OS JOGOS E ESPORTES SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

O JOGO ESPORTIVO 11 6. Classificação dos jogos 12 6. O esporte enquanto educação 13 6. A Importância do Esporte na escola 15 7 METODOLOGIA 16 8 CRONOGRAMA 17 9 RECURSOS 18 10 AVALIAÇÃO 19 CONSIDERAÇÕES FINAIS 20 REFERÊNCIAS 21 INTRODUÇÃO O jogo é definido como uma atividade de caráter lúdico com normas livremente estabelecidas pelos participantes. O esporte, por sua vez, tem regras preestabelecidas pelas diferentes instituições que regem cada modalidade esportiva, sejam ligas, federações, confederações ou comitês olímpicos. TEMA Jogos, Esportes e sua importância para a educação física escolar O tema em questão é de extrema importância para a pratica de educação física escolar, pois a prática orientada de esportes é fundamental para o crescimento, desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, adolescentes e dos jovens, associada a melhoria da saúde e à qualidade de vida.

O esporte contribui para a formação dos aspectos afetivos e cognitivos, estimulando os relacionamentos sociais, desse modo a oferta de esportes para crianças, adolescentes e jovens, com profissional capacitado e de forma planejada, visa o reconhecimento das aptidões e a descoberta do potencial individual nas diferentes modalidades esportivas, possibilitando adequado desenvolvimento físico. A iniciação esportiva educacional tem sua importância por auxiliar na prevenção de problemas educacionais, sociais e de promoção da saúde. JUSTIFICATIVA É notório que o esporte é uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano, proporcionando as crianças, jovens e adultos de nossos dias, carentes de valores éticos e morais encontram no esporte incentivo a essas conquistas aliadas a sentimento de cooperação e amizade.

Dessa forma, a prática do esporte traz benefícios físicos significativos, contribuindo para a condução de vidas longas e saudáveis, melhorando o bem-estar, aumentando a expectativa de vida e reduzindo a probabilidade de incidência de diversas das principais doenças. A escola sente dificuldades para desenvolver as práticas esportivas em função da precariedade do espaço físico para a prática. E mesmo com esses empecilhos, o projeto quer tornar possível essa gama de práticas esportivas, dando oportunidade para os alunos desfrutarem das mais variadas modalidades esportivas. ZAFALON, (2012). A importância das práticas esportivas nas suas mais diversas possibilidades não se baseia em apenas ao domínio das aquisições físicas e motoras, mas envolve fundamentalmente às questões éticas, afetivas, sociais, bem como potencializar a inclusão social e fomentar as atitudes de cooperação, de integração e interação.

ZAFALON, (2012). A literatura expressa que os povos antigos como os da Grécia e do Oriente brincaram de amarelinha, empinavam papagaios, jogar pedrinhas, práticas que até hoje as crianças o fazem quase da mesma forma. Dessa forma, Tais jogos foram transmitidos de geração em geração através dos conhecimentos empíricos e permanecem na memória infantil.  WITTIZAREKI, (2009).        A arqueologia registra a presença dos jogos na humanidade desde 2600 a. C. a. C. como maneira de prever tempos de guerra. Os jogos são elementos universais em todas as culturas humanas. WITTIZAREKI, (2009). • Renascimento Com a Pedagogia Moderna, que estava baseada na participação lúdica e afetiva do aluno, mostra a importância do jogo no processo de ensino-aprendizagem. LOVATO; GALATTI, (2007). • Atualidade O jogo apresenta várias funções: instrumento educativo, meio de lazer, meio de expressar sentimentos e emoções etc.

LOVATO; GALATTI, (2007). A diferença entre jogo e esporte É comum utilizar os termos jogo e esporte para designar-se as mesmas atividades. O jogo é uma atividade espontânea e de regras flexíveis, caracterizado pela não profissionalização, com fins de entretenimento, não exige premiação, e não requer uniforme, não tem competição ou são assistemáticas, é praticado por jogadores. Alguns exemplos de jogos: jogos de cartas, jogos de tabuleiro, jogos de computador, dardo, futebol de rua, dominó. MOREIRA; MACIEL, (2019). O esporte, toda via, é uma atividade física institucionalizada, com objetivos lúdicos ou profissionais, e que possui regras definidas por instituições regulamentadoras e está sujeita a regras predefinidas. É caracterizado pela competitividade e pela busca do alto rendimento, com fins de competições, profissional.  ALMEIDA, (2010).

