A Gestão De Segurança Do Trabalho Nas Ferrovias Brasileiras

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Odontologia

Documento 1

Apesar de não haver investimento em expansão há muito tempo, a manutenção e expansão da ferrovia foram restauradas após a privatização, mas os indicadores de qualidade e desempenho estão longe de atingir o nível internacional. Acidentes de trabalho, causam grandes perdas o custo de acidentes incomensuráveis, especialmente relacionados a vidas dos funcionários. Muitas pessoas perderam membros, outras perderam suas vidas por falta de condições adequação, falta de concentração ou falta de treinamento para realizar atividades limitadas. Na situação atual, a área ferroviaria deve focar no fator humano porque eles são responsável pela produção e qualidade dos serviços. A metodologia utilizada é a revisão da literatura relacionado as caracreisticas da gestão de segurança do trabalho na área ferroviaria, usando de pesquisa bibliografica para comprieender a tematica.

Café no porto do Brasil. FREIRE; LACERDA, 2017). Embora o Brasil seja o maior país da América do Sul, sua malha ainda é pequena se comparada a outros países do mundo, mesmo assim, é a segunda ferrovia mais utilizada do país. Embora a primeira ferrovia do país tenha sido a Ferrovia Mauá do Rio de Janeiro, inaugurada em 1854, ao longo dos anos, devido à mentalidade de alguns governantes, a ferrovia foi deixada de lado, pois acreditava que a tecnologia trazida por caminhões e automóveis e a expansão da rodovias dariam O país traz desenvolvimento. DOS SANTOS et al. Isso ocasionou um aumento significativo no número de mortos, mutilados, doentes, órfãos e viúvas Esse aprimoramento tecnológico na industrialização ocasionou um aumento considerável nos postos de trabalho.

Entretanto os salários eram baixos, jornada longa e as condições ambientais ruins. Além disso, à falta de padronização da segurança acarretou problemas relacionados à saúde do trabalhador (OLIVEIRA, 2007). Promover a competitividade no mercado atual exige que as empresas busquem inovações e estratégias capazes de garantir a produtividade e minimizar custos. Contudo, algumas estratégias nesse sentido podem comprometer a segurança dos colaboradores. Isto é o meio de transporte é usado para mover mercadorias. A fim de lidar com este problema com mais rapidez e reduzir custos. TEIXEIRA, 2016). As ferrovias substituíram as carruagens e as armadilhas nas viagens de longa distância e revolucionaram o transporte de mercadorias e passageiros na era moderna. Em 1830, a primeira ferrovia conectando Liverpool e Manchester foi inaugurada na Inglaterra. TEIXEIRA, 2016).

A ferrovia é considerada a maior conquista da revolução industrial depois da máquina a vapor. Isso substituiu as janelas por força mecânica, o que não só mudou fundamentalmente a estrutura da produção industrial, mas também mudou a forma de comunicação. Portanto, a revolução industrial aproveitou a modernização dos veículos de transporte, o custo da circulação das mercadorias e a abertura de novos mercados. BORGES, 2011). Em conparado a utilização de trasporte veicular o uso de trem é uma imortante meio para trasporte de materia-prima. Assim a segurança das ferrovias durante o trabalho é essencial para que tudo esta de acordo com as exigências. PARISI, 2021). Conceito De Gestão De Segurança No Trabalho Com o aumento da produção em série, após a Revolução Industrial, o trabalhador tornou-se frágil diante da luta desleal com a máquina.

Isso ocasionou um aumento significativo no número de mortos, mutilados, doentes, órfãos e viúvas Esse aprimoramento tecnológico na industrialização ocasionou um aumento considerável nos postos de trabalho. Para o autor quanto maior a segurança menor a probabilidade de ocorrências de danos ao homem, ao meio ambiente e ao patrimônio. Cardella (1999), acrescenta que a segurança está relacionada a um conjunto de técnicas que tem como objetivo diminuir os riscos encontrados no ambiente laboral, sendo que quanto maior a segurança, menor são os riscos de acidentes. QUANTIDADE DE ACIDENTES DO TRABALHO CNAE Total Com CAT Registrada Sem CAT Registrada Motivo Total Típico Trajeto Doença do Trabalho 2011 2012 2013 2011 2012 2013 2011 2012 2013 2011 2012 2013 2011 2012 2013 2011 2012 2013 TOTAL #### #### #### #### #### #### #### 111. QUADRO 2 - Quantidade de acidentes entre 2011 e 2013 Fonte: BRASIL, 2013 Bergamini (1997), aponta que a melhoria da segurança, pode promover ganhos na saúde e qualidade do meio ambiente de trabalho, gerando um aumento da produtividade, pois pode abaixar os custos do produto final, amortecendo suspensões no processo e diminuindo afastamentos decorrentes de acidentes ou doenças ocupacionais.

