Portfólio Doença obstrutiva crônica e a atuação biomédica - Biomedicina - Unopar e Anhanguera

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

DESAFIO 3 4 2. DESAFIO 4 5 3 CONCLUSÃO 6 1 INTRODUÇÃO Essa produção textual que apresenta na situação-problema um paciente do sexo masculino com 57 anos de idades portador de hipertensão e também fumante desde os seus 18 anos de idade. O indivíduo reclama de algumas dores e sintomas bem específicos sendo encaminhado para UBS de seu bairro. Seguindo essa linha de raciocínio, essa produção textual divide-se em cinco etapas que buscam dissertar a respeito da situação problema apresentada pelo paciente e também as questões do tabagismo na sociedade atual. Logo, tem-se que, no Desafio um é apresentado um questionamento a respeito dos efeitos do fumo dentro do tecido pulmonar e como eles acabam propiciando o desenvolvimento do enfisema na DPOC. DESAFIO 2 Com relação ao colesterol no corpo humano, pode-se ressaltar que a sua função é ser um precursor de todos os outros hormônios esteroides, ácidos biliares e também da vitamina D, fazendo parte também da construção das membranas celulares.

Além disso, tal gordura é muito importante para o funcionamento saudável do corpo humano, estando presente no coração, fígado, músculos, pele e também intestino, sendo também usado na produção de testosterona e cortisol. DESAFIO 3 Seguindo a situação-problema, pode-se ressaltar que o indivíduo pode sim apresentar alguma problemática dentro do trato respiratório devido ao período o qual ele dedicou ao tabagismo. Assim, os fumantes podem ser acometidos por diversos problemas voltados para o sistema respiratório com mais frequência, apresentando infecções como sinusites, pneumonias, tuberculoso entre outras, evidenciando assim que o consumo de tabaco é justamente a principal causa do câncer do pulmão e também a DPOC. Além disso, a principal relação entre a DPOC e tais infecções respiratórias é justamente a linearidade na qual todas ocorrem, sendo que a DPOC é uma consequência evolutiva de todas as doenças obtidas pelo paciente anteriormente como a bronquite tabácica, que é caracterizada por uma obstrução do fluxo dos pulmões.

Sendo assim, o texto visa fala justamente a respeito do tabagismo e também do DPOC buscando proporcionar um diálogo breve e rápido sobre como os conceitos farmacêuticos já estudados entram na situação problema apresentada e quais as soluções que podem ser pensadas para o quadro clínico que é analisado. Logo, é nítido que existe uma preocupação a respeito da conscientização sobre os males que o tabagismo traz em longo prazo para a saúde do sistema respiratório do ser humano e como é importante que se tenha um conhecimento prévio a respeito dessa pauta para que se possa ter uma ajuda cada vez mais especializada. Por fim, pode-se concluir que essa produção textual foi concluída com êxito e agregou muito valor em todo o conhecimento que foi adquirido através de todas as ideias aqui propostas, evidenciando a grande importância e relevância que todas as temáticas aqui apresentadas trazem para a saúde humana e também para as pesquisas e estudas que estão sendo produzidas a respeito do tabagismo, DPOC e os seus efeitos no indivíduo.

REFERÊNCIAS BRASILEIRO FILHO, Geraldo. Bogliolo: patologia. br/j/rpc/a/qfTsDPcjGpb5WLpQ3PpJbWw/?format=pdf&lang=pt> Acesso em: 23 Fev. LARINI, L. Fármacos e medicamentos. ed. Porto alegre: Artmed, 2008. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. RODWELL, V. W. et al. FUNKE, B. R. CASE, C. L. Microbiologia.

50 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download