CPC 09

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

alcalde. eduardo@yahoo. com. br Giovanni Rodrigues Duran, Curso: Ciências Contábeis – 6º semestre – Noturno Faculdades Integradas Campos Salles – FICS. giovannirodriguesd@gmail. Os principais objetivos do CPC é estudar, analisar, interpretar e divulgar os procedimentos contábeis para auxiliar na criação de normas que serão utilizadas e seguidas por auditores, contadores, governo, bancos, estudantes entre outros. As normas criadas pelo Comitê estão coerentes aos padrões internacionais de contabilidade. O CPC 09, é um dos pronunciamentos entre vários outros, que tem como função de estabelecer critérios para a elaboração do DVA (Demonstração do valor agregado). Este demonstrativo é um dos elementos representados no Balanço Social, sendo responsável por indicar a riqueza desenvolvida e distribuída pela empresa em um determinado período. “Em qualquer lugar do mundo um carro terá sempre as mesmas características básicas: quatro rodas, um motor, um volante, um banco para o motorista, um acelerador e os freios.

Alterando o exemplo utilizado na citação de carros, para demonstrações contábeis, e elaboração dos relatórios ao invés de dirigir, temos a mesma situação de uma forma diferente. Antes da criação do CPC, cada empresa de um segmento diferente elaborava mais de uma demonstração, para atender aos distintos órgãos reguladores. A utilização de vários métodos na elaboração das demonstrações, não estava errada, porém causava dificuldade para as empresas realizarem comparações, tendo que converterem as informações para uma melhor compreensão dos dados. Alcance e Apresentação De acordo com o pronunciamento do CPC 09, a entidade deve elaborar o DVA considerando as seguintes regras: 1. A DVA deve ser elaborado representando parte das demonstrações contábeis da entidade e divulgada ao final de cada exercício social; 2.

Distribuição da riqueza Na segunda parte da DVA é apresentada a distribuição da riqueza obtida pela entidade e nessa distribuição deve conter: ◦ Pessoal: valores apropriados ao custo e ao resultado do exercício; ◦ Impostos, taxas e contribuições: valores federais, estaduais e municipais e valores que sejam ônus do empregador; ◦ Remuneração de capitais de terceiros: Débitos ou créditos aos financiadores que não fazem parte do capital; ◦ Remuneração de capitais próprio: Débitos ou créditos aos financiadores que fazem parte do capital. Atividades de seguro e previdência Os principais elementos dessa formação estarão apresentados abaixo: Receitas com operações de seguro: são incluídas as receitas com venda de documento emitido pela seguradora (apólice) e de operações aceitas de cosseguro, de prêmios cancelados ou ressarcidos.

Receitas operacionais de previdência complementar: neste tipo de previdência, estão inclusos os valores relativos da venda. Outras receitas: são inclusos os valores operacionais de outras naturezas, e também de valores que não foram fazem parte da atividade principal da entidade. Liquidação duvidosa de provisão para créditos: são incluídas as receitas da baixa da provisão. Prejuízo e recuperação de valores ativos: é aonde contém os valores relativos de mercado de investimentos, e deve ser somado se o resultado da receita for positiva. Amortização, depreciação e exaustão: é incluída a despesa que foi contabilizada no período. Valor adicionado em transferência. Valores financeiros: consequente das aplicações financeiras e de títulos, incluindo as variações cambiais ativas.

Resultado de capacidade patrimonial: é um resultado que representa a despesa ou a receita. Inclui também as contribuições sindicais do empregador Estadual - inclui impostos devidos aos estados, incluindo aqueles A totalidade ou parte da transferência para municípios, municípios, etc. por ex. IPVA Impostos Municipais - inclui impostos a pagar aos municípios, incluindo os repassar no todo ou em parte para o município ou qualquer outro Entidades como ISS e IPTU. CPC_09 15 Compensação de Capital de Terceiros - O valor pago ou creditado ao financiador capitais externos. Juros - inclui encargos financeiros associados a qualquer tipo de empréstimo com instituições financeiras, empresas do grupo ou outros forma de obter recursos. Vendas de mercadorias, produtos e serviços 1. Outras receitas 1. Receitas relativas à construção de ativos próprios 1.

