Importância do desenho no desenvolvimento cognitivo infantil

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Para isso buscou-se identificar a relação entre o desenho e o desenvolvimento da cognição durante a infância, identificar a importância do desenho na alfabetização infantil e evidenciar a influência dos estágios do desenho no desenvolvimento humano. A importância deste estudo se justifica pela contribuição que este tema trará para esclarecer o que os autores da área publicaram sobre o tema. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, dando prioridade às publicações de maior relevância para o esclarecimento do tema. Cabe ressaltar que o desenho na infância nem sempre é visto como uma ferramenta útil do ensino-aprendizagem na escola, por isso essa proposta traz a necessidade de discussão sobre a importância dele no que se refere ao desenvolvimento cognitivo infantil.

PALAVRAS – CHAVE: Cognição infantil. Mas deve-se evidenciar as vantagens do uso do desenho como uma ferramenta pedagógica, principalmente na educação infantil. Pensando desta forma, esse estudo tem como objetivo geral explorar como o desenho tem influenciado no desenvolvimento das funções cognitivas na infância. Para alcance desse objetivo propõe-se os objetivos específicos: identificar como a cognição humana pode ser desenvolvida através do desenho na infância, identificar a importância do desenho na alfabetização infantil e evidenciar os principais estágios do desenho através de uma ótica contemporânea. O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica, e busca unir informações, com o objetivo de passar a ideia dos autores de forma organizada para que aja a compreensão do tema (DANE, 1990).

A revisão é realizada sob uma ótica qualitativa. O primeiro subtópico faz uma revisão da literatura visando responder ao primeiro objetivo especifico proposto. O segundo subtópico apresenta-se a relação do desenho e a alfabetização infantil, respondendo ao segundo objetivo específico do trabalho. O terceiro e último subtópico evidencia os estágios do desenho na infância. Por fim, apresenta-se a conclusão dos resultados obtidos mediante essa pesquisa. DESENVOLVIMENTO A cognição humana está intimamente ligada a todo processo mental, a ação de percepção, reconhecimento do processo, o ceder e o raciocinar. Na infância o ato de desenhar demonstra a “expressão natural e espontânea da criança”, ele é feito através do sentir, do pensar e do agir, na infância o indivíduo tende a desenhar sobre sua realidade ou sobre seus sentimentos (TIBURI; CHUÍ, 2017).

A criança desde sua inserção na sociedade vive em um ambiente que o desenho se representa de várias formas, por imagens na TV, embalagens de comida, brinquedos etc. Em resultado dessa interação, o exercício preferido das crianças é desenhar, independente de raça, sexo ou nacionalidade, através dele elas conseguem se comunicar melhor (SILVA, 2020). Na fase da infância o desenho exerce influência sobre as percepções individuais da criança, sobre o mundo dela, pois o ato de desenhar estimula a observação, fazendo com que ela reúna diversos elementos coletados durante sua vida a fim de desenvolver um desenho que o represente (TIBURI; CHUÍ, 2017; DERDYK, 2020). O desenvolvimento da cognição através do desenho na infância Geralmente, a criança desenha diversas situações e realidades de acordo com suas experiências, ou seja, tudo que ela viveu, que lembra ou imagina.

“A noção de percepção está comprometida com a noção de imagem. Esta propicia um feixe de significações do percebido. Podemos elevar o sentido do olhar e do desenhar às ideias de "fábrica de imagens", ou então "fábrica de significações” (DERDYK, 1989). O desenho mencionado por Derdyk (1989), como: "fábrica de imagens" diz respeito a observação que a criança faz ao desenhar, ela imagina e projeta suas vontades, pode-se dizer então que a partir disso a observação, memória e imaginação despertam infinitas possibilidades de criação e desenvolvimento não só para criança, mas para a sociedade como um todo. Mediante isto percebemos que o desenhar para a criança a faz explorar possibilidades do mundo o qual está inserida.

