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BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA A APRENDIZAGEM, TCC, Pedagogia

Id tarefa
19080
Disciplina
Tipo
Criado
27 de abril 2022
Concluído
29 de abril 2022
Preço
R$ 200,00
É peciso fazer rápido até pedagogia. Tem só 2 dias Título do pedido «BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA A APRENDIZAGEM».
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user1790660
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user1790660
Páginas: 22
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O presente artigo tem como principal objetivo aprofundar conhecimentos sobre o brincar e as brincadeiras, apontando sua importância para o desenvolvimento da criança.
Através da brincadeira são desenvolvidos o raciocínio lógico, resolução de problemas e a interação social, além da exposição e processamento de variadas emoções. O objetivo é discutir a importância das brincadeiras em sala, apresentando o processo e seu reflexo na formação do indivíduo. Justifica-se a escolha do tema pela relevância que apresenta na aprendizagem, para contribuição de material de estudo e pesquisa. O resultado da pesquisa indicou que a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança. É uma ferramenta primordial no desenvolvimento integral da criança, que merece atenção dos p Mostrar todos
A criança é um sujeito social, pois faz parte de uma família que vive em
uma sociedade e o ambiente formado pelos objetos contribui para sua
socialização. Isso ocorre por meio de múltiplas interações. Por meio das
brincadeiras a criança se comunica com seus pares, apropria-se de sua cultura
e a reconstrói. Brincando a criança faz a leitura do mundo e age sobre ele,
recriando-o. O lúdico constitui-se como um momento de aprendizagem
significativa para a criança, independentemente do local em que acontece.
Brincando a criança não apenas se diverte, mas interpreta o mundo em que vive.
Recria e adquire conhecimentos por meio de atos concretos que somente o
lúdico pode proporcionar.
A escolha do tema justifica-se pela relevância que o tema apresenta no
processo de ensino-aprendizagem e a sua con Mostrar todos
2. O brincar na infância
A ludicidade é algo que deve ser sentido e não pode ser aprendido apenas
pela palavra, mas pela realização, pela fantasia, pela imaginação e o ato de
sonhar, construído com materiais simbólicos inspirados no universo real de quem
brinca. A ação lúdica é uma necessidade do ser humano em qualquerfase da
vida e é através do brincar que a criança desenvolve algumas capacidades como
a atenção, a imitação, a memória e a imaginação e habilidades motoras:
agilidade, coordenação e equilíbrio.
Quando brincamos exercitamos nossas potencialidades, provocamos
o funcionamento do pensamento, adquirimos conhecimento sem
estresse ou medo, desenvolvemos a sociabilidade, cultivamos a
sensibilidade, nos desenvolvemos intelectualmente, socialmente e
emocionalmente. (MALUF, 2013, p. 87) Mostrar todos
Referências
ANTUNES, C. Uma nova concepção sobre o papel do brincar. Páginas
abertas, ano 29, n.21. P.34-5, 2015.
ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas
inteligências. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
BEMVENUTTI, G. L.Brinquedos e cultura. 5 São Paulo: Cortez. 2013.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza.
Organização do Espaço e do Tempo na Educação Infantil. IN: CRAIDY,
Carmem; KAERCHER, Gládis E. (org). Educação Infantil: Pra que te quero?
Porto Alegre: Artmed, 2001.
BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: uma Introdução ao Estudo de
Psicologia. São Paulo: Saraiva p. 114 a 119, 2008.
CÓRIA-SÁBINI, M. A.; LUCENA, R. F. Jogos e brincadeiras na educação
infantil. Campinas, SP: Papirus, 2014.
, Maria Aparecida; LUCENA, Regina Ferreira de. Jogos e
brincadeiras na Mostrar todos
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