Provisão para créditos de liquidação duvidosa – Reversão / (Constituição) 2 - INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS (inclui os valores dos impostos – ICMS, IPI, PIS e COFINS) 2. Custos dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos 2. G. T. S 8. Impostos, taxas e contribuições 8. – Federais 8. – Participação dos não-controladores nos lucros retidos (só p/ consolidação) (*) O total do item 8 deve ser exatamente igual ao item 7. Modelo II - Demonstração do Valor Adicionado - Instituições Financeiras Bancárias DESCRIÇÃO Em milhares de reais 20X1 Em milhares de reais 20X0 1 – RECEITAS 1. Intermediação Financeira 1. Prestação de Serviços 1. Provisão para créditos de liquidação duvidosa – Reversão / (Constituição) 1. – F. G. T. S 9. Impostos, taxas e contribuições 9. – Participação dos não-controladores nos lucros retidos (só p/ consolidação) O total do item 9 deve ser exatamente igual ao item 8.

Modelo III - Demonstração do Valor Adicionado – SEGURADORAS (modelo sugerido pela Superintendência de Seguros Privados - Susep) DESCRIÇÃO Em milhares de reais 20X1 Em milhares de reais 20X0 1 – RECEITAS 1. Receitas com operações de seguros 1. Receitas com operações de previdência complementar 1. Rendas com taxas de gestão e outras taxas 1. Serviços de terceiros, comissões líquidas 5. Variação das despesas de comercialização diferidas 5. Perda / Recuperação de valores ativos 6 – VALOR ADICIONADO BRUTO (3-4-5) 7 – DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO 8 – VALOR ADICIONADO LÍQUIDO PRODUZIDO PELA ENTIDADE (6- 7) 9 – VALOR ADICIONADO RECEBIDO/CEDIDO EM TRANSFERÊNCIA 9. Receitas financeiras 9. Resultado de equivalência patrimonial 9. Impostos, taxas e contribuições 11. – Federais 11. – Estaduais 11. – Municipais 11. Remuneração de capitais de terceiros 11. Ela deve ser utilizada obrigatoriamente para empresas públicas.

Nas empresas cujas ações são negociadas em bolsa, os extratos geralmente são feitos durante o ano juntamente com outros relatórios contábeis 2. Cite 3 ou mais opções de formação de riqueza para as entidades cujo as atividades sejam relacionadas a seguro e previdência? R: Receitas com operações de seguro; Receitas com operações de previdência complementar; Outras receitas (receitas operacionais de qualquer natureza como receitas não incluídas na operação principal da entidade); Provisão para créditos de liquidação duvidosa; Variação das provisões técnicas em operações de seguro; Variação das provisões técnicas em operações de previdência. Cite 3 ou mais opções de formação de riqueza para as entidades cujo as atividades sejam financeiras? Há alguma especifica para os bancos? R: Receitas de intermediação financeira; Receita de prestação de serviços; Provisão para créditos de liquidação duvidosa – Constituição/Reversão; Outras receitas (ajustes de avaliação patrimonial, construção de ativos, valores considerados fora das atividades da entidade).

Sim, despesas com intermediação financeira. cpc. org. br/CPC/CPC/Conheca-CPC. Acesso em: 26 mar. COMITÊ de Pronunciamentos Contábeis (CPC): Introdução. Acesso em: 27 mar. RESUMO CPC 09 - DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO. S. l. Renato Carneiro de Paula, 17 maio 2015. br/cfc-o-que-e-e-qual-a-sua-importancia/. Acesso em: 2 abr. DEMONSTRAÇÃO de Fluxo de Caixa e Demonstração de Valor Adicionado NBC TG 03 R3 e NBC TG 09. S. l.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download