Na escola, o educador tem como função auxiliar a criança desenvolver suas habilidades, pode-se notar que a partir do desenho como ferramenta as crianças demonstram evoluções cognitivas, seja motora, social, emocional ou desenvolvimento da percepção dela (DERDYK, 2020). Com isto, destaca-se a importância do desenho como mais que atividade de recreação e sim como um instrumento de evolução cognitiva na infância, porque através dele que as crianças descrevem o mundo como o enxergam e exercem o seu papel como cidadãos de opiniões ativas (DERDYK, 2020). Uma pesquisa realizada por Souza (2021), constatou que quando o educador desenvolve uma metodologia mais sensível a necessidades da criança em prol do “desenvolvimento orgânico e de seu intelectual”, é possível identificar que o desenho se torna “algo fundamental no imaginário infantil e que a escola tem sua importância na vida dessa criança, seja no ato de sua ação, como no futuro desta” (SOUZA, 2021).

A partir disso também precisa-se reconhecer que o ato de desenhar já está presente na vida da criança antes de sua alfabetização, basta adapta-lo a sua evolução psicoemocional, pois as etapas do crescimento da criança estão associados as fases do desenho (SOUZA 2021). O educador deve reconhecer que essa evolução reflete no desenvolvimento intelectual, melhorando as formas e aprimorando as habilidades dos indivíduos envolvidos. A frequência do ato de desenhar pode ser extremamente benéfica para a criança em sua vida adulta. Devido a multidisciplinaridade do desenho ele é tido como uma ferramenta que desafia a criança a colocar no papel seus sentimentos, como ela enxerga o mundo ao seu redor, ele pode ser trabalhado durante o ensino como uma ponte entre o educador e a criança, além das diversas formas que pode ser abordado, e com ele pode-se esperar resultados reais no desenvolvimento do indivíduo.

A escola tem se colocado como uma base fundamental para a disseminação cultural do desenho como ferramenta pedagógica, ele é usado no desenvolvimento do imaginário infantil e desenvolvimento de suas habilidades cognitivas. Embora a escola enfrente diversos desafios em sua estrutura no que diz respeito ao ensino tradicional, ela vem se posicionando e reconhece o desenvolvimento gráfico infantil com base no desenho um fator que contribui para o desenvolvimento de outras habilidades da criança. Sobre os estágios ou fases do desenho na infância, percebe-se que todos eles são importantes na evolução individual da criança. Disponível em: https://psycnet. apa. org/record/1990-97456-000 Acesso em: 31 de março de 2021 DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho. Livro) Panda Educação, 2020. Livro) Disponível em: https://books.

google. com. br/books?hl=pt-BR&lr=&id=0BdjGirCpugC&oi=fnd&pg=PR15&dq=Francis+Galton&ots=SFIvENOnYz&sig=LrxFwGhLTee9-ZBpHiafXPtdzFs#v=onepage&q=Francis%20Galton&f=false Acesso em: 1 de abril de 2021 GONZÁLEZ, Fredy Enrique. Reflexões sobre alguns conceitos da pesquisa qualitativa. p. Disponível em: https://www. uricer. edu. br/site/pdfs/perspectiva/140_374. Livro) Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7. cloudfront. net/60229368/Humberto_Maturana_-_Cognicao__Ciencia_e_Vida_Cotidiana20190807594751b3tdkx. p. Disponível em:https://www. scielo. br/scielo. php?pid=S0102-37722021000100401&script=sci_arttext Acesso em: 01 de abril de 2021 PIAGET, Jean. com. br/books?hl=pt-BR&lr=&id=hYetUK6t4hcC&oi=fnd&pg=PA9&dq=Educa%C3%A7%C3%A3o+art%C3%ADstica:+luxo+ou+necessidade%3F&ots=bhD4W-UP-w&sig=_E_zPpo5LIAGkxpo4RrcoUDtdQ8 Acesso em: 25 set 2021 POUPART, Jean et al.

A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos, (Livro) v. Disponível em: https://edisciplinas. Sentido de vida na fase adulta e velhice. Psicologia: reflexão e crítica, v. p. Disponível em: https://www. scielo. google. com. br/books?hl=pt-BR&lr=&id=WOg_DwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT2&dq=conceito+de+desenho&ots=sJRR14mWrG&sig=kOPa8Q0ZhHNWvywL4hSK-U7rNyA Acesso em: 22 set 2021 VASCONCELOS, Teresa; MOREIRA, J. António. O desenho e desenvolvimento de um protótipo educativo multimédia. pdf Acesso em: 30 set 2021.

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