Estágio II - anos iniciais do ensino fundamental - UnoparAnhanguera

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

A necessidade da interdisciplinaridade do desenvolvimento na socialização da aprendizagem no campo educativo vem sendo discutida por vários autores, principalmente por aqueles que realizam pesquisas com base nas teorias curriculares e as epistemologias pedagógicas. O que trará, sem dúvidas, conhecimentos diversificados para enriquecer ainda mais a bagagem teórica contida neste relatório. De modo geral, a interdisciplinaridade busca responder à necessidade de superação da visão fragmentada nos processos de produção e socialização, o que torna ainda mais saboroso o desenvolver deste trabalho. LEITURAS OBRIGATÓRIAS Origem e conceitos de interdisciplinaridade Tendo seu surgimento no final do século passado, a interdisciplinaridade tem como enfoque principal (segundo Gadotti, 2004) o setor teórico-metodológico ou gnosiológico, por conta do surgimento de uma necessidade encontrada de forma acentuada nos campos das ciências humanas e da educação.

Suas origens sofreram influencias diante das obras de grandes pensadores renascentistas como Galileu, Bacon, Descartes, Newton, Darwin entre outros. A especialização do conhecimento cientifico é uma ocorrência que nada tem de acidental, é uma condição de possibilidade do próprio avanço do saber, expressões das exigências analíticas que compõem o programa de desenvolvimento da ciência. No entanto, o avanço dos diversos campos científicos, principalmente em meados do século XX, vem precisando muito mais da relação reciproca e da fertilização heurística de umas disciplinas por outras, da mudança de conceitos, de problematizações e metodologias. Existe uma serie de inteligências interdisciplinares na ciência contemporânea. Segundo Pombo (2004, p. Trata-se de reconhecer que determinadas investigações reclamam a sua própria abertura para conhecimentos que pertencem, tradicionalmente, ao domínio de outras disciplinas e que só essa abertura permite aceder a camadas mais profundas da realidade que se quer estudar.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou: como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP? As aprendizagens Essenciais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estão organizadas em 10 competências gerais, definindo, assim, a Base Nacional que norteiam os trilhos pedagógicos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as competências gerais são trajetos em que o conhecimento deve seguir de acordo com os princípios éticos, estéticos e políticos, que tem como objetivo a formação humana em suas diversas dimensões.

O foco dessas competências é cristalizar no ensino uma rede comunicativa integral, mobilizando conhecimentos, atitudes, valores e habilidades, a fim de suprir as demandas do cotidiano, garantindo, assim, o crescimento do aluno. Ativa em diversas versões na vida cotidiana. É extenso o bastante para expressar preocupações de todo o território brasileiro, onde estes temas são motivos de debate no meio social através dos quais, o dissenso, o confronto de opiniões se coloca. O Guia apresenta uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos TCTs, baseado em quatro pilares. Quais são estes pilares? Comente sua perspectiva sobre essa metodologia. Os pilares apresentados pelo Guia são: 1. Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular.

Faz-se necessário a obtenção de organização e orientação com a equipe pedagógica, utilizando como ponto central das decisões o PPP (Projeto Político Pedagógico) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Portanto, compreende-se que o professor deve realizar uma articulação com todo o conjunto pedagógico para, assim, alcançar os objetivos de aprendizagem do aluno. Para isso, a utilização da proposta curricular se faz necessária para que se possa estabelecer um ensino no qual a maneira de avaliação, assim como a organização do tempo e espaço em sala de aula sejam de qualidade e proveitosas. No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar.

Você também pode determinar as regras de um torneio, mesmo que não utilize os meios digitais. Os torneios fazem com que a autoestima se eleve e deixam os alunos ansiosos para demonstrar o que sabem. Até mesmo alunos introvertidos beneficiam-se desse tipo de competição. Nessa questão, vale lembrar que é necessário incentivar a competição de forma saudável. Todos devem entender que não há problemas em não ser sempre o primeiro colocado. Avaliação A avaliação será feita de forma continuada, através do entendimento do aluno. Referência https://novaescola. org. br/plano-de-aula/3904/formando-palavras Plano de aula II Identificação Disciplina Matemática Série 2° ano Turma Período Matutino/Vespertino Conteúdo Adição e subtração Objetivos Objetivos Gerais: Realizar adições e subtrações na reta numerada Objetivos Específicos: • Compreender o funcionamento da reta numerada • Associar o deslocamento da reta numérica; • Realizar pequenas operações de adição e subtração.

Metodologia • Projete e leia para a turma o objetivo da atividade; • Faça uma breve explicação para os alunos acerca do que eles irão aprender no decorrer da aula; • Desenhe no chão com um giz uma reta numérica com intervalos de 10 em 10 ou de 5 em 5, mas não coloque os números; • Distribua fichas contendo números em dezenas extas para serem colocados na reta; • Solicite que um aluno de cada vez posicione na reta numerada a ficha que recebeu na ordem numérica e na posição que julgar mais adequada; • Neste momento não faça interferências, apenas observe como os alunos irão posicionar suas fichas, se irão ou não seguir a sequência numérica e se vão perceber os valores dos intervalos.

A conclusão desse estágio me possibilitou uma maior preparação para encarar de forma mais segura os desafios do fazer pedagógico, que como sabemos é árduo e requer dedicação por parte do profissional que o exerce. Com este trabalho pude perceber o quão complexo e sacrificante é o trabalho do professor pedagogo que se compromete com a formação de cidadãos conscientes. Pude perceber que se faz necessário que todos se permitam envolver de forma significativa para que ocorra uma educação eficaz e de qualidade. Espero ter alcançado todos os aprendizados e conhecimentos que me foram repassados através deste estágio. Espero também que a realização de todos os processos e etapas deste trabalho venha servir de forma positiva para agregar experiências e amadurecimentos em minha formação pedagógica.

THIESEN, Juares. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Disponível em: < https://www. researchgate. net/publication/40440886_A_interdisciplinaridade_como_um_movimento_articulador_no_processo_ensino-aprendizagem>.

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