Segurança do Trabalho é o conjunto de ciências e tecnologias que estuda, regulamenta e auxilia na proteção do trabalhador em sua atividade com intuito de reduzir os acidentes do trabalho e as doenças ocupacionais. Oliveira (2001, p. alerta que o principal objetivo da Segurança do Trabalho deve ser “proteger os trabalhadores e os envolvidos em determinada atividade de acidentes ou doenças ocupacionais com ou sem afastamento no ambiente de trabalho ou no seu percurso”. Segundo Oliveira (2001) os riscos de uma atividade não nos impedem de realizá-la, desde que se possam os planejar os seguintes fatores: • Variáveis externas: clima, temperatura. • Tempo: trabalhos que apresentam um alto risco para o seu executor deve ser realizado com maior tranquilidade e com o tempo necessário. • Equipe: selecionar criteriosamente a equipe que realizará a atividade, considerando a aptidão, o treinamento e a competência do trabalhador para executar determinada tarefa.

Tal análise pode ficar restrita porque esses relatórios irão focar apenas em casos extremante graves, onde houve uma lesão do trabalhador. Uma fonte que sempre deverá ser consultada são os próprios trabalhadores e seus superiores, utilizando-se questionários ou entrevistas diretas. IIDA, 2005). Ao se identificar as situações que geram risco recomenda-se classificá-las segundo sua gravidade e frequência, para que se possam estabelecer as prioridades de trabalho. Após se identificar essas demandas a próxima etapa consiste em se desenvolver práticas seguras de trabalho, que serão repassadas aos trabalhadores (IIDA, 2005). Iida (2005), acrescenta que o erro humano está relacionado a interações homem - trabalho - ambiente, que não atendem aos padrões esperados. Nesse caso, três elementos podem ser determinantes no erro: uma ação humana, uma transformação do ambiente fora de determinados critérios e o julgamento humano desses critérios.

Cardella (1999), afirma que a redução dos acidentes é um dos mais fortes desafios à inteligência do homem. Apesar de todo o trabalho físico e mental, com utilização de grandes investimentos, com vistas a prevenir os acidentes, estes continuam ocorrendo, desafiando assim todos esses empenhos. O homem teria todos os recursos para prevenir e evitar acidentes, já que a evolução científica e tecnológica instituiu métodos e dispositivos variados nas mais diversas áreas de atuação do homem. Cardella (1999), defende a ideia de inter-relação e interdependência dos diversos fenômenos, físicos, biológicos, psicológicos, culturais e sociais, provenientes dessa relação entre organização, homem e meio ambiente. Propõe assim uma abordagem holística, onde acidente é compreendido como um fenômeno de natureza multicausal, causado pela interação complexa entre vários fatores.

Para se prevenir os erros humanos, Iida (2005), revela que existem diversas formas como, por exemplo, substituir o homem pela máquina. Entretanto, as máquinas apesar de errar menos, não são capazes de corrigir seus próprios erros. Outra forma de prevenir erros é através da aplicação dos conhecimentos ergonômicos no aperfeiçoamento dos equipamentos e postos de trabalho. O projeto citado possibilitou o desenvolvimento de um diagnóstico de clima e cultura de segurança na organização, buscando identificar as possibilidades de evolução dos processos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) na empresa. IBRAM, 2016). Marco Antônio Cardoso da Silva, gerente de Gestão Integrada da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento de Ferrosos, idealizador do projeto, afirma que os resultados foram extremamente positivos.

Segundo ele 97 % dos funcionários participaram da iniciativa onde foi possível constatar que, na percepção dos trabalhadores, os problemas de segurança sempre eram responsabilidade do outro e nunca das próprias atitudes. IBRAM, 2016). Esta Norma estabelece parâmetros que permitem a “adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente” (BRASIL, 1978, p. A palavra conforto merece um destaque especial. A regulamentação em segurança e saúde no trabalho quase sempre diz respeito a limites de tolerância que podem ser medidos objetivamente. O mesmo não ocorre aqui. Para se avaliar o conforto, é imprescindível a expressão do trabalhador. p. e entende-se que suas capacidades sensor motoras modificam-se com o processo de envelhecimento.

Entretanto, “perdas eventuais são amplamente compensadas por melhores estratégias de percepção e resolução de problemas desde que possa acumular e trocar experiência. ” (BRASIL, 2002. p. Em relação ao mobiliário dos postos de trabalho recomenda-se que “sempre que o trabalho puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para esta posição. ” (BRASIL, 1978). Sobre o mobiliário a NR 17 aponta que “para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação. BRASIL, 1978, p. As condições do mobiliário devem atender requisitos mínimos, sendo eles (BRASIL, 1978, p. Sendo assim, a NR 17, exige que os equipamentos dos postos de trabalho, as condições ambientais de trabalho e a organização do trabalho devam ser adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.

BRASIL, 1978). A Relevancia Das Ferrovias No Brasil. Uma das principais funções do transporte é promover o desenvolvimento econômico uma área se move através do fluxo de pessoas, bens e produtos economia. No caso do transporte ferroviário de mercadorias, o fato de intervir Transferência de commodities principalmente de indústrias básicas (Minério de ferro, soja, farelo, produção agrícola, etc. BRAGA, 2020). Durante o período imperial, a construção da primeira ferrovia visava consolidar regiões e escoar a produção do interior para os mercados consumidores e portos. Entre 1930 e 1960, os presidentes Getúlio Vargas (1882-1954) e Juscelino Kubitschek (1902-1976) focaram nos investimentos nas ferrovias e automobilística, estratégia que vem sendo utilizada até hoje. Visualize o mapa da grade nacional e alguns dados de linha no mapa acima, destacados em três cores.

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