A abordagem dos sistemas de avaliação de sustentabilidade da arquitetura nos quesitos ambientais de energia, materiais e água, e suas associações às inovações tecnológicas. Dissertação - FAUUSP.

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