Portfólio Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto educativo

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Neste sentido, a situação geradora de aprendizagem traz a escola Machado de Assis, onde durante um diálogo entre a diretora e alguns docentes, a professora Gabriela traz à tona a necessidade de se dialogar e enxergar os alunos da educação especial. Logo, é instruído que os professores se preparem para um encontro onde deverão expor um texto com a seguinte temática “A importância das ferramentas digitais na construção de uma educação para todos”. Desta forma, a produção textual abaixo busca trazer um debate e alguns pontos relevantes a respeito desta temática desmembrando-se em três questionamentos diferentes com o intuito de estabelecer a importância da educação inclusiva e as formas as quais a mesma pode ser promovida. Assim, é informada a grande relevância que as competências gerais estabelecidas na BNCC – Base Nacional Comum Curricular têm dentro da formação do discente.

Ademais, o texto também se preocupa em apresentar as contribuições que a tecnologia pode trazer para a promoção da educação inclusiva dentro da instituição de ensino a partir do momento que tais ferramentas são bem utilizadas. Assim, no que tange a abordagem dada por tais competências, tem-se que: As políticas públicas de escolarização nos permitem, pois, observar o modo como o Estado trabalha as relações entre a unidade e a diversidade, o universal e o local, determinando um conjunto de práticas em diferentes instituições, mas antes e, sobretudo, na Escola (SILVA, 2017, p. Desta forma, tendo a BNCC como uma política pública voltada para a educação, pode-se afirmar que sua importância no processo de formação dos discentes tendo um foco maior em suas competências gerais, baseia-se justamente em auxiliar no processo de criação e prática de metodologias e estratégias que venham expandir o respeito à diversidade e inclusão escolar, ao mesmo tempo em que propõe um ensino de maior qualidade.

Seguindo essa linha de raciocínio, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC traz um rico material que tem o intuito de guiar a docência e proporcionar meios e metodologias as quais o professor pode fazer uso dentro de sala de aula. Neste sentido, voltando-se para as contribuições que a tecnologia pode trazer para a Educação, é fundamental se entender que tal ferramenta se dispõe como um instrumento importante que terá um grande impacto no processo de evolução das matrizes escolares e as formas de se lecionar e aprender futuramente. Tendo como base o que cita Kenski (2012 p. Desta forma, tendo em mente que tal modalidade tem um caráter multidisciplinar, pode-se salientar que são muitas as contribuições que a TA pode trazer para a educação voltada para a construção de práticas pedagógicas inclusivas quando a mesma é plicada dentro de sala de aula da forma correta.

Seguindo essa linha de raciocínio, Galvão Filho e Damasceno (2008) acabam classificando os recursos voltados para a acessibilidade computacional em três agrupamentos, sendo eles: adaptações físicas ou órteses, adaptações de hardware e softwares especiais de acessibilidade. É necessário se compreender que todos devem ser adaptados de acordo com o público-alvo escolar de acordo com suas necessidades seguindo assim alguns fatores importantes, como uma avaliação preliminar. Ademais, vale frisar que tais modalidades podem trazer resultados positivos e promissores quando utilizados da forma correta e com uma preparação por parte da gestão e também da docência com o intuito de se obter uma capacitação maior que traga as habilidades necessárias para se manusear tais ferramentas. Assim, embora a TA seja uma ferramenta eficaz e que tenha potencialidades interessantes quando aplicadas dentro de sala de aula, é necessário que se tenha responsabilidade com relação às formas as quais tal metodologia será utilizada dentro de sala de aula.

UEL, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. dez. GALVÃO FILHO, T. A. DAMASCENO, L. L. NOGUEIRA; Luciana; DIAS, Juciele. Base Nacional Comum Curricular Nacional (BNCC) Sentidos em disputa na lógica das competências. Revista Investigações. v. n. G. Tecnologia Assistiva: uma revisão do tema. Holos,Natal, v. n. p.

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