ORIENTAÇÃO DE PRODUTO X ORIENTAÇÃO DE MARKETING

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Um consultor especializado em marketing, orientará a empresa Beta para a realização das estratégias. Justifica-se o trabalho desse consultor como importante para compreender como a estratégia de marketing tem sido o foco das organizações e uma ferramenta para atingir o desempenho geral da empresa.   E tem por objetivo geral analisar a influência do marketing no mercado e expor a importância do composto de marketing, o chamado 4 P´s (produto, preço, praça e promoção), para a empresa aqui investigada. E como objetivos específicos: compreender as necessidades e desejos de seus clientes; possibilitar a gestão de relacionamento na empresa Beta; aumentar a percepção do valor da marca; potencializar a rentabilidade da empresa a longo prazo; ampliar o banco de dados de seus clientes, e de seus futuros clientes.

DESENVOLVIMENTO - MARKETING O aumento da concorrência e a competitividade do mercado têm gerado uma crescente conscientização dos desafios de marketing e oportunidades nas empresas prestadoras de serviços, temos por problemática: Qual a importância da consultoria para a criação de um bom marketing de produtos modernos e de qualidade para a empresa Beta? De acordo com Kotler e Keller (2019): Um dos principais objetivos do marketing é, cada vez mais, desenvolver relacionamentos profundos e duradouros com todas as pessoas ou organizações que podem, direta ou indiretamente, afetar o sucesso das atividades de marketing da empresa. O mix (ou o composto) de marketing Os 4 P’s do marketing são um famoso conceito que resume os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing, todos eles começando pela letra P: produto, preço, praça e promoção.

A ideia por trás da teoria é que, ao estudar cada um desses aspectos, planejar e executar ações que considerem suas particularidades, mais próxima à empresa considerando seus objetivos de divulgação, vendas e construção de autoridade de marca (GIOIA, 2013).   O marketing é um processo pelo qual as empresas criam, comunicam e entregam o valor de seus produtos aos clientes-alvo.   O mix de marketing tem a ver com desenvolver um produto, comunicar sobre ele e vendê-lo no lugar, preço e tempo certos.   Ele é composto basicamente pelos “4P’s de Marketing”: Produto, Praça, Preço e Promoção. CONCLUSÃO A principal tarefa de um consultor de marketing é aumentar a participação no mercado por meio da atração e retenção de novos clientes.  A maneira mais eficaz de fazer isso é por meio da observação, análise e gerenciamento do comportamento dos consumidores.

 As abordagens contemporâneas de marketing lidam perfeitamente com essa tarefa. Propor os 4 P’s para desenvolver uma estratégia de marketing não é nada fácil, o ponto negativo é que para garantir que haja sinergia nisso tudo o desafio é envolver toda a equipe, pois o conjunto de esforços necessita estar articulado entre toda a equipe e voltado ao cumprimento dos objetivos. O ponto positivo do consultor de marketing da empresa Beta propor o uso dos 4 P’s a fim de inovar seus produtos, justificou-se de forma satisfatória uma vez que o marketing oferece muitas oportunidades de obter lucros no processo de compra e venda de mercadorias. ª edição. São Paulo: Saraiva. KOTLER, P. KELLER, K. L. Curitiba: Saberes, 2013.

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