MARKETING E GESTÃO COMERCIAL DEMANDAS ESTRATÉGICAS NA CONTEMPORANEIDADE

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Fisioterapia

Documento 1

Com base nisso, foram analisados alguns elementos do cenário cultural que oportunizam estratégias de marketing e gestão comercial. A pesquisa se baseou em uma investigação bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, a partir das contribuições de especialistas na temática. Entre os resultados, foram elencadas aproximações entre o cenário cultural da humanidade e estratégias de marketing e de gestão de vendas e, também, o uso da programação neurolinguística (PNL), na construção estratégica de relações com clientes para oferta de determinado serviço ou produto. PALAVRAS-CHAVE: Gestão comercial; marketing; novas estratégias. INTRODUÇÃO O novo cenário mundial está marcado especialmente pela aproximação das fronteiras e pela intensidade das possibilidades de comunicação. Para tanto, as reflexões aqui sistematizadas foram construídas a partir de uma investigação bibliográfica, com análises a partir de uma abordagem qualitativa das reflexões apresentadas por especialistas na área.

As análises apontaram para um movimento contemporâneo de expansão da diversidade e de adaptação do universo do marketing a esse cenário, adequando seus propósitos de divulgação e comunicação para atrair um público cada vez maior e mais diverso. O trabalho está estruturado em três momentos. Um primeiro de apresentação dos conceitos de marketing e gestão de vendas, bem como sua relação com as ideias de consumo e cultura abordadas no capítulo. O segundo de apresentação do conceito de cultura, bem como sua relação com as dinâmicas de consumo social e cultural. Onde vender é uma parte do conceito) que reconhece que o foco da empresa deve ser o consumidor: aquele que compra o produto ou serviço da empresa (2014, pg.

Os conceitos devem ser compreendidos também enquanto ferramentas estratégicas para estabelecer como determinada empresa vai existir, quais suas condições de oferta de determinado produto ou serviço e como ele será realizado e ajuda a prever o comportamento do consumidor e suprir suas necessidades. Segundo Persona (2014, pg. um importante fator de sucesso é criar um relacionamento com e cliente e fazer os clientes deixarem o preço em segundo plano na hora da decisão de compra - fazer o cliente perceber os benefícios que o produto/serviço lhe proporciona. A segunda, também de acordo com Persona (2014, pg. Esses luxos são objetos de conforto que se tornam necessidade (GAMBARO, 2012, p. As variações de classe abordadas por Bourdieu nos padrões de consumo da sociedade levam o sociólogo francês a conclusão de que a cultura pode ser apropriada como uma espécie de capital, o capital simbólico.

A detenção ou não de capital simbólico, para Bourdieu, seria central na disputa social por lugares de superioridade/inferioridade. Os conhecimentos sobre as artes e a cultura erudita, dispostos apenas entre setores dominantes, seriam diferenciadores de grupos subalternizados que estão associados apenas as necessidades básicas e técnicas do trabalho. Para Bourdieu, isso seria um instrumento de desigualdade e de homogeneização social dos estilos de vida em condições de subalternidade. essas pessoas tendem a ser orientadas localmente. A busca pelo significado está enraizada em suas atividades diárias e cotidiano. SOLOMON, 2006, pp. s). Nelson Pinheiro Gomes (2019), ao revisar a literatura existente para a contextualização do branding cultural e do marketing tribal no âmbito da gestão da cultura, apontou para a possibilidade de traçar caminhos metodológicos e estratégias institucionais para abordar a gestão da cultura.

São articulações que encaminham para processos de gestão das vendas de forma mais eficiente e bem executada, o que pode ser um fator positivo para a equipe de vendas. A complexidade que hoje envolve as relações no interior do processo de gestão de vendas, levou a uma sistematização do que hoje envolve esses procedimentos todos. Adotamos o conceito mais amplo da GV para incluir uma visão abrangente do mercado, da promoção de vendas e da propaganda, bem como da distribuição e da logística, e para assim proporcionar uma compreensão ampliada da GV, mesmo sabendo que nem sempre essas atividades estejam subordinadas a ela. Na realidade, a promoção de vendas, a propaganda e a distribuição costumam pertencer à área de marketing.

