PIM II - Marketing

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Em 2020, foi listada como uma das organizações mais eficientes em seu setor de atuação, e figura como sétima colocada no ranking de 2020 da ABRAS na categoria Hiper/Super. A administração da empresa é realizada pela divisão Airaz desde 2018. Com mais de 12. colaboradores, a empresa é referência no varejo alimentício. Com sede em Porto Alegre – RS, Brasil, é gerida pela família Zaffari. O estudo de caso é a tecnologia mais precisa e desejável em seu desenvolvimento, pois segundo Vergara (2004), esse método pode aprofundar e refinar uma determinada situação. Este trabalho é realizado investigando o referencial teórico relacionado à pesquisa e realizando pesquisas descritivas sobre esses dados ou fatos, e relacionando-os com o ambiente real. Esta forma de pesquisa permite a observação, registro, análise e correlação de fatos e suas conexões com outros fenômenos.

ECONOMIA E MERCADO Dentro do universo da economia, a lei da oferta e procura ou, como chamada neste meio, a lei de oferta e demanda, justapõe a demanda por determinado serviço ou bem, a determinada oferta que o mercado oferece. Desta forma, facilita-se o processo que poderá prever o comportamento do mercado, antecipando-se às tendências, em prol de que os lançamentos de produtos ou serviços da organização sejam adquiridos por uma oferta condizente. Com o objetivo de impactar sua atuação frente à concorrência, dias reconhecidos como os de menor fluxo no varejo alimentício poderiam receber atenção do Grupo Zaffari, para que fosse estimulada a compra de produtos sazonais em oferta nestas datas, procurando chamar a atenção do consumidor e trazer maior movimento para a empresa.

A macroeconomia, a nível interno das nações, procura abordar as causas e consequências das flutuações de curto prazo na renda nacional, também conhecidas como ciclo de negócios, assim como buscam identificar o que determina o crescimento econômico de longo prazo. Ela engloba diferentes setores econômicos de um país, produzindo informações com base em estatísticas e números sobre o contexto global e a situação macroeconômica, possibilitando a observação da situação de dados e indicadores que permitem mensurar o crescimento ou retração da economia em geral (ROSSETTI, 2016). De acordo com Rossetti (2016), a política macroeconômica engloba a política fiscal (decisões sobre a arrecadação e os gastos do governo); política monetária (decisões sobre o volume de moeda na economia, a taxa de juros e o crédito); política cambial e comercial (combate à inflação x equilíbrio externo, saldo do BP equilibrado); política de rendas (interferências na formação de preços e salários, desenvolvimento econômico).

O autor ainda explica que a política monetária influencia no nível de atividade e taxa de juros (ROSSETTI, 2016). É o caso do recente conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que tem forçado os preços de commodities para o alto, e do recém controlado contágio de COVID-19, que levaram as pessoas a fazerem isolamento, diminuindo o movimento nas lojas e mercados, com aumento de custos e de matéria-prima, e dificuldades para repassar ao mercado os novos preços de venda. Menor demanda, maior preço, menor tráfego de pessoas. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS Nas empresas, a gestão de recursos faz parte da organização de todos os recursos que precisam ser controlados e monitorados, visando a continuidade das rotinas produtivas, sem que haja problemas e interrupções pela falta, escassez ou defeito desses recursos.

Entre os tipos de recursos, estão os humanos, materiais ou financeiros. Na definição de recursos, aponta-se que eles consistem em todas as coisas que podem gerar riqueza, e devem ser controlados e geridos para que a empresa realize a previsão, organização, comando, coordenação e controle as ações que levem a alcançar resultados positivos. Esta área de trabalho faz parte ainda da logística empresarial, integrando suas atividades no rol das funções de suprimento (CHIAVENATO, 2014). No Grupo Zaffari, as ações de negociação de compra de produtos ocorrem tanto de forma centralizada, direto da loja, principalmente para produtos sazonais; como de forma programada para, por exemplo, as commodities, através da gestão de estoques, de forma online. Silva (2019) mostra que a gestão de resultados de estoques de materiais acontece desde a compra (custos), análise de rentabilidade na venda, e movimentação e armazenamento dos produtos.

Assim, o planejamento e controle de estoques impacta diretamente o resultado financeiro que é alcançado através do aumento da eficácia e eficiência das operações da organização. Silva (2019) explica também que o planejamento e controle de estoques tem como função, o gerenciamento das atividades operacionais e produtivas que envolvam estoques, buscando a satisfação do mercado e da demanda. É suficientemente capaz de representar as características do fenômeno em estudo (SAMANEZ, 2010). Desde que começou a ser administrada pela AIRAZ, o Grupo Zaffari tem ampliado sua atuação, o que fez o movimento de pessoas aumentar nas lojas. Para calcular esses números da empresa, por exemplo, podem ser utilizadas diversas formas, dentre as quais, o contador de tráfego de entrada na loja, que consiste na análise footfall, ou seja, quantas pessoas entram em cada loja, utilizando-se visitas no período histórico anterior correspondente, e visitas no período histórico presente.

Comparam-se os números e dimensiona-se o crescimento de visitas em uma loja específica do Grupo Zaffari. Foram aproximadamente 2. Desta forma, evidencia-se a importância da matemática financeira e de suas contribuições à tomada de decisões organizacionais, através da execução de operações financeiras com a aplicação de cálculos adequados, os quais são objetos de estudo da matemática financeira, desde as decisões financeiras mais simples, ou as mais complexas, devem usar a matemática financeira, evitando perdas monetárias, e objetivando a maximização da valoração do capital. Hoji e Luz (2018), destacam que a Matemática Financeira também auxilia na avaliação da empresa, ajudando na identificação de quais recursos são mais interessantes ao negócio, mostrando a atratividade e rentabilidade destes.

O gestor adquire maior controle dos fluxos da empresa, e pode medir com mais precisão quais as opções mais rentáveis, desenvolve a análise e toma decisões a respeito de aplicações financeiras, projetos de investimentos e viabilidade de empresas. Aplica-se no regime de juros simples, uma taxa percentual de juros, que é efetivada calculando-se sobre o capital principal de forma direta, sem capitalização. O rendimento é menos atrativo, pois o atual sistema financeiro prevê o uso da capitalização financeira através dos juros cobrados (ASSAF NETO, 2017). Como sugestão de melhoria para a empresa, acredita-se que poderiam ser melhorados os programas de uso de recursos visando maior sustentabilidade, economia de custos e maior engajamento dos colaboradores em se integrarem aos objetivos organizacionais. REFERÊNCIAS CHIAVENATO, I.

Gestão de materiais: uma abordagem introdutória. ed. São Paulo: Manole, 2012. E. Gestão financeira e econômica. ed. São Paulo: Atlas, 2019. MARTINS, P. Microeconomia reducionista e microeconomia sistémica. Nova Economia, Belo Horizonte, v. n. p. maio/ago. W. Gestão de Estoques: Planejamento, Execução e Controle. BWS Consultoria; Independently Published, 2019. p. VERGARA, S. G. V. Macroeconomia: 1 Ed. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A.

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