GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharia mecânica

Documento 1

DESENVOLVIMENTO O Brasil é o quarto maior produtor de lixo do mundo e, por aqui, nem todo esse resíduo acaba tendo o destino correto. Exemplo disso é que, em muitos lugares, ainda ocorre o descarte de lixo nos rios, enquanto que a destinação mais adequada do lixo produzido pela população é o aterro sanitário. No entanto, nem sempre isso é possível, pois em várias cidades do Brasil ainda há o descarte desses resíduos em lixões. Essa prática polui o solo e até mesmo lençóis freáticos. É necessário entender a importância do aterro sanitário para a preservação do meio ambiente e para melhorar as condições de saúde da população brasileira. De acordo com Iglesias (2018), A melhoria das condições ambientais nas áreas para disposição de resíduos se deve ao conjunto de ações de controle e às políticas públicas exercidas pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e a Cetesb.

O foco é erradicar a disposição inadequada no Estado e aprimorar as ações técnicas, para obter uma evolução significativa nos resultados. Foram desconsiderados no levantamento os municípios de Arapeí e Bananal, que dispuseram seus resíduos em Barra Mansa, no Rio de Janeiro, Casa Branca e Igarapava, que encaminharam para Uberaba, Minas Gerais, e Ribeira, que destinou para Rio Negrinho, Santa Catarina. Os municípios que receberam a avaliação máxima, por destinação adequada foram: Altinópolis, Américo Brasiliense, Analândia, Araraquara, Barretos, Barrinha, Batatais, Bebedouro, Boituva, Brodowski, Cajuru, Cananeia, Cesário Lange, Corumbataí, Descalvado, Dumont, Itapetininga, Itirapuã, Jaboticabal, Jardinópolis, Laranjal Paulista, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pariquera-Açu, Patrocínio Paulista, Pereiras, Pontal, Porangaba, Pradópolis, Ribeirão Preto, Rincão, Sales de Oliveira, Santa Rosa de Viterbo, São Carlos, São Joaquim da Barra, Serrana, Sertãozinho, Tatuí, Guatapará, Torre de Pedra e Quadra.

O aterro sanitário é construído longe de centros urbanos e utiliza grandes extensões de terra, geralmente próximas a áreas verdes para evitar transtornos à população, como o contato com o mau cheiro, por exemplo. Tabela 1 -. Índices estimativos de geração per capita de RSU, adotados em função das faixas populacionais Faixa populacional (hab) Número de municípios Geração (kg/hab/dia) Municípios até 25. Municípios de 25. até 100. Municípios de 100. – Alto Tietê 20. – Baixada Santista 1. – Sapucaí/Grande 532,16 574,98 09 – Mogi-Guaçu 1. – Sorocaba/Médio Tietê 1. – Ribeira de Iguape/Litoral Sul 187,30 197,69 12 – Baixo Pardo/Grande 259,81 276,80 13 – Tietê/Jacaré 1. Por sua vez, os resíduos não perigosos são aqueles que não apresentam as características acima. A classificação de um resíduo industrial, de acordo com a ABNT NBR 10004:2004, irá nortear as ações relativas ao seu gerenciamento ambiental - mente adequado, dentre eles, manuseio, transporte, armazenamento, tratamento e destinação final; envolvendo, de forma geral, a identificação do processo ou atividade que originou o resíduo, de seus constituintes e características, e a comparação destes constituintes com listagens de resíduos e substâncias cujo impacto à saúde e ao meio ambiente é conhecido.

A legislação vigente atribui a responsabilidade sobre a gestão dos resíduos sólidos industriais à própria fonte geradora, não havendo distinção sobre o porte e a qualidade dos resíduos gerados. Desta forma, toda e qualquer unidade industrial deveria ser capaz de reduzir, reutilizar, reciclar, tratar seus resíduos e, na ausência das opções anteriores, dispor seus rejeitos. Considerando as limitações descritas, os dados de registro de atividades relacionados ao manuseio de resíduos sólidos industriais, devidamente licenciadas pela Cestesb em 2019, estão apresentados na Tabela 3. O ciclo termodinâmico Rankine é fundamental subjacente dos motores a vapor figura 1. Figura 1 -  Processos Termodinâmicos Usados No Ciclo Rankine Fonte: CETESB (2019). Figura 2 - Esboço termodinâmico do ciclo ideal (T-S) Baixa pressão de condensação (abaixo da pressão atmosférica) ◗ Altas temperaturas de vapor entrando na turbina (600 a 1000°C) ◗ Pequena razão de trabalhos (“backwork ratio” - bwr).

TRABALHO DA BOMBA wpump = ∣ ν (P1 - P2)∣= ∣ h1 - h2 ∣ wpump = ∣(0. m3/kg (0. kJ/kg Pode-se melhorar a eficiência termodinâmica geral de um ciclo através do aumento de sua temperatura média de entrada de calor. Um modo de fazer, isto é, aumentando a temperatura na região de superaquecimento do vapor. ηth = 1 - qout/qout = 1 – h4 – h1/h3 – h2 Tab Sat. h1 = hl (50 kPa) = 384,44 kJ/kg v1 = vl (50 kPa) = 0,001037 m3/kg h2 = h1 + wpump = h1 + v1(p2 - p1) = 384,44 + 0,001037 (3000 – 50) = 387,49 kJ/kg Tab vap superaq. p3 = 3,5 MPa, T3 = 700oC → h3 = 3116,1 kJ/kg, s3 = 6,745 kJ/kg. Funciona como uma espécie de guia, permitindo elencar passo a passo a estratégia a adotar. Não por acaso, é uma excelente alternativa para elaborar um plano de ação, seja qual for a necessidade ou problema.

Por suas características, pode ser uma solução aplicável em todos os tipos de empresas, nas mais variadas áreas. Como por exemplo na tabela abaixo. Tabela 4 - Os Problemas Em Uma 5W2H O quê? Quem? Onde? Por quê? Quando? Como? Quanto? Destinação dos resíduos sólidos urbanos. Caso, a temperatura desta solução se eleve a absorção de vapor poderia cessar. Para evitar isto, o absorvedor é resfriado por água ou ar. A solução no absorvedor é dita concentrada, pois contém grande quantidade de refrigerante. Uma bomba eleva a pressão eleva a pressão da solução concentrada e faz com que está entre no gerador. No gerador, ocorre a adição de calor (fonte que forneça temperaturas elevadas), fazendo com que o refrigerante volte ao estado de vapor.

Desta forma, sugerir diretrizes que possam ser aplicadas no Brasil. É interessante ressaltar as tecnologias que podem ser aplicadas para que o processo de geração de energia a partir dos RSUs seja possível. O principal método e mais comum de ser utilizado é a incineração; outra tecnologia aplicada, é a tecnologia química, a digestão anaeróbica, essa tecnologia é interessante pois nela podemos aproveitar os aterros já existentes, e coletar o metano e realizar o processo de conversão de energia mecânica em elétrica. Por fim vale ressaltar que a recuperação energética dos RSUs já é uma realidade concreta em vários cantos do mundo, e no Brasil já se mostra tentando aplicar essas tecnologias no pais. E em destaque, tem-se que estar expressamente prevista nas disposições da PNRS como uma das alternativas de destinação ambientalmente adequada de resíduos, a recuperação energética pode trazer alguns resultados adicionais quando colocada em prática.

Biogás de aterros sanitários para geração de energia renovável e limpa - um estudo de viabilidade técnica e econômica. PPG-EM/UERJ, 2018. PENIDO, D. B. Logística ambiental: de resíduos sólidos.

150 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download