Classificação dos jogos A classificação dos jogos tem como objetivo padronizar e mostrar a sua função dentro de um programa de lazer e recreação. A classificação de jogos é muito extensa e seria impossível citar todos nesse trabalho, porém, podem ser associadas em diferentes categorias como por exemplo: ● Grandes jogos: são os jogos que têm grande número de participantes e que é muito difícil de controlar; ● Pequenos jogos: são aqueles que os participantes precisam demonstrar velocidade, destreza e força; ● Revezamento ou estafeta: são jogos que são organizados pelo revezamento dos participantes para a concretização das atividades, deve ser realizada em grupo e respeitar as potencialidades de quem participa do jogo, é um jogo muito indicado para a infância, exigem combinados como correr, saltar e girar; ● Aquáticos: são jogos realizados dentro d’água, têm um valor terapêutico por diminuir o impacto causado pelo solo; ● Jogos sensoriais: são utilizados os sentidos como: visão, tato, audição, olfato e o paladar, é muito bom para desenvolver a capacidade de raciocinar, pensar e minimiza a tensão; ● Jogos sociais de mesa: geralmente são realizados na mesa, de cunho educativo, sem despertar o interesse de jogos de azar; ● Jogos de azar: são os jogos praticados em cassinos, bancas, mesas, roletas, bingo, loterias; ● Jogos de competição: esse jogo tenta criar situações ideais de competição, mas isso nunca será alcançado, já que o meio interfere de diferentes formas na construção do indivíduo; ● Jogos de imitação: são jogos em que os participantes incorporam em si o papel de determinado personagem, nas crianças este jogo se caracteriza pela imitação do adulto, o prazer está em se passar por outro; ● Jogos de vertigem: esse jogo tem o objetivo de destruir a estabilidade de percepção do corpo humano, ou seja, busca atingir certo tipo de espasmo, afastamento da realidade e transe.

A criança sabe que ao rodar rapidamente, atinge um estado de fuga e evasão. Isso pode acontecer com giros, volteios, rápidas trocas de direção. GALATTI, RL. et. al. Dessa forma, o programa de esporte educacional, em sua macroestrutura, é composto por dois subprogramas tendo como função dinamizar a operacionalização do esporte educacional no país. Os subprogramas são compostos pelas frentes esporte educacional na escola e esporte educacional na comunidade. Dessa forma, o esporte educacional visto, por esse ângulo, favorece a inserção do âmbito acadêmico, por meio da socialização dos saberes construídos no seio das Universidades, Centro universitários e Faculdades. MOREIRA; MACIAL, (2019). Sendo assim, o programa de esporte educacional fomenta condições de, a partir dos subprogramas e seus respectivos projetos e ações, veicular uma melhor qualidade de vida à sociedade, sem esquecer do principal que é o desenvolvimento dos princípios norteadores como: a totalidade, a co-educação, a participação, a cooperação a emancipação.

MOREIRA; MACIAL, (2019). No entanto, mesmo que os princípios sejam um conteúdo utópico, acredita-se que os mesmos possibilitam um contraponto aos valores agregados no esporte que visa exclusivamente o rendimento, auxiliando, dessa forma, não só na formação de superatletas, mas, também de cidadãos que buscam no esporte uma melhor qualidade de vida. ME, (2015). Em suma, uma das grandes contribuições do esporte no ambiente escolar diz respeito à saúde e o bem-estar das crianças e jovens da atualidade. ME, (2015). Dessa forma, a escola mais uma vez tem a importante função de apresentar a prática de esportes para os alunos, incentivando-os a criar o hábito do exercício. METODOLOGIA O Programa de Iniciação Esportiva Educacional terá 2 etapas. De 3ª feira a 6ª- feira.

Do 1º ao 5º horário Levantamento, orçamento e aquisição de materiais esportivos para o projeto indisponível na escola. adequação das instalações esportivas. De 2ª feira a 6ª- feira. Do 1º ao 5º horário Adequação das instalações esportivas. O esporte educacional contribui para a formação dos aspectos afetivos e cognitivos, estimulando os relacionamentos sociais. Sem sombra de dúvidas a educação por meio do esporte é capaz de objetivar de forma efetiva uma aprendizagem muito mais significativa, contribuindo intensamente para a formação de um sujeito muito mais equilibrado e disciplinado. REFERÊNCIAS ALMEIDA, L. T. P. Lei de diretrizes e base da educação nacional. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 20 dez. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v.

ed. especial, p. jul. ISSN: 1983 – 9030. n. jul. dez. p. WITTIZORECKI, E. Disponível em:< file:///C:/Users/sandr/Desktop/jogo%20e%20esporte/colocar%20no%20trabalho. pdf>. Acesso em 06/nov. MINISTÉRIO DO ESPORTE – Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social/Saúde e Vida. Departamento de Formulação de Políticas e Estratégias. R. A pedagogia da iniciação esportiva: um estudo sobre o ensino dos jogos desportivos coletivos.  EFDeportes. com, Revista Digital.  Buenos Aires: ano 10, n. Pedagogia do esporte: considerações metodológicas a partir dos aspectos técnico-táticos e sócio-afetivos dos Jogos Esportivos Coletivos na escola.  Revista Movimento & Percepção. Espírito Santo do Pinhal, SP, v. n. jul. ZAFFALON, J. R. MEDEIROS, F. F. O esporte como fenômeno social.

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