A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO PARA A SAÚDE BUCAL NAS CRIANÇAS DE ZERO A 12 ANOS

Tipo de documento:Proposta de Pesquisa

Área de estudo:Odontologia

Documento 1

O menor poder aquisitivo envolve um grupo de fatores que dizem respeito ao acesso a serviços de saúde, nível educacional, estilo de vida, condições de higiene, moradia e ao tipo de alimentação. Dessa forma, grupos específicos da população permanecem com elevada prevalência de cárie dentária, uma vez que a vulnerabilidade ao agravo está associada à exposição mais intensa aos fatores de risco e à privação social. Nutrição adequada significa consumir uma dieta balanceada, de forma que o corpo possa conseguir os nutrientes necessários para boa saúde e bem estar. Se a dieta contiver poucos nutrientes essenciais ao corpo, a boca estará mais vulnerável a infecções. O objetivo deste trabalho é descrever, por meio de uma revisão da literatura, a relação entre nutrição, alimentação e saúde bucal.

Alterando a nutrição e desenvolvimento da arcada dentaria, como ocasionando problemas externos com alta prevalência de cárie. O aumento da má alimentação no século XXI é relevante, tornando assim importante o conhecimento dessa área para tratamentos odontológicos, para proporcionar a esta população uma vida mais saudável, diminuindo o nível de cáries, extrações, entre outras, permitindo que tenham uma qualidade na mastigação e uma boa saúde bucal. Assim observa-se que o odontólogo pode atuar na área promoção de saúde bucal, afim de melhorar a sua qualidade de vida e melhorando o cotidiano da população. Seguindo esta proposta observa-se a grande valia deste estudo para ampliar os conhecimentos adquiridos sobre saúde bucal, onde a junção de toda a pesquisa aqui realizada possibilitará uma revisão maior deste, auxiliando para exercer melhor as atividades práticas, onde este conhecimento ajudará em melhores condições de vida e bem-estar dos indivíduos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A saúde bucal é influenciada por diversos fatores, tais como: fatores sociais, ambientais, estruturais, psicológicos e culturais. A falta desses nutrientes pode alterar o desenvolvimento dos dentes, a qualidade e quantidade da saliva e ainda afetar o sistema imunológico, podendo gerar problemas na saúde geral. FERREIRA,2010). O aumento da má alimentação no século XXI é relevante, tornando assim importante o conhecimento dessa área para tratamentos odontológicos, para proporcionar a esta população uma vida mais saudável, diminuindo o nível de cáries, extrações, entre outras, permitindo que tenham uma qualidade na mastigação e uma boa saúde bucal. Assim observa-se que o odontólogo pode atuar na área promoção de saúde bucal, afim de melhorar a sua qualidade de vida e melhorando o cotidiano da população.

Nutrição adequada significa consumir uma dieta balanceada, de forma que o corpo possa conseguir os nutrientes necessários para boa saúde e bem estar. Uma alimentação balanceada capaz de proporcionar um adequado estado nutricional, certamente, contribui para uma desejável condição bucal do indivíduo. Além de que, a dieta desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da cárie dental em todos grupos etários, entretanto essa relação assume uma posição ainda mais relevante quando analisada em relação ao público infantil (FERREIRA, 2009, apud Fadel,2004). De acordo Silva; Basso e Locks, (2010) Sendo um dos principais problemas bucais com maior incidência em crianças, e a alimentação do hospedeiro pode ser vista como um fator primário de determinação da susceptibilidade para a doença.

A cárie dentária é uma doença multifatorial, infecciosa, transmissível e induzida pela dieta, é a doença crônica, e sua prevalência em crianças brasileiras de 5 anos é considerada alta (53,9%), indicando tratar-se de um problema de saúde pública. A cárie prejudica tanto na qualidade de vida do indivíduo quanto na da família, os impactos podem ser imediatos ou tardios como, por exemplo, faltas ao trabalho. Dessa forma, é necessário adotar medidas para uma adequada higiene bucal e de uma alimentação saudável para a prevenção de cárie dentária e outras doenças bucais (BENATTI; TROTTA 2000). METODOLOGIA O presente artigo será elaborado através do método de pesquisa qualitativo, com o objetivo de demonstrar e descrever sobre o impacto da má alimentação na saúde bucal.

Para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica de revisão em artigos e livros dos últimos 15 anos, através de leituras diversas em livros, periódicos, artigos de internet, sites de bancos de dados como Scientific Electronic Library Online (Scielo), the physiotherapy evidence database (Pedro),Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PubMed), entre outros. a fim de identificar a evolução do tema abordado, fazendo a inserção dentro de um quadro teórico de referência, explicando os fatores determinantes ao estudo e implicações no âmbito de evoluções relacionadas sobre o tema. Os descritores são: Odontologia; Saúde bucal; Alimentação. X X X Revisão e reestruturação dos Capítulos 1 e 2. Elaboração do Capítulo 3. X X X Elaboração das considerações finais.

Revisão da Introdução. X X Reestruturação e revisão de todo o texto. Vol. n. p. FERREIRA, Ana Cristina Miranda Starling Moura. Doença cárie e hábitos alimentares em crianças menores de 6 anos da área de abrangência do Centro de Saúde Leopoldo Crisóstomo de Castro. Cadernos de Saúde Pública, v. p. SANTOS, Valdeci Elias et al. O impacto de um programa social brasileiro sobre a saúde bucal de crianças. Revista da Faculdade de Odontologia-UPF, v.

150 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download