CHIAVENATO, 2014, pg. Smartphones, redes sociais, tablets, enfim, há uma série de novos mecanismos que tornam a dinâmicas de comércio digital cada vez maior. O que Spiro (2000) identificou acontecendo no final dos anos 1990, hoje acontece dez vezes mais rápido, o que demanda adaptações e novos métodos. Ainda de acordo com Spiro (2000), há tempos que já era identificada a uma mudança brusca nos processos de comercialização de produtos e serviços. Hoje, o método para realizar a venda a cada dia se revoluciona como consequência dos avanços tecnológicos de transporte e comunicação. Todos os meios de comunicação estão sendo continuamente mobilizados para disseminar informações, além de divulgar produtos e serviços. Diante disso, as atividades comerciais podem ser infinitamente beneficiadas nesse processo, tendo em vista o quanto as relações de compra e venda pode estar mediada pela subjetividade humana.

Entre os objetivos e sonhos que rondam o imaginário das empresas contemporâneas está à oportunidade de fazer uma venda magnética. Dessa forma, podemos colher indicações dos possíveis clientes e tornar a empresa lucrativa. Entretanto, infelizmente não é a realidade do que é observado atualmente no mercado. Entre as muitas ferramentas que hoje dispomos está o RAPPORT. Tais categorias podem contribuir no conhecimento do interlocutor e, dessa forma, compreender seus interesses de consumo. Quando você identifica e comunica com o canal predileto do cliente, isso facilita o entendimento e a criação de Rapport por parte do cliente. Keli Dalbosco e Josely Trevisol, analisando a implantação de programas de capacitação para uso da PNL entre vendedoras de uma empresa comercial, ressaltam a importância da PNL na construção de relações de comunicação mais assertivas e eficientes.

A Programação Neurolinguística é uma metodologia usada para melhorar a comunicação (interna ou externa) com os outros e com o meio ambiente. A melhora da comunicação interna com o uso da PNL permite identificar qual a melhor forma de desenvolvermos os potenciais mais carentes de atenção de cada indivíduo e torná-los mais ativos, permitindo que as mensagens enviadas reflitam mais fielmente as reais intenções das pessoas e que estas sejam mais bem compreendidas pelos outros (DALBOSCO; TREVISOL, 2019, p. O objetivo era, considerando os novos desafios da sociedade contemporânea, discutir como o marketing e a gestão de vendas respondem às demandas tecnológicas e de comunicação do universo globalizado. Foram analisadas e discutidas algumas formas e possíveis ferramentas que respondem a algumas questões essenciais como comunicação com o público, a diversidade de clientes/consumidores, entre outros.

Dessa forma, o trabalho contribuiu com os debates em torno do universo empresarial/comercial, o marketing e as demandas da sociedade contemporâea em torno da diversidade. Primeiro, como forma introdutória, foram apresentados os principais conceitos mobilizados ao longo de todo o artigo: marketing e gestão de vendas. Em seguida, foram tecidas relações entre o marketing e as práticas culturais e de consumo. Ed. – Barueri – São Paulo, 2014. DALBOSCO, Keli Beatriz; TREVISOL, Josely Cristiane. A aplicação da programação neurolinguística (PNL) em vendas: estudo de caso em uma empresa do ramo atacado e varejo – Gaspar/SC. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador, SC, Brasil, pp. A programação neurolinguística como ferramenta de abordagem de vendas por telefone em instituições financeiras. Monografia de Pós-Graduação.

Universidade Nove de Julho. São Paulo, 2016. PERSONA, Mario. SPIRO, Rosann. Administração de Vendas. São Paulo: LTC, Livros técnicos e científicos editora S. A, 2000.

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