A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Revisão integrativa de literatura

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Utilizou-se a pesquisa integrativa para desenvolver a metodologia científica desta pesquisa, que, por meio da plataforma científica Google Acadêmico, onde encontrou-se 186 artigos científicos, e destes, 10 (dez) artigos corresponderam ao objetivo desta pesquisa. Finda a pesquisa, chegou-se ao resultado de que a prática da psicomotricidade observada pode constituir uma abordagem necessária para estimular a realização de atividade física nos níveis de escolarização precoce e assegurar o desenvolvimento harmonioso e equilibrado de todos os componentes da personalidade infantil. Palavras-chave: Psicomotricidade. Dificuldades de Aprendizagem. Educação Infantil. Para entender os objetivos gerais, os objetivos específicos são: examinar os principais déficits de aprendizado advindos pelo mau desenvolvimento da psicomotricidade; apontar a importância da psicomotricidade no desenvolvimento da alfabetização e do letramento; e identificar os métodos de técnicas de desenvolvimento motor aplicados na educação infantil.

Este artigo estrutura inicialmente pelo referencial teórico, abordando na primeira seção sobre a psicomotricidade e os principais déficits de aprendizado advindos pelo seu mau desenvolvimento. A segunda seção buscou abordar a importância da psicomotricidade no desenvolvimento da alfabetização e do letramento. E a terceira seção trouxe os conceitos e aplicação das técnicas de desenvolvimento motor aplicados na educação infantil. Conseguinte, a metodologia desta pesquisa está baseada na pesquisa integrativa da literatura, que por meio dos artigos encontrados, desenvolveu-se uma análise e discussão sobre o tema abordado, a partir das palavras-chaves utilizadas para a realização da pesquisa, a fim de responder à pergunta norteadora e os objetivos propostos inicialmente neste projeto. A educação psicomotora tem como objetivo o amadurecimento psicológico das crianças.

A escola e o professor têm, principalmente nos anos iniciais, papel importante, influenciando diretamente no desenvolvimento do aluno. Quando se trata de aptidão física, os profissionais podem utilizar jogos lúdicos e brincadeiras que estimulam diversos aspectos da criança, como o motor, o social, o afetivo e o cognitivo (MATOS; AYRES, 2010). Matos e Ayres (2010 p. ainda cita que: O objetivo principal da educação psicomotora não se restringe apenas ao conhecimento sobre a visão que as crianças têm do seu corpo, mas sim a descoberta de cada sistema corporal, formação de uma unidade organizada e instrumento de relação com a realidade. Os problemas de aprendizagem estão intimamente relacionados aos distúrbios psicomotores dependendo de sua formação de sua história de suas concepções filosóficas e até de sua linhagem metodológica em determinado momento.

O desenvolvimento e a estimulação dos fundamentos mentais como pré-requisitos para a aprendizagem podem ajudar nos problemas relacionados às dificuldades de aprendizagem (GROMOWSKI; SILVA, 2014). A importância da psicomotricidade no desenvolvimento da alfabetização e do letramento A psicomotricidade contribui no processo de formação e estruturação da atividade mental e do plano corporal para incentivar a prática do movimento em todas as fases da vida de uma criança. Também está relacionada à emoção e personalidade, entre as quais os indivíduos usam seus corpos para mostrar como se sentem (GROMOWSKI; SILVA, 2014). Através da psicomotricidade e dos órgãos dos sentidos a criança descobre o mundo e se autodescobre. Por meio dessas atividades a criança desenvolve suas habilidades perceptivas como meio de ajuste do comportamento psicomotor (OLIVEIRA, 2013).

Por meio da brincadeira a criança tem a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para seu desempenho educacional, como atenção, carinho, o hábito de manter o foco e outras habilidades psicomotoras perceptivas. Assim sendo, antes de se trabalhar com a educação psicomotora é preciso que o professor tenha o conhecimento de sua importância na educação infantil para que seja realizado um trabalho com qualidade para as crianças e assim elas se desenvolverem de forma global. técnicas de desenvolvimento motor aplicados na educação infantil O ingresso ao ambiente escolar ocasiona um marco no desenvolvimento das crianças, pois ocorre o rompimento com seu cotidiano familiar para um novo mundo com novas interações sociais e novos aprendizados. Desta forma, as técnicas utilizadas para o desenvolvimento da coordenação motora na educação infantil são importantes para que introduza às crianças ao novo ambiente social em que estão se inserindo e possam desenvolver integralmente suas habilidades físicas, sociais, intelectuais e culturais (PAES, 2020).

Assim, através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade. A criança desenvolve importantes capacidades quando se brinca. O brinquedo possibilita que a criança entre em um mundo imaginário. Com o brinquedo elas podem ser o que bem quiserem. Ao brincarem saem do mundo real, em busca da sua realização (ROSSI, 2012). Com um número aceitável para leitura dos títulos e resumos de todos os estudos que apareceram nas bases de dados, restou 21 artigos. Ao fim, levando em conta o critério de objetivos que abordavam o tema deste trabalho para artigos elegíveis, restou 10 artigos a serem analisados e discutidos neste artigo.

