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O presente artigo tem como principal objetivo aprofundar conhecimentos sobre o brincar e as brincadeiras, apontando sua importância para o desenvolvimento da criança.
Através da brincadeira são desenvolvidos o raciocínio lógico, resolução de problemas e a interação social, além da exposição e processamento de variadas emoções. O objetivo é discutir a importância das brincadeiras em sala, apresentando o processo e seu reflexo na formação do indivíduo. Justifica-se a escolha do tema pela relevância que apresenta na aprendizagem, para contribuição de material de estudo e pesquisa. O resultado da pesquisa indicou que a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança. É uma ferramenta primordial no desenvolvimento integral da criança, que merece atenção dos p
Mostrar todosais e dos educadores, pois é através delas que a criança descobre a si mesmo e o outro, além de ser um elemento significativo e indispensável para que a criança possa aprender com prazer, funcionando como exercícios úteis e necessários à vida. Para isso foi feita uma pesquisa bibliográfica tendo como referência autores estudiosos do temaOcultar
A criança é um sujeito social, pois faz parte de uma família que vive em
uma sociedade e o ambiente formado pelos objetos contribui para sua
socialização. Isso ocorre por meio de múltiplas interações. Por meio das
brincadeiras a criança se comunica com seus pares, apropria-se de sua cultura
e a reconstrói. Brincando a criança faz a leitura do mundo e age sobre ele,
recriando-o. O lúdico constitui-se como um momento de aprendizagem
significativa para a criança, independentemente do local em que acontece.
Brincando a criança não apenas se diverte, mas interpreta o mundo em que vive.
Recria e adquire conhecimentos por meio de atos concretos que somente o
lúdico pode proporcionar.
A escolha do tema justifica-se pela relevância que o tema apresenta no
processo de ensino-aprendizagem e a sua con
Mostrar todostribuição para a criança, pois os
jogos e as brincadeiras podem ser muito valiosos como recursos pedagógicos
por contribuírem para o desenvolvimento infantil, auxiliando a criança no
desenvolvimento da aprendizagem de forma significativa. Também apresenta
uma contribuição de material de estudo e pesquisa às comunidades acadêmicas
e à sociedade em geral.
Diante dessas considerações, a pergunta orientadora do estudo pode
ser assim contextualizada: Como as brincadeiras podem ser eficazes para o
desenvolvimento integral da criança?
O presente trabalho tem como objetivos discutir a importância das
brincadeiras na Educação Infantil, apresentando o processo e seu reflexo na
formação do indivíduo. Tem como objetivos específicos conhecer o brincar na
infância e na escola; apresentar conceitos e estruturas do desenvolvimento do
lúdico e dos jogos; investigar como as práticas pedagógicas que se utilizam dos
jogos podem contribuir para o desenvolvimento da criança.
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica a fim de construir um referencial
teórico que apresente a importância do lúdico. Foi elaborado através de
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pesquisa em livros, textos, artigos e documentos. Embasado em autores
reconhecidos da área serão discutidos assuntos relacionados ao tema.Ocultar
2. O brincar na infância
A ludicidade é algo que deve ser sentido e não pode ser aprendido apenas
pela palavra, mas pela realização, pela fantasia, pela imaginação e o ato de
sonhar, construído com materiais simbólicos inspirados no universo real de quem
brinca. A ação lúdica é uma necessidade do ser humano em qualquerfase da
vida e é através do brincar que a criança desenvolve algumas capacidades como
a atenção, a imitação, a memória e a imaginação e habilidades motoras:
agilidade, coordenação e equilíbrio.
Quando brincamos exercitamos nossas potencialidades, provocamos
o funcionamento do pensamento, adquirimos conhecimento sem
estresse ou medo, desenvolvemos a sociabilidade, cultivamos a
sensibilidade, nos desenvolvemos intelectualmente, socialmente e
emocionalmente. (MALUF, 2013, p. 87)
Mostrar todos.
O lúdico faz parte da descoberta da infância e da associação da criança
ao brincar. Para ela o brinquedo é entendido como objeto suporte para a
brincadeira e possui indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de
regras para sua utilização. O brinquedo e o ato de brincar podem incorporar
também um imaginário preexistente, criados por desenhos animados, contos e
histórias já vistas antes pela criança.
A brincadeira já não deve mais ser utilizada para recrear as crianças,
entretanto como atividade, que faça parte do planejamento da aula. Kishimoto
(2011, p.41) relata que “utilizar o jogo na educação infantil, significa transportar
para o campo do ensino-aprendizagem condições para maximizara construção
do conhecimento, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer, da
capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora. ” Dessa forma, utilizar o jogo
como recurso pedagógico favorece o crescimento e a capacidade de
desenvolvimento contínuo da criança.
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Luckesi (2005) afirma que a atividade lúdica é aquela que propicia à
pessoa que a vive, uma sensação de liberdade, um estado de plenitude e de
entrega total para essa vivência.
Tomando por base os escritos, as falas e os debates, que tem se
desenvolvido em torno do que é lúdico, tenho tido a tendência em
definir a atividade lúdica como aquela que propicia a plenitude da
experiência. Comumente se pensa que uma atividade lúdica é uma
atividade divertida. Poderá sê-la ou não. O que mais caracteriza a
ludicidade é a experiência de plenitude que ela possibilita a quem a
vivencia em seus atos. (LUCKESI, 2005, p. 2).
Por ser natural na vida do ser humano o lúdico deve ser usado como
instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem uma vez que, os
jogos e brincadeiras proporcionam prazer para as crianças contribuindo em sua
construção emocional, cultural e social de forma espontânea e significativa.
No entanto, para que uma brincadeira possa ser considerada lúdica é
necessário que conduza a criança à vivência plena da experiência proposta. O
brincar é um meio de expressão e de aprendizagem que está presente em
nossas vidas desde os primeiros anos. As brincadeiras propiciam a integração
do sujeito com o ambiente em que está inserido. É por intermédio da brincadeira
que a criança manifesta sua compreensão do mundo, ordena, organiza,
desorganiza, destrói e reconstrói o mundo a sua maneira. Expressa suas
fantasias, desejos, medos, sentimentos e novos conhecimentos. Assim como o
lúdico, o brincar está atrelado ao desenvolvimento. Conforme assegura
WINNICOTT (1975, P. 80) “[...] é no brincar, e somente no brincar, que o
indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade
integral, e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o seu eu. ”
Brincar é indispensável para o desenvolvimento e é um direito de todas
as crianças. Mesmo tendo acesso à alimentação, moradia e cuidados básicos,
se uma criança é impedida de brincar, não vive sua infância plenamenteOcultar
Referências
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