DIFICULDADES NA PSICOLOGIA INFANTIL

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). email RESUMO A Psicologia Infantil é essencial para o funcionamento psíquico das crianças que estão nos primeiros anos de vida desenvolvendo o crescimento, evolução, funções motoras, aspectos emocionais e cognitivos. O objetivo central deste trabalho é analisar e desenvolver sobre o tema da Psicologia Infantil na sociedade atual, bem como seu impacto na vida das crianças e dos pais, e os desafios que os profissionais de psicologia enfrentam. Propõe-se, assim, apresentar análises e reflexões do tema na sociedade contemporânea e entender como a Psicologia Infantil é importante também no tratamento e desenvolvimento de crianças com autismo. Sob essa ótica, é possível apresentar um artigo embasado sobre o tema promovendo inovação e criatividade em metodologias adotadas no consultório com os pais e filhos que necessitam de terapia.

Trabalhando na Psicologia Infantil 6 1. Resultados e Discussão 8 2. Metodologia 9 Conclusão 11 Referências bibliográficas 12 Introdução As pessoas não estão acostumadas em cuidar da saúde mental, por isso esquece que a Psicologia Infantil é importante pra seus filhos, ela trata o crescimento e evolução das crianças, bem como funções motoras, aspectos emocionais e cognitivo. Tudo isso envolve o funcionamento psíquico das crianças e os pais e tutores não associam isso à Psicologia Infantil levando isso à Pedagogia o que é uma visão muito equivocada. Os pequenos passam por vários estágios de desenvolvimento humano e isso influencia diretamente nas suas ações e percepções do mundo ao seu redor, se houver nesses estágios algum tipo de desvio no processo natural de amadurecimento e evolução, pode desencadear entraves psicológicos que vão bloquear a criança de alguma forma, por isso é importante que a criança tenha acompanhamento psicológico ando longo do seu desenvolvimento, dificuldades e conflitos mentais afetam a capacidade adaptativa das crianças como ocorrem também nos adultos e como consequência disso poder haver prejuízos no comportamento, na convivência no ciclo familiar e social e no desenvolvimento escolar, por isso os pais devem estar sempre atentos na personalidade dos seus filhos e no desenvolvimento escolar nos primeiros anos de vida.

Os sintomas do autismo começam a aparecer logo nos primeiros anos de vida, antes dos três anos de idade já é possível diagnosticar uma criança com autismo ou não. “A síndrome do autismo se caracteriza por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e também na imaginação. ” (MELLO, 2007, p. Na sociedade atual o autismo é conhecido como “síndrome do espectro autista”, ele se caracteriza como síndrome quando o quadro clinico do paciente é repleto de variações, por exemplo, alguns pacientes tem um elevado grau de intelectualidade e sociabilidade enquanto outros tem uma deficiência enorme no retardo mental e na insociabilidade. Há casos de crianças que não querem brincar nem entrar na sala de aula porque tem crianças demais ali, outros as crianças são resistente às mudanças de rotina, e tudo precisa ser tratado de uma maneira bem metódica para não provocar irritabilidade.

Atualmente pais e educadores estão cada vez mais cientes dos desvios no processo saudável da evolução infantil, com isso a demanda por psicólogos infantis aumentam e a oferta por trabalho se torna mais aberta. • Consultório médico particular; • Clínicas especializadas; • Parceria com equipes multidisciplinar; • Atendimento em escolas; • Atendimentos em hospitais; • Atendimento em centro de apoio social. Tivemos um grande número de mortos em nosso país e no mundo. Esse sinistro nos fez pensar como devemos agir em situações de risco e amenizar o contágio. A busca de superar limites analíticos nos fez questionar como o Brasil pode construir uma realidade eficaz ao combate da pandemia. Infelizmente o autismo não tem cura, seu tratamento consiste em envolver uma equipe multidisciplinar engajada com o objetivo de melhorar a qualidade de vida através do controle dos sintomas comportamentais e condicionamento do indivíduo à vida social, claro que sempre respeitando suas limitação e jamais forçando o indivíduo para atividades que ele não está preparado e motivado para realizar, por isso o tratamento ABA é o mais indicado, nos EUA existe uma Lei que regulamenta a ABA como a forma mais eficaz para o tratamento desta síndrome.

Na atualidade é usado o tratamento farmacológico para os sintomas e a intervenção psicológica baseada na Análise do Comportamento (ABA), os resultados dessa terapia estão sendo eficiente e eficaz. A fase infantil é uma parte da vida que requer o máximo de atenção porque é nesta fase que a personalidade vai se desenvolvendo ao longo dos anos até a fase adulta. As crianças são delicadas e nem sempre sabem expressar o desconforto emocional que estão sentindo em um determinado momento, crianças não sabem administrar os medos, brigas e irritabilidade, por exemplo, nem sempre os filhos se comportam da maneira que os pais querer, por mais amorosos, obedientes e educados que eles possam ser, sempre vai ter um momento no qual as crianças passarão por dificuldades, é neste momento que se deve procurar um profissional para acompanhar junto aos pais o comportamento das crianças e o porquê desta mudança repentina.

Porém perceber que a criança está com problemas não é uma tarefa fácil, afinal muitas vezes pensamos que é “birra” de alguma coisa que não deu certo para ela, seja um “não” ou uma atividade de competição na qual ela não conseguir ganhar. Foi utilizado o método de pesquisa exploratória com a finalidade de analisar a Psicologia Infantil na área da educação, partindo de uma revisão e análise bibliográfica composta pelos principais autores neste tema, com um estudo de caráter qualitativo com ênfase em estudos documentais. A finalidade é apontar métodos clínicos que possam contribuir para a saúde dos alunos infantis. Para isso a pesquisa é baseada em estudos de autores como, Any, Braga e Migue entre outros autores e páginas na internet que elaboraram trabalhos e conteúdos sobre o tema.

Partindo dos conceitos apresentados pelos autores o artigo analisa a Psicologia Infantil compreendendo a utilidade das práticas pedagógicas para o desenvolvimento do aluno dentro e fora da classe, os pais são uma peça fundamental para que os profissionais da saúde mental possa compreender melhor o comportamento das crianças nos primeiros anos de vida. Conclusão Como foco na unidade do corpo os exercícios trazem saúde emocional e bem estar aos pacientes que sofrem de algum tipo de transtorno mental, seja ele depressão, ansiedade, pânico, entre outras perdas que as crianças não conseguem superar e que precisam de um tratamento de psicoterapia para aliviar este estresse e tensão. Kenyon, S. E. Miguel, C. F.  Análise do Comportamento Aplicada: Um modelo para Educação Especial.

W. B. ALVEZ, J. P. O corpo nos grupos: experiências em análise bioenergética.

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