Assim, percebeu-se que 475 estudos se encaixaram nos critérios de exclusão, sendo estes: conclusão de curso; dissertações com títulos repetidos; de metodologia bibliográfica; e que não respondam à pergunta norteadora. Dessa forma, foi elaborada uma tabela (Tabela 1), que está na próxima seção, para apresentação dos resultados contendo diversas informações que caracterizam os estudos (referência, objetivo, método, desfecho e plataforma) que auxiliaram no processo de discussão. ANÁLISE DOS DADOS E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS 3. pdf LIMA; NASCIMENTO, 2018 A dança como recurso didático psicomotor para o desenvolvimento da expressão criativa e da descoberta do corpo no espaço da educação infantil. Discutir sobre as dificuldades didáticas enfrentadas pelos docentes para o ensino da dança como uma proposta psicomotora de aprendizagem na educação infantil https://doity.

com. br/anais/iiisiscultura/trabalho/80407 NEVES, 2014 Dança e Psicomotricidade: Propostas do ensino da dança na escola Expor exercícios de dança baseados nas atividades psicomotoras, como proposta de contribuição para o desenvolvimento do aluno, na faixa etária de cinco a sete anos de idade https://revista. uemg. ufvjm. edu. br/revistamultidisciplinar/files/2011/09/Considera%C3%A7%C3%B5es-sobre-a-Psicomotricidade-na-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil. pdf SANTOS, 2018 Caminhando de mãos dadas com a psicomotricidade no processo de ensino aprendizagem em educação infantil Sugerir propostas de atividades a serem realizadas na educação infantil, que trabalhe o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, numa perspectiva de adaptação e interação http://repositorio. fucamp. Em sua pesquisa, Aquino et al (2012) mostra que o progresso de uma criança em sua psicomotricidade permite que ela consiga controlar melhor seus movimentos e impulsos emocionais, bem como uma melhor adaptação ao ambiente social, familiar e escolar.

A psicomotricidade grossa é o controle que você tem sobre seu próprio corpo, especialmente os movimentos globais e amplos, dirigidos a todo o corpo. Refere-se às ações realizadas com todo o corpo, coordenando o movimentos da diferentes extremidades, equilíbrio e todos os sentidos. Andar, correr, rolar, pular, girar, esportes, linguagem corporal, entre outros estão nesta categoria (SILVA, 2018). SILVA (2018) ainda aduz que o domínio dinâmico do corpo é a capacidade de dominar diferentes partes do corpo, ou seja, fazê-los se mover a partir de uma sincronização de movimentos e deslocamentos, superando as dificuldades dos objetos e realizá-los de forma harmoniosa, precisa e sem rigidez ou aspereza. Em sua pesquisa, Oliveira (2013) relatou sobre a psicomotricidade fina, que corresponde a atividades que exigem precisão e um nível superior de coordenação.

Refere-se a movimentos feitos por uma ou mais partes do corpo. A criança inicia habilidades motoras finas em torno de um ano e meio, pois implica um nível de maturação e aprendizado. Por meio da psicomotricidade fina o professor pode abordar a coordenação visual-manual, que leva a criança ao domínio da mão. A coordenação olho-mão é a capacidade de realizar exercícios com a mão de acordo com o que se viu. A prática da psicomotricidade observada pela pesquisa deste trabalho, pode constituir uma abordagem necessária para estimular a realização de atividade física nos níveis de escolarização precoce e assegurar o desenvolvimento harmonioso e equilibrado de todos os componentes (motor, cognitivo e afetivo-relacional) da personalidade infantil, não suficientemente coberta por abordagens funcionais e relacionais, normalmente usadas na escola como representante da psicomotricidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A presente pesquisa observou que a psicomotricidade proporciona grandes contribuições em aspectos da educação infantil. Portanto, os professores devem usar as habilidades psicomotoras como ferramenta no dia a dia, respeitando a individualidade e capacidade de cada criança. É importante incentivar a prática de movimentos em salas de aula, por meio de brincadeiras e jogos, proporcionando uma ampla gama de experiências físicas, capaz de desenvolver habilidades físicas, emocionais e motoras. A psicomotricidade traz resultados positivos, pois é por meio da atividade motora que a criança tem a oportunidade de desenvolver habilidades cognitivas, pois ao ser posta em prática, como o simplesmente traçado de uma letra no chão, conforme a criança passa por ela, ela assimila o movimento, dando à criança a chance de mover seus pulsos, geralmente não se movendo corretamente, o que torna possível a escrita infantil, ao entrar na fase de alfabetização.

S. et al. Desempenho motor e estado nutricional de escolares com e sem transtorno do desenvolvimento da coordenação. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum, v. n. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2017. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional Para A Educação Infantil. GROMOWSKI, V. SILVA, Jayme Ayres da. Psicomotricidade na Educação Infantil. Publicado na Edição de janeiro de 2014. LIMA, C. Contribuição da psicomotricidade para a educação infantil. Caderno Multidisciplinar de Pós-Graduação da UCP. Pitanga, v. n. p. Ariquemes, v. n. p. PAES, F. B. Caminhando de mãos dadas com a psicomotricidade no processo de ensino aprendizagem em educação infantil. Rep. Fucamp, v. n. SILVA, T. A importância da psicomotricidade na educação infantil.

Enfope, v. n11, 26-41, 1018.

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